KARTODROMO DE BALTAR

“Taça de Baltar 2010”


No último sábado entraram para a galeria dos vencedores do Kartódromo de Baltar mais alguns nomes com a disputa da Taça de Baltar 2010. Duarte Santos, Anxo Garcia, Ricardo Borges, João Ferreira e João Correia, respectivamente nas categorias Fórmula Baby, Iniciados, Evolução, X30 Júnior e X30 foram os vencedores. Houve também uma vencedora feminina de nome Samanta Araújo (...a matar saudades), na já conhecida “Corrida das Mães” que se realiza entre os treinos livres e o programa oficial da prova. Como é normal nesta festa do Baltar Kart Cup e antes das corridas, os pilotos participaram no tradicional desfile, seguindo uma grande equipa de bombos, as pit babes presentes, a colorir o ambiente, seguindo-se uma sessão de fotografias para a posteridade. Uma festa humilde mas feita de boa vontade, em mais um esforço da organização para dinamizar o karting. No final para além de todos os participantes receberem um prémio de participação, para além do destaque natural dos vencedores, esta cerimónia foi acompanhada por fogo de artifício, a eterna música da consagração “We Are The Champions”, havendo até a oportunidade de todos cantarem os parabéns aos gémeos Simão e Francisco. Parabéns aos vencedores e vencidos pelos momentos vividos durante todo o programa.

Fórmula Baby

O povo diz que de pequenino se torce o pepino e esta categoria é garantidamente mais uma prova desse dito popular. Em estreia no Baltar Kart Cup, miúdos de 5 e 6 anos em pista com um kart de 35 c.c. de cilindrada a quatro tempos para um peso do conjunto nos 75 Kg, é realmente bonito de ver. O piloto da Escola Nacional de Karting – Alfredo César Torres, Duarte Santos foi um justo vencedor fazendo-se valer do conhecimento da sua pista de treinos, numa disputa bastante renhida com Rodrigo Vasconcelos o autor do melhor tempo dos treinos, Ruben Silva outro aluno da ENK e o mais pequenino de todos André Quaresma. A diferença entre o primeiro e o último cifra-se em cerca de três segundos mas o mais espantoso é a pureza da disputa, sem nenhuma maldade, truques, toques, ou malandrices... será uma pena se num futuro próximo, estes vierem a ser estragados pelas mesmas e novas pessoas, incutindo-lhes a velha máxima de... ganhar a qualquer preço. Deixem-nos viver felizes e vamos continuar a contrariar essa missão impossível de os manter assim.

Fórmula Iniciados

Esta foi a corrida de Anxo Garcia, já que desde os treinos cronometrados andou sempre mais rápido que os seus adversários, vencendo as duas corridas e claro a Taça de Baltar 2010. A discussão pelos lugares secundários ficou entre João Maria Jorge, Gonçalo Coutinho e Simão Ventura que ao longo da noite proporcionaram belos momentos na disputa das melhores posições. Yago Rodriguez surge a liderar o restante pelotão na frente de Pedro Rodrigues, Diego Roir em estreia no troféu, Hugo Gilde e Francisco Lobo.

Fórmula Evolução

Assistimos a duas corridas fantásticas com uma ocupação constante de todos os milímetros da pista com ultrapassagens ao mais alto nível que no final premiou Ricardo Borges com todo o mérito mas seria injusto não referir que como ele o segundo António Rodrigues e o terceiro Diogo Pinto também mereciam vencer e esta afirmação, prova-se pelas diferenças finais, a situarem-se em 0,079'' e 0,148'', respectivamente. Parabéns a todos os intervenientes. Ruben Rua aparece no quarto lugar e não fora a desistência na semifinal, acreditamos que tivesse entrado nesta discussão, pois os seus tempos andaram sempre equiparados aos primeiros, sendo seguido por Pedro Fernandes, Ricardo Varela, Marco Faria, Diogo Paiva Brandão, Yohan Sousa e Diogo Ribeiro.

Fórmula X30 Júnior

João Ferreira não teve no seu dia, pois achamos que estamos é no ano dele, já que voltou a impor a sua lei, vencendo de novo com toda a autoridade, mantendo sempre um ritmo alto constante, o que não acontece com os seus adversários e aí, aparece a diferença. Na final Ricardo Costa foi o segundo, seguido de Rafael Lobato que faz a melhor volta da corrida, Luciano Carvalho, Gonçalo Rodrigues, Tiago Mota, Ricardo Vila Nova, o estreante espanhol Pablo Gil, o regressado Gonçalo Leite (em estreia na categoria) e Duarte Mano que depois de um bom início, na final não dispôs de um bom acerto no seu karting.
Fórmula X30

Mais duas corridas com grande emoção para satisfação dos presentes mas com alguma contestação à mistura, o que pode ser sinónimo da qualidade nas disputas em pista. Venceu João Correia como podia ter ganho o Paulo Mendes, o Diogo Gonçalves ou o Diogo Sousa mas a verdade é que o vencedor teve que colocar em pista toda a sua competência e experiência para suster os seus aguerridos adversários numa luta magnífica. Miguel Martin foi quarto beneficiando do desentendimento entre Gonçalves e Sousa, à frente de Luís Duarte e Paulo Moreira.

 
 
RICARDO PEREIRA

Sem comentários:

Enviar um comentário