Prémio Solidário Citroën faz sorrir crianças

Prémio Solidário Citroën faz sorrir criançasO Dia Mundial do Sorriso foi a data escolhida para a entrega, na Guarda, do Prémio Solidário Citroën, uma ação de cariz solidário desenvolvida no âmbito do primeiro aniversário Cápsula do Tempo Guarda 2050. O “cheque gigante” foi hoje entregue junto à Cápsula do Tempo, na encosta da Torre de Menagem, ao Refúgio Ana Luísa – uma casa de acolhimento temporário para crianças dos 0 aos 12 anos em situação de risco, pertencente à Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida.


A ação consistiu em abrir à comunidade, durante três semanas, a possibilidade de sugerir uma Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho e respetivo destino merecedor do montante de mil euros do prémio. No total, o Clube Escape Livre recebeu 42 emails correspondentes a quatro instituições, que foram propostas ao júri constituído pelos parceiros envolvidos no projeto Cápsula do Tempo Guarda 2050 – Clube Escape Livre, Instituto Politécnico da Guarda, Rádio Altitude, Agência para a Promoção da Guarda e a entidade promotora do prémio, Automóveis Citroën. A votação foi feita individualmente e ditou que a maioria dos votos caísse sobre o Refúgio Ana Luísa, que acolhe atualmente 10 crianças entre os oito meses e os sete anos de idade em situação de risco.


O cheque gigante foi entregue pelo diretor de Comunicação da Automóveis Citroën, que se deslocou de Lisboa à Guarda para entregar pessoalmente o prémio. Jorge Magalhães destacou: “É com grato prazer que, enquanto responsável da Citroën no âmbito do projeto ‘Cápsula do Tempo’, do Clube Escape Livre, aplaudo a escolha do Refúgio Ana Luísa, parte da Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida, como destinatário do ‘Prémio Solidário Citroën’. Trata-se de uma instituição de acolhimento de crianças em situação de risco e que, por essa razão, se debate com necessidades muito específicas, pelo que este nosso contributo em prol da comunidade local tem um sabor ainda mais especial”.


Manuel Luís Fernandes dos Santos, presidente da fundação premiada, recebeu a notícia “com júbilo” e salienta que “sendo o Refúgio Ana Luísa uma resposta social extremamente onerosa, a precisar do apoio e ajuda de todas as pessoas de bom coração, damos ao valor monetário do Prémio Solidário Citroën a maior importância, fazendo votos para que haja outras iniciativas tão louváveis como esta. O montante do prémio vai contribuir para atenuar os gastos com vestuário, educação, artigos de higiene e saúde e outros que forem sendo necessários”.


Recorde-se que a Cápsula do Tempo Guarda 2050 é um projeto que assinalou os 40 anos do Programa Escape Livre e os 65 Anos da Rádio Altitude. Na Encosta do Tempo, junto à Torre de Menagem da Guarda, foi enterrada, a 1 de julho de 2013, uma Cápsula do Tempo onde participaram 40 personalidades de diversas áreas profissionais, com as suas fotografias, objetos e impressões sobre o presente e o futuro da Guarda e da região, e algumas entidades, empresas e turmas de escolas. A Cápsula do Tempo será desenterrada a 1 de julho de 2050. Até lá, diversas ações serão anualmente desenvolvidas, nomeadamente já no próximo dia 1 de julho, com programa a divulgar brevemente.



Prémio Solidário Citroën faz sorrir crianças

Sem comentários:

Enviar um comentário