Relato Elisabete Jacinto no Africa Eco Race

Estratégias do rali.

Entrámos num sector de dunas muito altas. A areia era muito mole e a progressão muito difícil. O fantasma de ficarmos presos na areia e termos de cavar horas a fio ou de virar o camião e ficar dias inteiros no meio do deserto persegue-nos e causa muito stress. Por isso seguimos muito devagar. Com muito cuidado! O Tatra segue à frente e acaba de parar na rampa de areia. Manobra. O Kamaz que está á minha frente pára e espera que o Tatra avance. Eu e o Kamaz que segue atrás de mim fazemos exactamente o mesmo. A unica hipótese é seguir sobre os traços. O Tatra que se desenrasque. Nas dunas não temos pressa. O Tatra avança e, na duna seguinte, fica mesmo preso. Tem de cavar. Ele está a impedir a passagem no único sitio de passagem possível. Sentimo-nos presos… e aflitos! O Marco sai do camião e corre pelas dunas, dinâmico, à procura de uma passagem. As outras equipas fazem o mesmo.

O Marco desaparece por detrás das dunas e volta ofegante alguns minutos depois. Quando passou perto do Shibalov fez uma pausa e disse-lhe apressado, apontando duas cristas de dunas: ” A Elisabete vai passar por aqui e ali!” e continuou a correr na nossa direcção. Quando chegou ao pé de mim disse-me: “Eh…pá! Isto está muito difícil!” Pedi-lhe então para ver outra alternativa do meu lado esquerdo. Vi-o subir a duna e a areia parecia dura e, de repente, os pés afundam-me até quase a meio da canela. Dou conta que o Kamaz que esta à minha frente avança e, quando olho de novo para o Marco, vejo-o a descer a duna de cabeça para baixo, braços abertos e peito a deslizar pelo chão. “Foi a queda do escorpião! Até os pés bateram na cabeça!” comentou divertido. Tivemos que nos rir um bocado. O Kamaz que estava atrás de mim decidiu contornar o nosso camião e seguiu os traços do outro.

Felizmente o Shibalov decidiu aceitar a sugestão do Marco e abriu-nos caminho para que pudéssemos avançar também! Não tínhamos alternativas… alguém tinha de ser o primeiro a passar.



Relato Elisabete Jacinto no Africa Eco Race

Sem comentários:

Enviar um comentário