Piloto do Team Transfradelos não foi feliz em Guimarães

 


Tiago Reis não desanima: “É importante termos carros destes, que chamam o público às provas”


Durou pouco a estreia do campeão nacional de Montanha com o espectacular Ford Fiesta RS Cosworth. Um problema na caixa de velocidades obrigou Tiago Reis a desistir ainda na segunda subida de treinos, mas o piloto de Famalicão não baixa os braços e pôde sentir o carinho do público na Rampa da Penha


Tiago Reis e o Ford Fiesta RS Cosworth eram uma das atracções da prova inaugural do Campeonato de Portugal de Montanha, em Guimarães. Na primeira subida de treinos, o atual campeão nacional absoluto comprovou o potencial do carro adquirido na Eslováquia mas na subida seguinte a caixa de velocidades cedeu de forma inesperada: “Numa passagem de segunda para terceira velocidade a caixa ficou encravada e não foi possível continuar em prova. Na altura foi uma grande desilusão porque trabalhámos imenso durante os últimos meses, mas as corridas são mesmo assim. Amanhã vamos abrir a caixa e perceber o que se passou e só espero conseguir ter o carro pronto para a Rampa da Falperra”, referiu Tiago Reis.


Apesar do azar, o piloto do Team Transfradelos sentiu que a sua opção para 2014 foi validada pelo público das Rampas: “No ano passado ganhei corridas e fui campeão com o Norma e nunca tivemos tanta gente à nossa volta como com o Fiesta. Acho que é importante termos carros destes em Portugal, que chamam o público às provas. Veja- se os caso do Audi de DTM que correu na Falperra ou o BMW do (Georg) Plaza. São carros diferentes, que trazem emoção. Foi isso que procurei com o Fiesta e acho que a aposta foi ganha”.


Apesar da discutível decisão da FPAK em incluir o Fiesta RS Cosworth (uma viatura do grupo FIA E1 sem ficha de homologação) na Categoria 3 em vez da Categoria 1 – algo que impede Tiago Reis de pontuar à geral e, portanto, de defender o seu título -, o piloto de Famalicão faz parte de um grupo de concorrentes que vai demonstrar o seu desagrado formalmente à entidade federativa, fazendo depender da eventual resposta a continuidade ou não no campeonato após a próxima prova.


 


Photo: Zoom Motorsport



Piloto do Team Transfradelos não foi feliz em Guimarães

Bruno Magalhães nos Açores de 207 S2000

O Rallye dos Açores, prova pontuável para o ERC e Nacional de Ralis está quase ai à porta e o piloto português recebeu uma noticia desagradavel para as suas aspirações e para aquilo que inicialmente tinha previsto.


O plano inicial do piloto luso seria disputar o Rallye Acrópole com o Pegeuot 207 S2000 e que na prova açoriana iria estrear o novo Peugeot 208 T16 mas que não irá acontecer devido a diversos atrasos e adiamentos na homologação e desenvolvimento no carro da marca francesa o que é assim um duro golpe para o piloto português que é sempre um piloto a ter em conta na prova insular.


Nesta altura, apenas a Peugeot Rally Academy, com Craig Breen e Kevin Abbring, e duas equipas privadas, de importadores nacionais, receberam a nova máquina francesa da categoria R5. A italiana Delta Rally, onde alinha Bruno Magalhães, continua em lista de espera.



No entanto esta até poderá ser uma boa noticia para o Bruno visto que o 207 continua a ser uma carro muito fiavel e resistente mecanicamente.



Bruno Magalhães nos Açores de 207 S2000

Edgar Reis no pódio da categoria na Rampa da Penha

Piloto do Renault Clio RS 2000 com boa prestação em Guimarães


 


O segundo lugar na Categoria 3, só atrás de um potente Mitsubishi Lancer, foi um resultado positivo para Edgar Reis na prova inaugural do Nacional de Montanha.


 


Piloto do Team Transfradelos prosseguiu a sua aprendizagem nas Rampas


Edgar Reis regressou a uma prova onde no ano passado não tinha sido muito feliz, a Rampa da Penha, em Guimarães. Em 2013, o piloto do Renault Clio RS 2000 tinha sofrido de problemas de caixa mas desta feita fez uma prova isenta de problemas mecânicos, conseguindo evoluir os seus tempos ao longo dos treinos e das três subidas de prova. Edgar Reis registou a sua melhor marca na terceira subida oficial – 1m41,903s -, demonstrando uma evolução notável pois tinha começado por rodar em 1m42,721s, terminando a quatro segundos de um carro bastante mais potente e com tracção total. “Foi uma boa prova para mim. Fui melhorando os tempos sem cometer erros e sem problemas no carro, o que é sempre importante para ganhar confiança numa rampa relativamente curta como esta. Fiquei a menos de dois segundos do melhor tempo do Mitsubishi e terminei no lugar que é normal para o meu Clio. Em condições normais, o meu irmão (Tiago Reis, no Ford Fiesta RS Cosworth) e o Mitsubishi são os mais rápidos desta categoria e depois vem o meu carro. Ou seja, fiz o melhor que era realisticamente possível”, resumiu Edgar Reis.


Depois de um bom início de temporada, Edgar Reis vai já começar a preparar a segunda prova do Campeonato Nacional de Montanha, a emblemática Rampa Internacional da Falperra, a 10 e 11 de Maio..


 


Photo: Zoom Motorsport



Edgar Reis no pódio da categoria na Rampa da Penha

Hugo Santos conquista pódio para a KTM em Ponte de Sor

 


 


Batquipa MXO KTM foi protagonista na passagem do “Nacional” de Motocross pelas planícies alentejanas


 


Hugo Santos, Diogo Gil e Sandro Lobo estiveram em bom plano na passagem do Campeonato Nacional de Motocross pela regressada pista de Ponte de Sor, por ocasião da terceira jornada da temporada de 2014.


 


Os pilotos da equipa lisboeta conseguiram tirar partido de um fim-de-semana isento de contratempos para somar três pódios ao palmarés desportivo da formação representante da KTM em Portugal.


 


Campeão em título, Hugo Santos conseguiu finalmente uma jornada completa ao terminar ambas as mangas alentejanas no terceiro lugar, tanto na categoria MX1 como em Elite, sempre na luta pela ascensão ao segundo posto que lhe escaparia na primeira corrida por menos de um segundo.


 


“Foi bom poder estar de volta a uma prova isenta de contratempos. Este ano ainda não tinha feito uma única corrida completa, o que me tem impedido de estar num melhor ritmo. As coisas estão a melhorar e quero chegar à próxima corrida ainda mais entusiasmado pelos resultados”, referiu Hugo Santos.


 


Diogo Gil conseguiu em Ponte de Sor o quinto posto final por entre os pilotos juniores, décimo quinto da classe MX2, ao passo que o “pequeno” Sandro Lobo foi vencedor incontestável na categoria de Infantis, escalão B.


 


O “Nacional” de Motocross regressa ao ativo a 8 de Junho na Moçarria.



Hugo Santos conquista pódio para a KTM em Ponte de Sor

Tudo a postos para o Rali de Ponte de Lima

 


O Rali de Ponte de Lima via para a Estrada no próximo fim de semana 3 e 4 de Maio com 32 inscritos à partida.


Um dos pontos altos do Rali será a PEC 1 Ponte de Lima, 12,81 Km que se realiza no Sábado à noite. Desta forma o CAMI Motorsport tenta reviver as emoções dos Ralis noturnos do passado.


Os principais nomes do Campeonato de Ralis Norte (Fernando Peres, Vitor Pascoal, Luis Mota, etc) estão inscritos e vão proporcionar ao muito publico que se aguarda um excelente regresso de Ponte de Lima ao marco dos Ralis nacionais. “Temos de agradecer acima de tudo ao Município de Ponte de Lima pela aposta que fez no Rali, tentamos juntamente com a Renato Pita Motorsport acrescentar valor ao Rali com os meios que dispomos. Para isso criamos a PEC noturna e tentamos fazer a prova extra para atrair mais pilotos, infelizmente a prova extra não foi aceite pela FPAK. No entanto entendemos o ponto de vista da Federação e de facto não tem grande lógica fazer uma prova extra num rali que, conta para um campeonato onde a própria FPAK criou o Grupo “X” para que praticamente todos os carros possam correr no CRN.” Comenta Nuno Loureiro presidente do CAMI


Pedro Leal está de regresso e fará de 0 ao volante do Mitsubishi Evo VI, juntamente com Renato Pita ao volante do Peugeot 208 R2 que disputa o ERC.


O site do clube www.cami.pt dispõe de todas as informações necessárias para equipas e público.


 


 


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Tudo a postos para o Rali de Ponte de Lima

Afonso Gomes mais perto da luta pelo pódio em Ponte de Sor

 


Jovem piloto de Coimbra mostrou a sua evolução ao andar nos lugares da frente da prova alentejana


Afonso Gomes disputou este fim-de-semana a segunda jornada do Campeonato Nacional de Motocross, temporada de 2014, mostrando estar mais perto da luta pelo pódio na deslocação a Ponte de Sor.


Aos comandos de uma KTM de 65cc, o jovem piloto de Coimbra conseguiu na jornada alentejana mais uma prova de evolução no Motocross nacional que apenas foi contrastada por algumas quedas.


Na primeira manga, o “pupilo” da Motogomes Racing Team rodou na primeira metade da corrida no terceiro posto, mas duas quedas relegaram-no para a sexta posição final. Já na segunda e última corrida do dia, Afonso Gomes repetiu novamente a sexta posição, o que lhe valeu o quinto posto da geral classificativa, a apenas dez pontos da subida ao pódio final.


“Foi uma boa prova, sei que estou mais rápido e a gostar cada vez mais de andar na minha nova mota. Tenho muito para aprender ainda, mas já começo a fazer bons resultados e isso deixa-me muito contente. Vou continuar a treinar para melhorar ainda mais os resultados nas minhas próximas corridas”, palavras de Afonso Gomes.


O “pequeno” luso-angolano ocupa agora a quarta posição do Campeonato Nacional de Motocross no principal escalão da categoria Infantis.


O “Nacional” de Motocross regressa com nova jornada a 8 de Junho na Moçarria, às portas de Santarém, mas pelo meio Afonso Gomes terá novos testes de âmbito regional, o primeiro dos quais já no próximo dia 4 de Maio novamente no Alentejo por ocasião do “Regional” Centro-Sul de Motocross.



Afonso Gomes mais perto da luta pelo pódio em Ponte de Sor

Rampa Luso-Bussaco III

Photos de Tó Dinis


Rampa Luso-Bussaco 2014


Clube Luso Clássicos


©2014 Nuno Dinis Photos


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Rampa Luso-Bussaco III

Rampa Luso-Classicos II

Photos de Tó Dinis

Rampa Luso-Bussaco 2014


Clube Luso Clássicos


©2014 Nuno Dinis Photos


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Rampa Luso-Bussaco II

Photos Rampa Luso-Bussaco I

Photos de Tó Dinis


Rampa Luso-Bussaco 2014


Clube Luso Clássicos


©2014 Nuno Dinis Photos


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Rampa Luso-Bussaco I

Pilotos do Troféu Kawasaki competiram em jornada alentejana

 


Lars Risholm, Gonçalo Prudêncio, Duarte Jerónimo e Alex Almeida venceram a “Festa Verde” em Ponte de Sor


 


O primeiro ano do Troféu Kawasaki MX/SX Santander continua a afirmar-se com sucesso na reunião dos mais entusiastas pilotos da marca japonesa na competição de Motocross nacional. Em Ponte de Sor, por ocasião da terceira jornada, muitas foram as lutas travadas pelos “mestres” da Kawasaki num dia de temperaturas elevadas.


O norueguês Lars Risholm repetiu o triunfo na categoria maior do “Nacional” de Motocross, a MX1, sendo uma vez mais o melhor classificado por entre os pilotos dos potentes modelos KX450F inscritos no I Troféu Kawasaki. João Moreira, líder da classificação geral, foi segundo em Ponte de Sor, diante de Daniel Nogueira. Já em MX2, Gonçalo Prudêncio pôs fim às vitórias consecutivas de Daniel Pinto, ocupante do segundo lugar final e líder “isolado” da classificação. Hélio Pinto fechou o pódio final, também ele aos comandos de uma Kawasaki KX250F. Quanto às jovens promessas, empolgante foi a batalha travada por Alex Almeida, Salvador Alves e Tiago Margarido na categoria Infantis, com a vitória a sorrir ao “pequeno” Almeida, separado agora por um ponto de Margarido, líder do Troféu na respetiva categoria. Duarte Jerónimo continua a comandar nos Iniciados, depois de nova vitória com a sua Kawasaki KX85.


O I Troféu Kawasaki MX/SX Santander pausa para voltar à ação no próximo mês de Junho, no dia 8, na pista ribatejana de Moçarria. Convidados continuam todos os aficionados das Kawasaki para mais uma “Festa Verde”.


Mais informações sobre o troféu em:
www.kawasaki.pt
www.facebook.com/Kawasaki.pt



Pilotos do Troféu Kawasaki competiram em jornada alentejana

SicóEco Race Events Club entrega verba aos B. V. Penela

Sendo já um gesto habitual por parte da  SicóEco Race Events Club entregar aos Bombeiros Voluntários de Penela, o valor lucro da Parte Desportiva da realização do rali realizado naquele concelho beirão.  Foram entregues aos Bombeiros Voluntários de Penela a verba de 3000€ e que  servirá para a aquisição de material do corpo activo desta instituição. Os Bombeiros Voluntários de Penela conseguiram ainda angariar cerca de 10000€ resultado do lucro total de publicidade e apoio das entidades oficiais que ajudaram na realização do 21º Rallye de Penela realizado no passado mês de Março.Informamos ainda que o Resultado Total com Publicidade e Apoios das Entidades Oficiais no 21º Rally de Penela.


A SicoEco Race Events Club e os Bombeiros Voluntários de Penela vêm assim agradecer a todos os que contribuiram para que este desfecho fosse possível.



SicóEco Race Events Club entrega verba aos B. V. Penela

HORÁRIOS


MAPA


http://www.cami.pt/index.php/downloads/category/11-rali-ponte-de-lima


ACESSOS


Acessos às Zonas Espectáculo


Ponte de Lima – 1ª P.E. (03/05/2014) e 4ª P.E. (04/05/2014).


1ª Z.E. – Sai de Ponte de Lima para a EN 307 na direcção de Boalhosa – Canil Municipal. Após circular 4,3km na referida EN chega à Z.E.. Aqui poderá ver os Concorrentes vir duma zona rápida, descrever uma curva fechada à direita e entrar numa zona de curvas encadeadas. 41º44`37.28”N; 8º33`20.80”O.


2ª Z.E. – Segue de Ponte de Lima pela EN 203 na direcção de Arcos de Valdevez – Ponte da Barca. No km 24,4 vira à direita para Serdedelo 3km. Segue a estrada principal e passados 3,2km vira à direita. Passados 200m está na Z.E.. Zona de curvas encadeadas. 41º44`51.22”N; 8º32`35.07”O.


3ª Z.E. – Segue de Ponte de Lima pela EN 203 na direcção de Arcos de Valdevez – Ponte da Barca. No km 27,9 vira à direita para Lugar de Vila – Portelas – Casais. Segue a estrada principal e passados 1400m segue em frente a subir. Passados 5,3kms está na Z.E.. Poderá ver os Concorrentes numa zona a descer com forte travagem para uma curva fechada para a direita. 41º45`31.07”N; 8º30`05.30”O.


 


Calheiros – 2ª e 5ª P.E. (04/05/2014)


1ª Z.E. – Sai de Ponte de Lima na direcção de Viana do Castelo pela EN 201. Depois de passar a ponte sobre o Rio Lima segue sempre a mesma EN direcção Valença. Passado 1km, numa rotunda, vira pela direita para a EN 202 direcção Arcos de Valdevez – Paredes de Coura. Cerca de 500m mais à frente, numa rotunda, segue pela esquerda para a EN 306 na direcção de Paredes de Coura. No km 19 vira à direita para Brandara. Circula 1km e vira à esquerda para a Rua da Fernandeira. Após 1,2km vira à direita entre muros. 100m segue pela esquerda. Ao passar pela igreja de Calheiros segue em frente. Mais 100m vira à esquerda e está na Z.E., junto ao Palácio de Calheiros. Aqui verá os Concorrentes vir duma zona estreita de curvas encadeadas e virar à esquerda numa curva fechada à esquerda e a subir. 41º48`25.80”N; 8º34`06.99”O.


2ª Z.E. – Seguir os passos descritos no acesso à 1ª Z.E. até à igreja de Calheiros. Aqui vira à esquerda e desce durante 200m até chegar à Z.E.. Aqui os Concorrentes vêem duma zona rápida de curvas encadeadas e travam forte para entrar à esquerda numa zona estreita a subir. 41º48`29.04”N; 8º34`20.05”O.


 


Cerquido – 3ª e 6ª P.E. (04/05/2014)


Z.E. – Segue de Ponte de Lima direcção Viana do Castelo pela EN 202. No km 18,1 vira à direita para Lagoas – Cruzeiro de S. Pedro. Passados 800m vira à direita para Lagoas Recepção – Laje – Picouto. Passados 300m vira à direita. Segue sempre a estrada principal. Após 1,5km vira à esquerda. 700m vira à direita. 400m, na rotunda, segue em frente. 200m, na rotunda, segue em frente. Após 600m vira à esquerda na direcção Serra D`Agra. Circula durante 1,4km e vira à direita para Cabração – Argas – Bike Park. Passados 1,5km está na Z.E.. Neste local pode deslocar-se a pé tanto no sentido do início da P.E. como no sentido do final e encontrará excelentes zonas para ver os Concorrentes. 41º48`32.24”N; 8º38`51.22”O.


 


INSCRITOS



César Rodriguez veio a Portugal vencer Rampa Penha

César Rodriguez veio de Espanha vencer a primeira prova do Campeonato Nacional de Montanha, a Rampa da Penha, numa organização do DEMOPORTO – Clube de Desportos Motorizados do Porto.


Foi uma vitória conquistada somente após a última subida, apanhado de surpresa João Fonseca, que dominou nas duas corridas iniciais.


Primeira Subida de Prova


Definitivamente João Fonseca apostou nas subidas de prova. Logo na primeira passagem a contar para a classificação levou o Silver Car a fazer o tempo de 1m31,003 segundos, o mais rápido do dia, batendo o espanhol César Rodriguez, por seis décimas.


Rui Ramalho continua a fazer baixar tempos. Agora, já mais adaptado ao Juno CN 09 no traçado da Penha, obtém a terceira melhor marca. Pedro Castañon, já com os problemas eléctricos no motor do Juno resolvidos, roda muito próximo do Rui Ramalho. Apenas 14 milésimas os separam.


A Categoria 2 destina-se aos protótipos e fórmulas (monolugares) com cilindrada limitada a 2.000 cm3 e ainda a automóveis tipo “silhueta”, com carroçarias semelhantes às do dia-a-dia, mas com base num chassis desenvolvido unicamente para competição.


António Nogueira faz um tempo dois décimos piores do que na última de treinos e passa para a quinta posição geral, mas continua a dominar a Categoria 1, batendo João Barros por quase um segundo. Manuel Correia, é terceiro, à frente de Martine Pereira. Esta categoria abrange as várias classes com homologação FIA destinada a automóveis de produção, alterados para competição, de acordo com os regulamentos da Federação Internacional; nesta categoria incluem-se ainda os GT´s.


Manuel Pereira, lidera com segurança na Categoria 3. A vantagem sobre Edgar Reis é de 1,9 segundos. Jorge Meira é terceiro. Recorde-se que a Categoria 3 é destinada a automóveis que provêm de troféus nacionais de ralis e cuja preparação já não se encontra de acordo com os regulamentos e homologação da época.


Joaquim Teixeira, continua a liderar a categoria destinada às viaturas que tenham perdido a homologação FIA, ou provenientes de troféus monomarca e que estejam de acordo com os regulamentos da época, ou seja a Categoria 5. A oposição mantém-se na pessoa de Luís Silva.


José Correia é o terceiro mais rápido da categoria.


Os clássicos, ou Categoria 6, mantêm em aberto a luta, José Pedro Gomes/Aníbal Rolo. Helder Silva, em BMW, é o terceiro mais rápido com uma vantagem de quatro segundos sobre Francisco Marão.


Segunda subida de prova


Os tempos a baixarem e as diferenças entre os homens da frente a diminuírem são a sílaba tónica da subida intermédia.


Menos de dois segundos separam os mais rápidos da geral. João Fonseca retira mais duas décimas ao tempo anterior e o acumulado é agora de 3m 01,9 segundos e tudo está em aberto para a derradeira subida, pois César Rodriguez está a muito escassos 182 milésimos.


Pedro Castañon, talvez fruto de não ter treinado, retira 1,8 segundos e é terceiro mais rápido no traçado da Penha e por sua vez também ele não se pode distrair, pois Rui Ramalho é cada vez mais um adversário “duro de roer”. Seis décimas é a diferença com que vão partir para a última subida de prova. Paulo Ramalho, Nuno Guimarães e Carlos Torres completam o grupo.


Na Categoria 1 as coisas estão semelhantes. António Nogueira está na frente, mas 1,3 segundos de vantagem sobre João Barros não são ainda suficientes , para encerrar as contas.


Nesta Categoria realce para Joana Barbosa, que continua a evoluir, tendo “rapado” mais de dois segundos, entre subidas.


A Categoria 3 mantém-se com a ordem de forças já bastante estabilizada. Manuel Pereira, dilata a vantagem sobre Edgar reis, que está agora a 5,1 segundos.


Na Categoria 5 a história é semelhante. Joaquim Teixeira lidera e tem a primeira posição praticamente garantida com 11,6 segundos sobre Edgar Reis.


Nos clássicos a História é mais ou menos a mesma relativamente à corrida anterior. A grande questão é que tudo está mais do que em aberto. José Pedro Gomes tem uma vantagem de 1,2 segundos sobre Aníbal Rolo, que por sua vez está 1,7 à frente de Hélder Silva.


Nuno Silva é o líder entre os concorrente em carros de Grupo A, com o BMW 325 Ix.


Terceira subida de prova 


João Fonseca debateu-se com problemas na travagem do Silver Car. “Estava a travar muito no fundo e tive que me adaptar a esse facto todo o dia”, comentava o piloto, que na derradeira subida ainda tirava nove décimas, mas não conseguia fazer frente à armada espanhola, que apostava forte na derradeira subida e levavam a melhor.


Pedro Castañon rodava em 1m 29,97s e subia ao segundo posto final, dando a impressão que poderia ser ainda melhor, se tivesse treinado devidamente… César Rodriguez faz um tempo canhão e atinge o crono final de 2m59, 156s que lhe dá a vitória.


Rui Ramalho, sempre a melhorar, estabeleceu o melhor tempo na derradeira subida e fechou a classificação definitiva com o quarto posto. Ainda na Categoria 2, Paulo Ramalho encerrou o “top 5”.


Nuno Guimarães, regressou à actividade com o BRC, que esteve parado toda a época passada. Terminou com a sexta posição entre os concorrentes da Categoria 2.


António Nogueira manteve-se de pedra e cal na frente da Categoria 1. A derradeira subida não trouxe surpresas…


Manuel Pereira foi vencedor que já se previa na Categoria 3, com vantagem de 4, 7 segundos sobre Edgar Reis.


Joaquim Teixeira cumpriu a terceira subida em ritmo descontraído e levou a melhor sobre Luís Silva, na Categoria 5.


Surpresa foi o que aconteceu entre os clássicos. Quando tudo parecia arrumado, eis que Hélder Silva roda em 1m41,1 e como contam as duas melhores subidas o tempo combinado foi de 2m41,16, o que lhe deu a vitória pela margem de uma décima de segundo!


José Pedro Gomes fica assim na segunda posição, quer na categoria, quer no Grupo 2.


Aníbal Rolo, termina em terceiro e vence o Grupo 4.


No Grupo 1 a vitória sorriu a Rui Castro e por fim, não por último, a vitória entre os 1300 foi posse de José Figueiredo que levou o Datsun 1200 de Grupo 2 até à vitória na Taça.


A organização coube ao DEMOPORTO que de novo cumpriu a abertura da época . A próxima prova é já a Rampa da Falperra, em 10 e 11 de Maio próximo.



César Rodriguez veio a Portugal vencer Rampa Penha

Rallye do Oeste com estrutura definida

O Rally do Oeste 2014 , com  data marcada para 28 e 29 de Junho de 2014, têm neste momento já a sua estrutura definida .

Neste ano de novos desafios se colocam (Prova do Campeonato Ralis Centro ) e o Montejunto Rally Clube introduz algumas novidades no Rali sendo as principais , dois dias de prova e 3 troços . No Sábado dia 28 de Junho, para além das verificações técnicas e documentais irá arrancar o Rally do Oeste 2014, pelas 21:30 com uma Super-Especial na vila do Cadaval com um total de 2,875 km . Domingo dia 29 de Junho teremos dois troços pela manhã percorridos por duas vezes (Vilar e Vale-Vilão, sendo que o troço de Vilar será estreia absoluta a nível de ralis) e pela tarde  teremos três passagens pelo carismático troço de Montejunto. A par da prova do Campeonato Ralis Centro decorrerá em simultâneo um Rali Sprint que fará a super-especial de Sábado à noite , a primeira passagem pelo troço de Vale-Vilão e duas passagens na parte da tarde por Montejunto ( 1ª e 3ª passagens respectivamente).


Pode neste momento o MRC adiantar que o preço das inscrições é o seguinte:

Campeonato Ralis Centro: €375


Rali Sprint: €160

Nos próximos dias o M.R.C conta colocar no site oficial do Rali, o respectivo Regulamento Particular da Prova (aguarda aprovação por parte da FPAK), e outras informações relevantes quer para pilotos quer para o público.

Site oficial:


www.rallydooeste.com


 


INFORMAÇÕES


 


 


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HORÁRIOS


 


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Rallye do Oeste com estrutura definida

Prémio Solidário Citroën faz sorrir crianças

Prémio Solidário Citroën faz sorrir criançasO Dia Mundial do Sorriso foi a data escolhida para a entrega, na Guarda, do Prémio Solidário Citroën, uma ação de cariz solidário desenvolvida no âmbito do primeiro aniversário Cápsula do Tempo Guarda 2050. O “cheque gigante” foi hoje entregue junto à Cápsula do Tempo, na encosta da Torre de Menagem, ao Refúgio Ana Luísa – uma casa de acolhimento temporário para crianças dos 0 aos 12 anos em situação de risco, pertencente à Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida.


A ação consistiu em abrir à comunidade, durante três semanas, a possibilidade de sugerir uma Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho e respetivo destino merecedor do montante de mil euros do prémio. No total, o Clube Escape Livre recebeu 42 emails correspondentes a quatro instituições, que foram propostas ao júri constituído pelos parceiros envolvidos no projeto Cápsula do Tempo Guarda 2050 – Clube Escape Livre, Instituto Politécnico da Guarda, Rádio Altitude, Agência para a Promoção da Guarda e a entidade promotora do prémio, Automóveis Citroën. A votação foi feita individualmente e ditou que a maioria dos votos caísse sobre o Refúgio Ana Luísa, que acolhe atualmente 10 crianças entre os oito meses e os sete anos de idade em situação de risco.


O cheque gigante foi entregue pelo diretor de Comunicação da Automóveis Citroën, que se deslocou de Lisboa à Guarda para entregar pessoalmente o prémio. Jorge Magalhães destacou: “É com grato prazer que, enquanto responsável da Citroën no âmbito do projeto ‘Cápsula do Tempo’, do Clube Escape Livre, aplaudo a escolha do Refúgio Ana Luísa, parte da Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida, como destinatário do ‘Prémio Solidário Citroën’. Trata-se de uma instituição de acolhimento de crianças em situação de risco e que, por essa razão, se debate com necessidades muito específicas, pelo que este nosso contributo em prol da comunidade local tem um sabor ainda mais especial”.


Manuel Luís Fernandes dos Santos, presidente da fundação premiada, recebeu a notícia “com júbilo” e salienta que “sendo o Refúgio Ana Luísa uma resposta social extremamente onerosa, a precisar do apoio e ajuda de todas as pessoas de bom coração, damos ao valor monetário do Prémio Solidário Citroën a maior importância, fazendo votos para que haja outras iniciativas tão louváveis como esta. O montante do prémio vai contribuir para atenuar os gastos com vestuário, educação, artigos de higiene e saúde e outros que forem sendo necessários”.


Recorde-se que a Cápsula do Tempo Guarda 2050 é um projeto que assinalou os 40 anos do Programa Escape Livre e os 65 Anos da Rádio Altitude. Na Encosta do Tempo, junto à Torre de Menagem da Guarda, foi enterrada, a 1 de julho de 2013, uma Cápsula do Tempo onde participaram 40 personalidades de diversas áreas profissionais, com as suas fotografias, objetos e impressões sobre o presente e o futuro da Guarda e da região, e algumas entidades, empresas e turmas de escolas. A Cápsula do Tempo será desenterrada a 1 de julho de 2050. Até lá, diversas ações serão anualmente desenvolvidas, nomeadamente já no próximo dia 1 de julho, com programa a divulgar brevemente.



Prémio Solidário Citroën faz sorrir crianças

Embraiagem força abandono de Miguel Oliveira

-Miguel Oliveira foi vítima da embraiagem da Mahindra MGP3O, abandonando de forma prematura o GP da Argentina no momento do arranque

para a prova.

Saindo da quinta linha da grelha de partida Oliveira viu a embraiagem da sua moto ceder  assim que se apagou o semáforo vermelho.
‘Saio da Argentina completamente desapontado com o resultado. Tanto eu como a  equipa trabalhámos arduamente, mas não é suficiente para poder estar no grupo da  frente. Mais uma vez tivemos problemas com a embraiagem, e desta vez, poderia ter tido  consequências graves para a minha integridade física. Estou desapontado porque,  embora a moto esteja bastante mais competitiva que no ano passado, os nossos rivais  evoluíram bastante as suas motos. Quero agradecer à minha equipa, todo o empenho  nos circuitos, onde fazem tudo para conseguir bons resultados, mas não chega.’


Palavras de um desolado Miguel Oliveira no final de um fim-de-semana em que  novamente lutou contra muitas dificuldades na sua Mahindra. Sem pontuar o piloto da  Mahindra desceu três lugares na classificação do campeonato para passar a ocupar a 12  posição após as três primeiras provas do ano.



Embraiagem força abandono de Miguel Oliveira

Ricardo Teodósio venceu o Rallysprint de Loulé

 


 


Formato compacto, espetáculo, competição e público foram a fórmula para o sucesso da 1ª edição do Rallysprint de Loulé. Ricardo Teodósio justificou o favoritismo e foi o grande vencedor. Luís Nascimento, Paulo Santos e Edgar Guerreiro venceram as classes.


 


A equipa Ricardo Teodósio e Pedro Conde, num Mitsubishi Lancer EVO VI, justificaram o favoritismo e venceram todas as especiais do Rallysprint de Loulé, acabando com mais de um minuto de vantagem sobre a concorrência. Em viatura idêntica, Eduardo Antunes e Hugo Bentes, fizeram uma prova em evolução, acabando no segundo posto, numa das melhores prestações deste concorrente. O regresso de Luís Nascimento e Carlos Caliço, no Opel Corsa2.0, não deixou ninguém indiferente e foi coroada de sucesso, sendo os melhores 2RM e vencedores da classe III, fechado o top3. A consistência foi a estratégia de Nuno Venâncio e André Barras, no BMW 325 IX, que acabaram no quarto lugar. Uma das figuras do rallysprint foi Paulo Santos, navegado por Luís Santos, estreou o competitivo Citroen Saxo, foi sempre muito rápido efetuando tempos próximos de Teodósio. Na última especial, um problema com o cabo do acelerador levou à perda de um minuto descendo do segundo posto para a quinta posição. Como consolação, alcançou a vitória na classe II. José Martins e Rui Santos acabaram na sexta posição, e foram segundos da classe II, na frente de Viana Martins e Fernando Almeida em Peugeot 206 GTi. Em estreia nos ralis, a equipa Edgar Guerreiro e Pedro Contente, fizeram rápida adaptação e registaram bons cronos vencendo a classe IV, com o imponente VW Corrado. Um problema na 2ª especial, atirou José Coelho e Nuno Afonso no Peugeot 205, para o fundo da tabela, mas a equipa farense não baixou os braços e andou sempre muito rápida no traçado do Parque das Cidades. A fechar o pelotão, Filipe Silva e Edgar Gonçalves, que não se livraram de um valente susto no final do rali quando tiveram um princípio de incêndio no Citroën Saxo. Registo para os abandonos de José Carlos Paté, após um despiste na primeira especial, Paulo Costa com problemas de motor, João Monteiro com sobreaquecimento e João Martins com avaria.


As viaturas clássicas que marcaram presença no evento também deram um colorido especial.


A aposta de uma prova compacta, de fácil acesso, com um bom ritmo, e próxima do espetador, deu os seus frutos, e mereceu elogios por parte dos participantes e do público que aflui ao Parque das Cidades, em Loulé, deixando bons indicadores para o futuro do Troféu de Rallysprint do Sul.


Organizada pelo clube Automóvel do Algarve, o Rallysprint de Loulé conta com o patrocínio de Solverde-Casinos do Algarve  e o apoio da Câmara Municipal de Loulé.


Consulte mais informação em http://clubeautomovelalgarve.pt/docs/RS14/RS14.html


 


 


Fotos: Racing Agenda (Alex Ventura)



Ricardo Teodósio venceu o Rallysprint de Loulé

Photos Rallye Verde Pino

Aqui estão algumas fotos tiradas na Rampa de São Sebastião Feira (Olivª Hospital).

Rallye Verde Pino 2014


Todas as fotos estão em baixa resolução…


©2014 Nuno Dinis Photos

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Rally Verde Pino

Beto Borrego e João Dias vencem catergorias

Beto Borrego líder na categoria Quad
10157321_1472855382944628_2301498641923802509_nA competição destinada aos Quad decorreu sem surpresas com Beto Borrego (Yamaha), atual campeão nacional, a vencer o Vinhos Ervideira Rali TT. O piloto da equipa Race Punk gastou 3h03m43s a cumprir os 227 quilómetros cronometrados da prova.
“Estou feliz com mais uma vitória, principalmente porque nesta prova já se realizaram três edições que integraram a competição quad eu subi ao lugar mais alto do pódio em todas elas. De manhã entrei com alguma cautela e não quis arriscar para poder atacar no troço da tarde. Consegui gerir muito bem a corrida e espero que continue a correr tudo bem até ao final do campeonato”, contou Beto Borrego.


Na segunda posição ficou Ricardo Carvalho, a 1m54s do líder, e o terceiro classificado foi Luís Engeitado.


João Dias vence categoria Buggy e UTV

A competição dos Buggys e UTVs foi, uma vez mais, fortemente disputada com várias equipas a protagonizarem a luta pelo primeiro lugar. A vitória acabou por recair na dupla João Dias/ João Filipe que, aos comandos de um Polaris, cumpriu os dois sectores selectivos num total de 3h09m08s. Logo atrás ficou o actual Campeão Nacional, Nuno Tavares, também em Polaris, com um atraso de 2m43. O pódio completou-se com o Polaris RZR de Vitor Santos.
“Correu tudo bem. Tivemos uns problemas com a temperatura do carro que, felizmente, conseguimos resolver. Os nossos adversários estavam muito próximos de nós, mas conseguimos dar sempre o nosso melhor,” referiu João Dias.



Beto Borrego e João Dias vencem catergorias

Mário Patrão vence nas motos

A vitória na competição destinada à categoria moto do Vinhos Ervideira Rali TT coube a Mário Patrão, que gastou 2h58m a cumprir os 227 quilómetros cronometrados que compunham o traçado da corrida. Logo atrás ficou Domingos Santos, primeiro TT1, com uma diferença de 5m15s para o líder.
“Esta prova de Reguengos não costuma ser muito favorável para mim, mas felizmente este ano correu tudo bem e consegui ganhar. De manhã ganhei vantagem sobre o meu adversário e alcancei um tempo confortável que me permitiu gerir o 2º SS com alguma tranquilidade, sem ter que arriscar nada. Foi um bom resultado e estou feliz com o trabalho feito”, revelou Mário Patrão.

Mário Patrão (Suzuki), atual campeão nacional da categoria, conseguiu uma tranquila vitória nesta prova, uma vez que António Maio (Yamaha) ainda está em recuperação devido à queda que sofreu na primeira jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Este piloto da Yamaha completou o pódio das motos. Mário Patrão termina esta 26ª edição do Vinhos Ervideira Rali TT com mais uma vitória e reforça a liderança no campeonato. Sebastian Bühler, que ficou em quarto da tabela classificativa, foi o segundo TT1. O primeiro lugar da categoria TT3 foi ocupado por Fausto Mota, o quinto da geral. Em sexto ficou Luís Teixeira que foi ainda segundo na classe TT3.



Mário Patrão vence nas motos

Miguel Barbosa inicia defesa do título com vitória na Ervideira


Miguel Barbosa vence categoria automóvel


O atual campeão nacional de todo-o-terreno Miguel Barbosa, aos comandos de um Mitsubishi Racing Lancer, arrecadou mais uma vitória no Vinhos Ervideira Rali TT, desta feita, a sua oitava conquista nesta prova.
“Foi um bom arranque para nós. É sempre bom começar com o pé direito e com esta vitória ganhámos 25 pontos que são muito importantes. Travámos uma luta renhida com o Ricardo Porém e com o Rómulo Branco, o que é excelente em termos de competitividade particularmente porque é um bom espetáculo para o público. Neste momento, estou satisfeito com o resultado, pois o meu objectivo foi cumprido”, referiu Miguel Barbosa no final da etapa.

Apesar do primeiro lugar, Miguel Barbosa não teve uma vitória fácil, uma vez que o piloto luso angolano Rómulo Branco esteve sempre no seu encalço, tendo terminado a competição com uma curta distância de 2m56s do líder. Rómulo Branco teve um desempenho notável neste Vinhos Ervideira Rali TT, onde participou aos comandos de uma Toyota Hilux, ao assegurar o 2º lugar da geral na sua estreia na categoria T1. Excelente andamento também para Ricardo Porém que completou o terceiro lugar do pódio.

No que diz respeito à classe T2 a vitória coube a Jorge Cardoso (Isuzu D-Max). Entre os T8 venceu César Sequeira (Nissan Navara). O lugar mais alto do pódio do Desafio Total Mazda pertenceu a Carlos Pinto, logo seguido por Bruno Oliveira.



Miguel Barbosa inicia defesa do título com vitória na Ervideira

Rómulo Branco estreou-se em 2º



Piloto luso-angolano chegou a estar a segundos do comando da prova

O piloto luso-angolano Rómulo Branco rubricou hoje uma excelente prestação, naquela que foi a sua estreia aos comandos de uma máquina T1, a classe rainha do Todo-o-Terreno. Pilotando uma Toyota Hilux, Rómulo Branco, acompanhado de João Serôdio, terminou o Vinhos Ervideira Rali TT na 2ª posição, a 2m56s do campeão nacional Miguel Barbosa depois de, durante boa parte da prova, o duelo entre ambos ter sido extremamente renhido.


Na prova de abertura do Campeonato de Portugal, o actual vice-campeão mundial da classe T2, mostrou-se bastante competitivo e apenas um pequeno erro o afastou da luta pela vitória, numa altura em que a desvantagem para o futuro vencedor tinha baixado para 12s (CP3)


“Estou muito satisfeito, tanto pelo resultado desportivo, como pela forma como me senti perfeitamente adaptado a este novo carro. É uma máquina de um nível muito superior àquela com que competi nos últimos anos. Fui cauteloso no prólogo, que era bastante escorregadio e traiçoeiro, mas hoje na corrida senti que tinha condições para aumentar o andamento e consegui melhorar a minha posição e inclusive diminuir a desvantagem para o Miguel. Tive um pequeno deslize ao efectuar um gancho. Alarguei um pouco a trajectória e o carro acabou por ficar assente no bordo da curva. Fui passado pelo Porém, que eu já anteriormente tinha ultrapassado, e só quando, alguns minutos depois, um carro da organização me puxou, é que me foi possível retomar a corrida. A vitória ficou fora do meu alcance, mas consegui manter o 2º lugar, o que para início de novo projecto é um excelente resultado”, salientou no final do Vinhos Ervideira Rali TT, o piloto luso angolano Rómulo Branco.


O Campeonato de Portugal regressa no próximo mês de Maio, com Rómulo Branco e João Serôdio a participarem na Baja TT Terras de Alcoutim.



Rómulo Branco estreou-se em 2º

Miguel Oliveira alcança 14ª posição na qualificação

Miguel Oliveira assinou hoje o 14º tempo na qualificação para  o GP da Argentina, o terceiro da época. Aos comandos da sua Mahindra MGP3O o piloto  português voltou a fazer a sua melhor passagem ao circuito de Termas de Rio Hondo. A  derradeira sessão de treinos livres, a terceira do programa deste GP da Argentina, viu Miguel  Oliveira assinar o melhor tempo dos treinos livres, reduzindo a diferença para o primeiro  face ao dia anterior, mas ao mesmo tempo descendo na folha de tempo para ser o 17º. O  piloto da Mahindra rodou na melhor volta em 1m50.920, mas realizou apenas cinco voltas  na sessão, devido a problemas com a caixa de velocidades da MGP3O.

Na qualificação Miguel Oliveira voltou a sentir algumas dificuldades na progressão. O piloto  português lutou ao longo de toda a sessão para conseguir conquistar lugares na grelha de  partida, mas num traçado sujo e com apenas uma linha de trajetória o português nunca  conseguiu encontrar um lugar num grupo rápido, revelando-se ao longo da sessão que estar  integrado num grupo era importante. ‘A qualificação não correu como era nosso desejo.  Tivemos bastante dificuldade em encontrar um ‘cone de ar’ e com a maior intensidade de  vento que se fez sentir tornou-se ainda mais difícil. Mesmo assim conseguimos melhorar o  nosso melhor tempo em cerca de meio segundo e fomos consistentes com os pneus usados.  Amanhã no warm-up vamos tentar confirmar a rapidez com os pneus usados e vamos dar o  nosso melhor desde o arranque.’  Oliveira acabou por não conseguir encontrar o procurado ‘cone de ar’ e assim o português  fechou a qualificação na 14ª posição ao conseguir na sua melhor volta um registo de  1m50.324. Amanhã Miguel Oliveira arranca na quinta fila da grelha de partida para uma corrida que terá a duração de 21 voltas aos 4.806 metros do traçado argentino.

A Mahindra de Miguel Oliveira continua a revelar algumas debilidades quanto à velocidade  máxima em comparação com as motos adversárias, o que coloca ainda mais obstáculos no  caminho para os primeiros lugares da grelha de partida. ‘Estamos a trabalhar para resolver  essa questão diretamente com a fábrica mas o esforço não é suficiente porque continuamos  atrás dos adversários em termos de aceleração e velocidade máxima, sendo notória a falta  de aceleração quando a velocidade do vento é mais forte. Tentamos anular essas diferenças  com o chassis que nos permite acelerar mais cedo e travar mais tarde, mas não chega porque  estamos a enfrentar marcas que estão a apostar bastante. Sinto-me confortável com a moto  e temos que continuar nesta direção.’ A corrida de Miguel Oliveira tem inicio marcado para  as 15 horas de amanhã



Miguel Oliveira alcança 14ª posição na qualificação

BONS ARES PELA ERVIDEIRA

O 4º lugar final alcançado por Paulo Graça e Nuno Rodrigues da Silva no Ervideira Rali TT não fugiu muito aos planos concebidos pela equipa Oceanotrade Racing Team. Para a prova de abertura de 2014 este poderá mesmo ter sido o terreno ideal para que Paulo Graça voltasse a “fazer mão” à sua Nissan Nava Off Road. Sem necessitar forçar andamentos, tudo correu da melhor forma. “Foi uma corrida sem problemas e uma prova limpa. Se existissem mais quilómetros, até poderia ter sido melhor. Somos uma equipa de resistência, e só começamos a gostar ainda mais da competição, quanto mais horas temos de troços. Correu tudo muito bem, esperando que nas restantes provas do campeonato se possa melhorar ainda mais”, referiu Paulo Graça com forte entusiasmo.


O Oceanotrade Raging Team começa assim a temporada com um resultado muito positivo, que contribui para que Paulo Graça e Nuno Rodrigues da Silva possam encarar a época de 2014 com excelente disposição.



BONS ARES PELA ERVIDEIRA

Mário Patrão vence no “Ervideira” e mantém-se líder invicto no campeonato

 


Piloto de Seia garantiu um confortável triunfo naquela que foi a segunda jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno


 


Mário Patrão foi o grande vencedor da segunda jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, o Vinhos Ervideira Rali TT, em Reguengos de Monsaraz, e mantém-se “intocável” nas contas do campeonato.


 


O piloto de Seia, campeão em título, começou a jornada com o segundo melhor tempo na Super-Especial da Herdadinha, realizada ao início da tarde de Sexta-Feira, 25 de Abril, junto à Adega Ervideira, posição que lhe deu uma partida favorável este Sábado para a conquista da vitória final, esta conseguida num total de 2h58m, menos 5m15s que o segundo classificado da prova alentejana.


 


“Objetivo cumprido, saio do “Ervideira” com a liderança nos campeonatos Absoluto e TT2 e com uma vitória confortável. É esta a linha que pretendo manter esta temporada, para poder chegar ao final do ano com os títulos assegurados. Foi uma prova muito bem concebida, consegui estar desde início ao ataque e pouco depois da partida já tinha a liderança da prova, desde então foi só gerir e continuar a dar um bom espetáculo a todos os presentes. Agradeço desde já a força e apoio de todos, bem como a todos os patrocinadores”, comentou o piloto do Crédito Agrícola, RR-Motos e Suzuki.


 


Mário Patrão regressa à atividade a 18 de Maio no Enduro de Castelo Branco.



Mário Patrão vence no “Ervideira” e mantém-se líder invicto no campeonato

Rallye de Miranda do corvo adiado

O mau tempo que se fez sentir nas últimas horas em conjunto com os reconhecimentos para a segunda prova do TRRC levaram a que a organização da prova, a SicoEco Race Events tivesse que adiar esta prova por falta de condições de segurança para data que será comunicada oportunamente conforme pudemos constatar  inloco e como foi comunicado no facebook pela organização.



Rallye de Miranda do corvo adiado

Começou hoje a terceira prova do campeonato do mundo de  Moto 3. O circuito argentino de Termas de Rio Hondo recebe pela primeira vez uma prova  do campeonato do mundo e, no arranque de mais uma etapa do calendário 2014, todos os  pilotos e equipas descobriram a única nova pista do calendário 2014. Miguel Oliveira  começou da melhor forma esta terceira prova do campeonato e, no final das duas primeiras  sessões de treinos livres, o piloto da Mahindra MGP3O demonstrou solidez e rapidez para  estar entre os dez mais rápidos numa pista onde se mostrou bastante confortável, marcada  por algumas curvas rápidas ao gosto do português.  ‘Hoje os treinos correram bastante bem tendo em conta que estamos a descobrir uma nova  pista e ao mesmo tempo a habituarmo-nos às condições da mesma. Sentimos alguns  problemas com o desgaste do pneu traseiro devido à pista ser nova, não ter borracha no  piso e estar bastante suja. Isto cria alguns problemas no que diz respeito à consistência ao  longo de muitas voltas.’

Miguel Oliveira começou o dia na quinta posição após a sessão de treinos livres inicial, numa  pista ainda demasiado suja e sobre a qual o pelotão das Moto 3 evoluiu para abrir as  trajetórias do traçado sul-americano. Na segunda sessão, com os registos a continuarem a  baixar de forma natural como acontece em qualquer nova pista, o piloto da equipa indiana  acabou por ser prejudicado na fase final por alguns pilotos mais lentos, que o impediram de  realizar uma série de voltas rápidas nos derradeiros momentos da sessão. Miguel estava a  três minutos do final da sessão na quarta posição, descendo depois ao oitavo posto.
‘Com o pneu novo fomos bastante competitivos apesar da moto não estar ainda afinada a  100%. Temos que melhorar o ‘travão motor’ e alguns pormenores de afinação de ciclística.  Mas estou bastante satisfeito porque foi a melhor sexta-feira de todo o campeonato.
Habituei-me rapidamente à pista e às suas condições e amanhã queremos fazer um bom  terceiro treino livre para preparar uma boa qualificação.’

De destacar que Miguel Oliveira melhorou quase em um segundo e meio o seu melhor  tempo da primeira para a segunda sessão, terminando a pouco mais de um segundo do  piloto mais rápido no final deste primeiro dia na América do Sul. Amanhã o piloto da  Mahindra regressa à pista de Termas de Rio Hondo para a terceira sessão de treinos livres e  logo de seguida a qualificação que decide a grelha de partida para esta terceira prova do  campeonato 2014.



Paulo Gonçalves perdeu a liderança no Qatar mas mantém-se na luta pelo título

 


Piloto português, Campeão do Mundo em 2013, terminou o Sealine Cross-Country Rally na quinta posição


Paulo Gonçalves ficou fora do pódio final no Qatar mas mantém-se na luta pela título mundial na edição de 2014 do Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno. O piloto português, campeão em título, terminou no quinto posto final o Sealine Cross-Country Rally, segunda prova da temporada, cuja vitória final “sorriu” igualmente à Honda pelas mãos do espanhol Joan Barreda Bort.


Depois da vitória na etapa anterior, Paulo Gonçalves foi o primeiro a entrar em pista na derradeira etapa qatariana, sendo naturalmente alcançado pelos pilotos que partiram nas posições seguintes. O piloto de Esposende acabou o dia com o sexto melhor tempo, perdendo mais 11m57s que o compatriota Hélder Rodrigues, o mais rápido na especial de 362,97 quilómetros.


“Depois de três vitórias consecutivas no “Mundial”, não consegui chegar ao pódio no Qatar. Ainda assim, estou muito satisfeito com o meu trabalho. O resultado final não foi o melhor, mas mostrei velocidade, tenho mota, tenho uma grande equipa e estou na luta pela vitória. Se não tivesse cometido o erro da primeira etapa creio que teria terminado na luta pela vitória final!”, disse Paulo “Speedy” Gonçalves.


Concluídas as duas primeiras jornadas, Paulo Gonçalves ocupa agora a terceira posição do “Mundial” de Ralis Todo-o-Terreno a apenas três pontos do segundo classificado, Marc Coma, e quatro do primeiro, Joan Barreda.


Ausentes na prova do Egipto, uma opção de segurança por parte das equipas oficiais, Paulo Gonçalves e a equipa oficial Honda HRC continuam a temporada na Sardenha de 7 a 12 de Junho de 2014.



Paulo Gonçalves perdeu a liderança no Qatar mas mantém-se na luta pelo título

TRRC com 54 inscritos em Miranda do Corvo

Vai amanhã para a estrada o Rally Miranda do Corvo, segunda prova do Troféu Regional Ralis Centro.


Uma prova que irá ser disputada em 5 troços cronometrados na localidade de Mirando do Corvo e onde os 54 inscritos irão dar muito espectaculo ao público presente.


Pedro Cunha e Carmo, depois de ter vencido o TRRC 2013 e ter iniciado o trofeú de 2014 a vencer, ao bater os seus adversários no passado rali Penela, volta assim para defender o titulo e tentar levar de vencida a prova beirã.


A SicoEco Race Events é a entidade organizadora deste evento em conjunto com o Munícipio de Miranda do Corvo, na segunda prova que compõe este troféu.Lista de Inscritos Mª Corvo 2014.



TRRC com 54 inscritos em Miranda do Corvo

Troféu de Rallysprint do Sul arranca em Loulé

 


Sábado disputa-se o Rallysprint de Loulé, nas imediações do Estádio do Algarve. A prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve marca o arranque do Troféu de Rallysprint do Sul.


Uma quinzena de concorrentes marcam presença no próximo sábado, dia 26 de Abril, na prova de abertura do Troféu de Rallysprint do Sul. Com o número 1 de porta, o favoritismo recai sobre Ricardo Teodósio que participa no Mitsubishi Lancer EVO VI. Na classe reservada aos 4×4, a oposição virá de Nuno Venâncio e de José Carlos Paté, ambos em BMW 325 IX, e de Eduardo Antunes no Mitsubishi. Nas duas rodas motrizes também podem vir supresas, aproveitando as características do traçado. Em estreia com Citroen Saxo, mais competitivo que o anterior, Paulo Santos quer “brilhar” e lutar pela vitória. Terá a oposição dos regressados, Luís Nascimento, que no Opel Corsa 2.0 e Viana Martins em Peugeot 206 GT, têm uma palavra a dizer na geral. Há que contar também com José Coelho no Peugeot 205, e José Martins que beneficia da experiência adquirida nos slaloms. Contando com o Starlet de tração traseira, João Monteiro quer aliar à rapidez, o espetáculo.


Totalmente disputada em pisos de asfalto, a prova é constituída por cinco especiais, usando um único troço, totalizando 23 quilómetros, percorridos em ambos os sentidos (três no sentido horário e dois no sentido anti-horário). Tem o período de reconhecimentos na parte da manhã, e a parte competitiva com início às 14:00.


Também estarão presentes alguns representantes com automóveis clássicos, nomeadamente dos grupos AmericanCars Algarve e Algarve Clássicos, que prometem colorir o evento.


Esta é a primeira de seis provas do Troféu de Rallysprint do Sul, que promete ser uma alternativa mais económica para o desporto motorizado a sul.


Organizada pelo clube Automóvel do Algarve, o Rallysprint de Loulé conta com o patrocínio de Solverde-Casinos do Algarve e o apoio da Câmara Municipal de Loulé.


Consulte mais informação em http://www.clubeautomovelalgarve.pt ou http://clubeautomovelalgarve.pt/docs/RS14/RS14.html


Tempos online: http://www.sigera.org/SPRINTLOULE2014/



Troféu de Rallysprint do Sul arranca em Loulé

Comval Racing este fim de semana na Rampa da Penha

O piloto espanhol, Pedro Luis Castañon, vai disputar este fim-de-semana a primeira prova do Campeonato Português de Montanha (Rampa da Penha I), na cidade de Guimarães. Pedro Castañón estará ao volante do JUNO CN09 da equipa oficial da marca em Portugal – Comval Racing.


Pedro Castañón afirma que “A Rampa da Penha apresenta-se como um desafio devido às previsões de chuva e ao facto de termos tido apenas uma oportunidade de treinar com o carro. A corrida será um verdadeiro teste de adaptação e aprendizagem, num carro em que nunca subi uma rampa.”


O objetivo de Pedro Castañón é “…adquirir todos os conhecimentos necessários para enfrentar com sucesso um dos principais eventos da competição, a subida da Falperra, que decorrerá dentro de 3 semanas e contará também para o Campeonato da Europa de Montanha.” A Comval Racing e o piloto Pedro Castañón pretendem lutar pelas primeiras posições da classificação geral durante o Campeonato de Montanha de 2014.
“A equipa tem dado todo o apoio para que eu possa continuar a progredir na minha carreira automobilística, não só nesta temporada mas também no futuro.”


Pedro Castañón e a Comval Racing irão lançar uma campanha conjunta para a emissão de “Premium Cards”, com o objetivo de proporcionar aos fãs cursos de pilotagem, descontos em merchandising, experiências em “co-drive” no Juno, durante sessões de teste, ou a possibilidade de fazer parte do sorteio, no final da temporada, para ganhar as botas e luvas de competição de Pedro Castañón. Os “Premium Cards” podem ser ganhos através da página de Facebook de Pedro Castañón – “GA COMPETICION”.


Pedro Castañón contará com o patrocínio da “TALLERES BASTÓN”, “ROSADO SPEED”, “LISBOA REPUESTOS”, “CAMPUS STELLAE”, “PINTUARAUTO”, “TERÁN Y BLANCO”.


Não queremos concluir este comunicado sem lembrar que, ao longo da temporada, Pedro Luis Castañon vai divulgar as cores da sua associação – AGAELA (Associação Galega Esclerose Lateral Amiotrófica). Com essa divulgação o piloto pretende dar o seu tributo a este grupo que tanto apoia as famílias e pessoas afetadas por esta doença neuromuscular.



Comval Racing este fim de semana na Rampa da Penha

Rampa da Penha

No belo Monte da Penha em Guimarães, palco das mas diversas manifestações religiosas, turísticas e Desportivas vai o Demoporto – Clube de Desportos Motorizados do Porto realizar as Rampas da Penha I e Penha II a disputarem-se respetivamente a 26 e 27 de Abril e 20 e 21 de Setembro próximos, pontuáveis para o Campeonato Nacional de Montanha.


Conjuntamente com estas provas disputam-se também provas de Ralisprint e Regularidade que integram o “Memorial 25 anos Oswaldo Oliveira”


Perante tais manifestações desportivas espera-se a habitual adesão de espectadores e concorrentes, estes brindando-nos com as suas belas máquinas e o seu o empenho numa luta cerrada contra o cronómetro, aqueles em grande número para verem “ao vivo” a acesa luta pela vitória, quer na Classificação Geral quer nas diversas Categorias.


Estas provas vão ser concerteza ser mais um êxito disputadas naquela que é a prova de Rampa mais antiga em Portugal, com a sua 1ª Edição a ser realizada em 1929.



Rampa da Penha

Vinhos Ervideira Rali TT

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Vinhos Ervideira Rali TT

Vinhos Ervideira Rali TT com notável lista de inscritos


Campeões nacionais partem como favoritos
Quase duas dezenas de máquinas de topo entre os automóveis
Mais de duas centenas de participantes

Arranca já no próximo dia 25 de Abril a 26ª edição do Vinhos Ervideira Rali TT, competição organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense e pontuável para os Campeonatos Nacionais de Todo-o-Terreno.


Prova de abertura do campeonato Auto, organizado pela FPAK e segunda jornada para Moto, Quad e Buggy/UTV do campeonato promovido pela FMP, o Vinhos Ervideira Rali TT 2014 vai reunir, na prova que terá a cidade de Reguengos de Monsaraz como centro nevrálgico, um magnífico rol de máquinas que congrega mais de duas centenas de participantes.


Se os campeões nacionais de 2014 partem como favoritos, a luta pelas primeiras posições em todas as competições e classes promete ser muito intensa e animada. Aliás, não seria a primeira vez que na subida aos lugares mais altos do pódio desta competição se registariam surpresas.


Miguel Barbosa com palmarés impressionante


Na competição auto Miguel Barbosa, acompanhado de Miguel Ramalho e aos comandos de um Mitsubishi Pajero, apresenta um palmarés onde constam nada menos que 7 vitórias numa prova onde, desde 2002, ano em que se estreou a vencer, subiu sempre ao pódio com exceção de 2006, tendo a prova sido ganha neste ano por João Ramos, piloto que regressa agora à competição. Miguel Barbosa soma também seis títulos de campeão nacional três dos quais nos últimos anos.


São muitas as novidades que se irão apresentar em Reguengos de Monsaraz


Para tentar fazer frente a este impressionante domínio são vários os pilotos que se apresentam com novidades neste arranque de temporada. De entre estes o destaque vai para Rómulo Branco, o piloto luso angolano que em 2013 disputou e conquistou o título de vice-campeão na Taça do Mundo T2 e que para este ano aposta numa muito competitiva Toyota Hilux Overdrive uma máquina da classe rainha do todo-o-terreno e com provas dadas nas grandes competições mundiais. Em máquina idêntica vai estar também Alejandro Martins.


Ainda no rol das novas máquinas, André Amaral apresenta-se aos comandos de um Mercedes, a mais recente produção da Depieres Competição, o maior construtor português de viaturas de competição para todo-o-terreno, que terá quase uma dezena de máquinas inscritas nesta prova. Lino Carapeta, o vencedor da prova em 2010 vai estrear o novo Bowler também ele feito em Portugal. Dos ralis para o todo-o-terreno Pedro Dias da Silva estreia igualmente um protótipo Mazda.


Candidatos a lugares de pódio são ainda: Paulo Ferreira e Paulo Graça, ambos em Nissan Navara Off Road; Rui Sousa numa Isuzu D-Max; Nuno Matos num Opel Mokka Proto; Ricardo Porém, o vice-campeão em 2012, que se apresenta aos comandos do BMW Serie 1 Proto que, em 2013, deu o título de vice-campeão a Pedro Grancha e, por fim, José Mendes com a Mitsubishi L200 que lhe deu o 3º lugar no campeonato em 2013.


Mais novidades – e elas são tantas nesta prova de abertura da temporada 2014 – o regresso de João Ramos às competições TT, recuperando o Toyota Rav 4 que tem várias vitórias em provas do campeonato nacional e a presença de Pedro Verissimo aos comandos da Nissan Navara que pertencia a Alejandro Martins. Pedro Ruivo estará também em destaque pilotando o BMW Serie 1 Proto com que Ricardo Porém foi vice-campeão em 2012. Outras presenças de notar são as de João Cardoso, com o bonito Evoque Cattiva; de João Belo, que estará com o Opel Astra Proto anteriormente pilotado por Nuno Matos e Carlos Oliveira que regressa com o Vangest, um protótipo de construção nacional.


Também nos T2, T8 e Desafio Total Mazda há novidades


Depois desta lista de cortar a respiração é importante também referir que a competição destinada aos T2, as viaturas mais próximo dos todo-o-terreno de série, terão também novos ingredientes a juntar ao animado duelo que se assistiu em 2013 entre Edgar Condenso (Isuzu D-Max) e Alexandre Franco (Nissan Navara). Aqui o principal destaque vai para o regresso de Nuno Tordo que irá pilotar um Nissan Pathfinder, uma máquina com muita história, já que foi o 4×4 que o grande campeão Stephane Peterhansel começou por utilizar na sua passagem das motos para os automóveis.


Entre os T8 onde o campeão é Cesar Sequeira (Nissan Navara) surge agora um novo rival, o veterano Júlio Mourão que se irá apresentar no Vinhos Ervideira Rali TT aos comandos de um BMW X5 Proto.


E reservamos para o final desta apresentação da competição auto o Desafio Total Mazda onde o campeão 2013 Etelvino Carvalho irá lutar por renovar o título frente a novos adversários e máquinas que o regulamento desta competição monomarca passou a admitir. Já referimos o projeto de Pedro Dias da Silva, mas também Paulo Pinto e o campeão de 2008 Bruno Oliveira irão apresentar novidades em Reguengos de Monsaraz.


Campeões lideram classificação Moto, Quad e Buggy/UTV de 2014


Ao contrário dos automóveis, no campeonato promovido pela Federação de Motociclismo de Portugal, o Vinhos Ervideira Rali TT surge como segunda jornada depois de o Raid TT da Ferraria ter inaugurado as “hostilidades”. Sendo este apenas o terceiro ano com motos, é de registar que, tanto em Moto como em Quad, o palmarés tem apenas um vencedor em cada uma das disciplinas. Luís Ferreira bisou nas duas rodas e Beto Borrego nos quadriciclos.


Na partida para esta prova, que dentro de dois dias arranca em Reguengos de Monsaraz, são já os campeões nacionais de 2013 quem comanda as operações depois de Mário Patrão (Motos), Beto Borrego (Quads) e Nuno Tavares (Buggy/UTV) se terem imposto na prova alentejana.


Duelo (condicionado) Patrão vs Maio nas duas rodas


Numa temporada em que, nas duas rodas, se perspetiva um duelo Patrão vs Maio, o acidente do piloto da Yamaha na prova inaugural pode fazer, desde já, pender a balança para o atual campeão. Isto se António Maio não recuperar a 100% para esta segunda jornada.


Na Classe TT1, Sebastian Buhler, a estrear-se como colega de equipa de Maio e que foi 2º da classificação geral na Ferraria, impôs-se face ao atual campeão, Domingos Santos (Damotor) com David Megre a ser terceiro.


Na Classe TT2, Mário Patrão lidera à frente de Hélder Rodrigues e Ruben Faria, pilotos que não disputarão o campeonato – estão nesta altura no Qatar a disputar uma prova do mundial – pelo que resta aguardar pelo regresso de Maio para Patrão ter adversário.

A Classe TT3 promete ser bastante renhida. Na Ferraria, Fausto Moto (KTM) foi o mais rápido, à frente de Luís Teixeira, agora na Yamaha, e de um regressado ao campeonato, Pedro Afonso (KTM).


Beto Borrego domina nos Quad


Entre os Quad Beto Borrego deverá continuar a dar espetáculo sem ter rival direto, mas o regresso de Ricardo Carvalho, que terminou em 2º na Ferraria, foi muito saudado. Com André Mendes ausente, os nomes mais credíveis para lutar pelas primeiras posições são os de Rui Cascalho, 3º na Ferraria, Rafael Acúrcio, Luís Engeitado e a jovem promessa Bruno Ferreira. Nesta disciplina Dinis Fortunato lidera na Promoção enquanto António Moreira está à frente dos Veteranos.


Nuno Tavares defende título contra adversários de peso


Na competição destinada aos Buggy/UTV, que teve um acréscimo de quase 40% no número de participantes, a classificação após a prova inaugural coloca o campeão Nuno Tavares (Polaris 900) à frente do vice-campeão Robert Viñaras (Polaris 1000) com o irmão Teo em 3º lugar. Mas, se este escalonamento parece indicar a manutenção do status quo desportivo, a prova a disputar em Reguengos poderá desfazer esse equívoco. Também a supremacia de UTV face a Buggy deverá ser posta em causa, seja porque não se deverá registar a intempérie que assolou a Ferraria, como porque no Vinhos Ervideira irão participar novas máquinas desta última classe que agora tem um campeonato à parte.


A mais jovem disciplina da modalidade está apenas na sua quinta temporada e se dúvidas ainda subsistissem de que está plena de pujança e fortemente competitiva, a lista de inscritos da prova organizada pela Sociedade Artística Reguenguense é bem esclarecedora. São perto de três dezenas os inscritos, quando em 2013 eram menos de vinte, e são inúmeras as novidades. O grande destaque vai – e isso já era naturalmente previsível – para a enorme proliferação dos novos Polaris RZR 1000, cujas primeiras unidades começaram a competir em finais do ano passado.


Todavia, e ao contrário do que aconteceu na passagem do RZR 800 para o RZR 900, onde de um ano para o outro os primeiros desapareceram totalmente de cena, esta transição para o RZR 1000 promete ser mais progressiva. Em boa parte pela dificuldade administrativa na legalização das novas máquinas, mas também porque há quem entenda que é necessário um maior desenvolvimento até que o Polaris 1000 esteja simultaneamente competitivo e fiável. Certo é que já estão perto de uma dúzia de Polaris 1000 em Portugal e a maior parte deles irá apresentar-se no Vinhos Ervideira Rali TT.


O campeão Nuno Tavares é um dos pilotos que ainda está a utilizar o RZR 900 tal como João Dias, sendo que ambos são fortes candidatos ao título. Já João Lopes, o campeão 2012, é dos que aposta no novo modelo, tal como os dois irmãos espanhóis Viñaras, Vítor Santos (que tal como João Lopes foi campeão nos Quad), Carlos Esteves e Carlos Miranda. De regresso ao Campeonato está Jorge Monteiro, o primeiro campeão da disciplina, que utiliza um CanAm Maverick.


Buggy e UTV com campeonatos paralelos


Outra grande novidade para 2014 tem a ver com a existência de campeonatos separados para UTV e Buggys, para além do campeonato absoluto. O franco crescimento, em qualidade e quantidade destes últimos, assim o justificou. Também aqui há muitas novidades. António Estevão já apresentou na Ferraria um Xintiam Ciclone e Pedro Mendes vai estrear em Reguengos o JB 1300 Hayabusa. De Rage Conet R teremos Bruno Martins e o piloto português radicado em Moçambique, Pedro Perino, que se juntam ao cada vez mais consistente Rage Sport de António Ferreira.


Nos UTV, para além da grande maioria de pilotos que irá competir com o americano Polaris e do já citado CanAm de Jorge Monteiro, teremos os Articat de Pedro Antunes e Pedro Baiona.


Como se pode verificar pelo que acabámos de enumerar são tantos os argumentos a confirmar o crescendo desta disciplina que até dá para perder o folego. O Vinhos Ervideira Rali TT promete e o campeonato também. Prognósticos para vencedores são mesmo muito complicados, já que para isso não chegam os dedos de uma mão.


Com um figurino idêntico ao dos anos anteriores, esta jornada, que é a primeira etapa do Campeonato para automóveis e a segunda para as restantes disciplinas, inicia-se com um prólogo, a disputar na tarde de 6ª feira dia 25 de Abril e que terá lugar, como vem sendo habitual, junto à adega Vinhos Ervideira, no lugar de Herdadinha, próximo de Reguengos de Monsaraz.


No dia seguinte, os automóveis farão uma dupla passagem por um troço cronometrado com cerca de 150 quilómetros. As motos, quads e buggy/UTV também farão este percurso no entanto, na segunda volta cumprirão apenas cerca de 80 km deste setor.


Pilotos do Vinhos Ervideira Rali TT plantam sobreiros


Como tem vindo a ser habitual ao longo das anteriores edições do Vinhos Ervideira Rali TT, também este ano, e a anteceder a competição, terá lugar uma plantação simbólica de sobreiros. Esta plantação, realizada com o apoio da Corticeira Amorim, está relacionada com um compromisso assumido pela Ervideira de plantar 10 sobreiros por cada equipa inscrita nesta prova. No ano passado coube a Hélder Rodrigues, Ruben Faria e Miguel Barbosa realizar este “momento verde”, no dia da Super Especial, junto do palanque.


A Ervideira tem a consciência e o respeito ambiental na lista das suas prioridades e quer contribuir para um mundo melhor florestando as suas propriedades no Monte da Ribeira. A plantação dos sobreiros veio beneficiar áreas de plantação recente e pode ser vista através do Google Earth ou localmente nas seguintes coordenadas (38º 15′ 56” N / 7º 55′ 28”W).


Festa “Vinhos Ervideira Rali TT 2014” na tarde e noite de 25 de Abril


Acompanhado, como já vem sendo habitual, por um conjunto de iniciativas complementares à competição desportiva, o Vinhos Ervideira Rali TT conta, este ano, com uma grande festa que terá lugar na tarde e noite de 25 de Abril. Esta grande festa do Todo-o-Terreno, de cariz popular e de acesso público, inicia-se pelas 16h30m, logo após a disputa da Super Especial.


O palco irá estar instalado junto à zona do palanque, próximo do final da Super Especial, onde será também colocado um monitor gigante de LED. A abrir o cartaz a festa começa com a música popular para, a partir das 20 horas, dar lugar à música dos anos 80. Será também instalada uma tenda, com capacidade para 600 pessoas, onde DJ’s darão continuidade à festa que se estenderá até de madrugada.


Acompanhe tudo sobre o Vinhos Ervideira Rali TT na sua página de Facebook em www.facebook.com/VinhosErvideiraRaliTT


Mais informações sobre a prova em www.sar-motorismo.org



Vinhos Ervideira Rali TT com notável lista de inscritos

Mário Patrão quer manter-se na liderança após o Vinhos Ervideira Rali TT

 


Piloto senense detém o maior número de títulos de Campeão Nacional de Motociclismo Todo-o-Terreno em Portugal


Mário Patrão cumpre este final de semana a segunda jornada da temporada de 2014 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, o Vinhos Ervideira Rali TT, em Reguengos de Monsaraz, cujo interesse pela vitória final é único.


Depois da vitória na prova inaugural, na Ferraria, Mário Patrão parte novamente rumo ao Alentejo à procura de manter em sua posse o domínio na modalidade de Todo-o-Terreno em Portugal, onde se afirma ininterruptamente desde a temporada de 2008 como Campeão Absoluto.


 “Estou de regresso ao Alentejo e o objetivo mantém-se inalterável, lutar pela vitória e pela renovação dos títulos nacionais. Conciliar a concentração com a velocidade será a chave desta prova, por isso quero poder estar ao melhor nível para poder proporcionar um bom espetáculo junto com todos os meus adversários ao muito público que esperamos ter uma vez mais nas planícies alentejanas, bem como garantir mais um grande trabalho para toda a equipa e todos os patrocinadores”, antecipou o piloto do Crédito Agrícola, RR-Motos e Suzuki.


A prova Vinhos Ervideira Rali TT tem início marcado para esta Sexta-Feira, 25 de Abril, com uma Super-Especial de 5 quilómetros desenhada na Herdadinha, junto à adega dos Vinhos Ervideira, estando o Sábado reservado a dois sectores seletivos, de 74,2 e 147,6 quilómetros, respetivamente, traçados nos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Redondo e Évora.


 



Mário Patrão quer manter-se na liderança após o Vinhos Ervideira Rali TT

Pedro Dias da Silva e Mário Castro preparados para inicio de época

“Será já amanha que irá para a estrada a primeira prova do Nacional de TT e apesar de todo o projecto ter ficado definido muito em cima da hora, estamos minimamente preparados para encarar a prova com optimismo. É verdade que se tratará praticamente de uma estreia neste tipo de competição tanto para mim como para o Pedro, mas vamos dar o nosso melhor ao longo da prova. Nao temos objectivos traçados em termos de resultado final porque nao temos ideia da nossa competitividade relativamente á concorrencia por isso resta-nos tentar nao cometer erros, tentar ser rápidos e depois logo se verá qual o nosso patamar de competitividade. A prova terá inicio pelas 15:30h de amanha tendo pela frente duas passagens pelo prologo de 5km e o dia de Sábado será composto por dois sectores selectivos de 150km cada.”



Pedro Dias da Silva e Mário Castro preparados para inicio de época

III Passeio Véiculos Clássicos Estremoz


III Passeio Véiculos Clássicos Estremoz

I Troféu Kawasaki MX/SX Santander prossegue em Ponte de Sor

 


 


Pilotos Kawasaki prometem elevar ritmo a par com o “Nacional” de Motocross na pista alentejana


De partida para a sua terceira jornada, o I Troféu Kawasaki MX/SX Santander levará os mais aficionados pilotos das “máquinas” verdes na deslocação a Ponte de Sor já no próximo dia 27 de Abril.


A competição monomarca, que percorre Norte a Sul de Portugal a par com o Campeonato Nacional de Motocross, vai realizar a terceira de oito provas no cenário alentejano de Ponte Sor, de regresso à competição nacional, e aguarda por um “cartel” de pilotos que prometem ajudar ao espetáculo.


Cumpridas as duas primeiras jornadas, Daniel Pinto mantém o claro domínio na categoria MX2 ao contar já com duas vitórias, uma em Freixo de Espada à Cinta e outra, no início do mês de Abril, em Marinha das Ondas. Já na cilindrada maior a luta pela liderança está ao rubro e ficou “baralhada” com a entrada do norueguês Lars Risholm, vencedor da classe MX1 nas areias de Marinha das Ondas. No entanto, João Moreira e Daniel Nogueira ocupam as duas primeiras posições da classificação geral separados por apenas três pontos. Já as camadas mais jovens são lideradas por Duarte Jerónimo, na classe de Iniciados, e Tiago Margarido, em Infantis, esta última categoria a fazer o seu regresso à ação já em Ponte de Sor.


O I Troféu Kawasaki MX/SX Santander promete continuar a encher de espetáculo, adrenalina e ação desportiva os palcos nacionais, coroando todos os participantes da marca nipónica com aliciantes prémios finais.


Mais informações sobre o troféu em:
www.kawasaki.pt
www.facebook.com/Kawasaki.pt


 



I Troféu Kawasaki MX/SX Santander prossegue em Ponte de Sor

Encontro dos Habilidosos

http://www.camg.pt/pdf/2014/Encontro_Habilidosos/Regulamento_Encontro_Habilidosos_2014.pdf


 


http://www.camg.pt/images/2014/1_Habilidosos_2014_Ficha_Inscricao.jpg



Encontro dos Habilidosos

Afonso Gomes dá continuidade à sua evolução este Domingo em Ponte de Sor

 


Jovem piloto luso-angolano continua a “montar” uma carreira desportiva de renome no Motocross nacional


Afonso Gomes estará presente este fim-de-semana na segunda jornada do Campeonato Nacional de Motocross, em Ponte de Sor, numa das mais afamadas pistas nacionais da modalidade que este ano regressa à principal competição de Motocross em Portugal.


O jovem piloto luso-angolano, “rebento” da família Gomes, detentora pela equipa Motogomes de um palmarés exímio no Motociclismo nacional, iniciou recentemente a sua atividade como piloto de Motocross nas camadas infantis e em 2014 é aos comandos de uma KTM de 65cc que procura evoluir.


Recentemente, por entre o interregno do Campeonato Nacional de Motocross na categoria de Infantis, Afonso Gomes deu continuidade à sua temporada desportiva em provas de âmbito regional, onde a luta pelos lugares do pódio, tanto no Ribatejo como na deslocação a Sintra, foi evidente e superada.


“Sei que estou a melhorar e fico muito contente por já ter subido ao pódio. Esse agora é o meu objetivo nas provas do Campeonato Nacional. Tenho treinado muito e me divertido muito com a minha mota”, palavras de Afonso Gomes, que aos sete anos de idade é já considerado uma das grandes promessas do Motocross nacional.


Depois da primeira prova em Freixo de Espada à Cinta, onde ocupou o sexto lugar no principal escalão infantil, Afonso Gomes parte agora para Ponte de Sor onde no próximo Domingo, 27 de Abril, cumprirá a sua segunda jornada em prova de evolução nacional.



Afonso Gomes dá continuidade à sua evolução este Domingo em Ponte de Sor

Açores- Rallye Sical


Açores- Rallye Sical

O Troféu Regional de Ralis do Centro vai ter este fim-de-semana a segunda prova pontuável com a realização do rally Miranda do Corvo neste fim-de-semana.


A organização deste evento está a cargo da SicoEco Race Events Club e que tem preparada uma prova composta por 5 troços cronometrados. A prova inicia-se assim na noite de sábado com a realização da super especial na zona industrial da localidade beirã, e depois no domingo será composta pela dupla passagem pelos troços de Albarrol(manhã) e Serra da Vila (tarde).


Estão assim preparados todos os ingredientes para mais uma excelente prova e onde o espectaculo estara garantido e oxalá o São Pedro não pregue uma partidinha.


HORARIOS


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SUPER ESPECIAL


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TROÇO ALBARROL


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TROÇO SERRA VILA


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INSCRITOS


ACESSOS


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Vitória para Paulo Gonçalves na quarta etapa do Sealine Cross-Country Rally

 


Piloto português, Campeão do Mundo em 2013, mantém a luta pelo pódio no Qatar e pela liderança do campeonato


Paulo Gonçalves venceu hoje a quarta etapa do Sealine Cross-Country Rally, segunda prova do Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno, mantendo-se na luta pelo pódio final no Qatar e pela liderança do campeonato.


O piloto português, natural de Esposende, registou o melhor tempo na tirada de 404,18 quilómetros cronometrados, num total de 4h48m07s, menos 1m58s que o espanhol Jordi Viladoms e 3m58s que o compatriota Hélder Rodrigues.


“Fiz uma boa etapa, ganhei a especial mas o mais importante foi o tempo que recuperei para os meus adversários. Depois do erro de navegação que cometi no primeiro dia o meu objetivo é terminar no pódio do rali e agora estou mais perto de o conseguir. Temos que nos manter atentos e concentrados, temos ainda mais cerca de quilómetros pela frente e é muito fácil cometer um erro”, disse Paulo “Speedy” Gonçalves.


O piloto oficial da Honda HRC mantém a quarta posição da geral classificativa, mas agora a apenas 2m09s do líder, Joan Barreda, colega de equipa de Paulo Gonçalves e que amanhã terá do seu lado o favoritismo à vitória final.


A derradeira etapa do Sealine Cross-Country Rally terá um total de 362,97 quilómetros de exigente navegação ao cronómetro.



Vitória para Paulo Gonçalves na quarta etapa do Sealine Cross-Country Rally

Segunda prova do TRRC vai para a estrada em Miranda do Corvo

O Troféu Regional de Ralis do Centro vai ter este fim-de-semana a segunda prova pontuável com a realização do rally Miranda do Corvo neste fim-de-semana.


A organização deste evento está a cargo da SicoEco Race Events Club e que tem preparada uma prova composta por 5 troços cronometrados. A prova inicia-se assim na noite de sábado com a realização da super especial na zona industrial da localidade beirã, e depois no domingo será composta pela dupla passagem pelos troços de Albarrol(manhã) e Serra da Vila (tarde).


Estão assim preparados todos os ingredientes para mais uma excelente prova e onde o espectaculo estara garantido e oxalá o São Pedro não pregue uma partidinha.


 


 



Segunda prova do TRRC vai para a estrada em Miranda do Corvo

Joaquim Rodrigues venceu prova histórica de Enduro na Lousã

 


Hugo Santos e Gonçalo Gil, com sortes diferentes, também inscreveram o nome nos mais de duzentos pilotos presentes


Joaquim Rodrigues voltou a ser piloto de destaque na sua incursão pelo Enduro nacional, vencendo aquela que foi a terceira jornada da temporada de 2014 do Campeonato Nacional, disputada na Lousã.


O piloto de Barcelos, que uma semana antes ganhou ritmo na prova portuguesa do “Mundial” de Enduro, em Vale de Cambra, foi o piloto mais rápido da categoria Elite 1 a cumprir as especiais lousanenses e cimentou a liderança do campeonato rumo ao seu primeiro título na modalidade.


“Foi uma prova muito engraçada e que encarei com enorme tranquilidade, ainda estou a evoluir nesta modalidade por isso não posso querer fazer já aquilo que ainda estou a aprender. É verdade que saí vitorioso, mas sei que ainda posso evoluir muito nesta disciplina e com o tempo espero estar a fazer grandes lugares à geral”, balanceou Joaquim Rodrigues.


Menos sorte voltou a ter Hugo Santos. 2014 está mesmo a ser um ano “negro” para o piloto de Chaves, que na Lousã acabou por não concluir a prova depois de ter ficado sem o pneu traseiro.


Já o jovem recruta da formação lisboeta, Gonçalo Gil, registou o nono lugar da categoria Verdes 1, por entre os mais de vinte participantes, tendo terminado ainda a cerca de um minuto do “assalto” ao pódio final.


A Batquipa MXO KTM segue com a temporada nacional de Motocross já no próximo fim-de-semana, 27 de Abril, em Ponte de Sor.



Joaquim Rodrigues venceu prova histórica de Enduro na Lousã

Paulo Gonçalves mantém a quarta posição da geral no Qatar

 


Piloto português, Campeão do Mundo em 2013, quer manter a liderança da classificação geral do campeonato


Paulo Gonçalves alcançou o quinto melhor tempo da terceira etapa do Sealine Cross-Country Rally, segunda jornada do Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno, perdendo 8m03s para o vencedor e líder da classificação geral, o espanhol Joan Barreda, também ele piloto oficial da Honda HRC.


O piloto de Esposende foi o segundo a entrar para a pista qatariana e a lidar com a exigente navegação, mas acabou por ser naturalmente alcançado pelos pilotos seguintes ao longo dos 411,76 quilómetros cronometrados.


“Foi mais um dia difícil aqui hoje no Qatar. Saí na segunda posição para uma etapa com muita navegação e muito difícil. Antes do reabastecimento consegui estar rápido ao longo da especial e não perder muito tempo, mas depois do reabastecimento aumentaram as dificuldades. Eu e o Sam [Sunderland] fomos alcançados pelos restantes pilotos e chegámos juntos com eles ao final. Acabei por perder algum tempo que espero recuperar novamente amanhã”, explicou o português.


A duas etapas do final da prova no Qatar, Paulo Gonçalves ocupa a quarta posição a 9m36s do “comandante” Joan Barreda, senão amanhã um dia favorável à recuperação do piloto luso. A quarta etapa do Sealine Cross-Country Rally terá um total de 404,18 quilómetros a contra-relógio.



Paulo Gonçalves mantém a quarta posição da geral no Qatar

Miguel Oliveira parte a descoberta da América do Sul

Miguel Oliveira enfrenta no próximo fim-de-semana a  terceira prova do campeonato do mundo Moto 3 2014. Aos comandos da Mahindra

MGP3O o piloto português irá juntamente com todos os restantes adversários descobrir  o novo traçado argentino de Termas de Rio Hondo, circuito que recebe pela primeira vez  uma prova do mundial e que será a única novidade do calendário 2014.

“É um circuito novo para todos. Segundo as características do traçado, foi estudada pela  equipa uma afinação base com objetivo de aprender rapidamente o traçado e encontrar  assim o melhor compromisso para o fim-de-semana.”

Miguel Oliveira não teve um fim-de-semana pleno de boas recordações na prova anterior  realizada no Circuito das Américas no Texas, mas no momento da partida para esta sua  primeira visita à Argentina como piloto a confiança é total, tanto do piloto como da  equipa. ‘O Texas ficou um pouco aquém das nossas expectativas. O importante é saber o  que não funcionou bem e utilizar essa experiência no futuro. A Mahindra é um bom  pacote, pelo que queremos ser competitivos desde o primeiro momento. A minha equipa  tem dos melhores profissionais no paddock e em quem confio, pelo que partimos para a  Argentina com o objetivo de estar na frente desde o primeiro momento.

O campeonato regressa assim à Argentina, quinze anos depois da última visita a este país  da América do Sul, estávamos então em 1999 quando o campeonato do mundo visitou o  Autódromo Óscar Alfredo Galvez em Buenos Aires, onde venceram Marco Melandri   (125), Olivier Jacque (250) e Kenny Roberts Jr. (500) naquela que foi a prova de  encerramento da temporada.


O circuito de Termas de Rio Hondo está localizado a seis quilómetros da cidade que lhe  dá o nome na província de Santiago del Estero. Construído em 2008 foi modificado em  2012 para receber as mais importantes provas internacionais e mostra um perímetro

total de 4.806 metros. A reta mais longa tem 1.076 metros e conta com cinco curvas para  a esquerda e nove para a direita.



Miguel Oliveira parte a descoberta da América do Sul