Raid Castelos e Muralhas do Mondego

Reconquistar o passado… sobre rodas


A viagem no tempo tem data marcada. De 23 a 25 de maio, o Raid Castelos e Muralhas do Mondego, organizado pelo Clube Escape Livre em colaboração com a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, leva proprietários de veículos 4×4 de todas as marcas a conhecer alguns dos tesouros históricos e arquitetónicos da região Centro, ao sabor de uma aventura por fora de estrada.


Para este passeio todo terreno, a organização preparou um programa que fica para a história: cinco dos oito municípios pertencentes à Rede de Castelos e Muralhas do Mondego (RCMM) vão ter uma passagem ou visita da caravana. Pelo menos seis fortalezas ou locais históricos serão visitados, mas o património religioso também não fica esquecido, com os trilhos a conduzir a ermidas, miradouros e paisagens únicas.


O programa tem início no dia 23 de maio, sexta-feira, no Duecitânia Design Hotel, uma unidade hoteleira recente, com design inspirado no império romano, que disponibiliza o seu circuito SPA no dia da chegada. Antes do jantar, lugar para uma sessão informativa sobre o passeio e sobre o estado dos pneus, com a colaboração da Bridgestone e da ValorPneu, e após a mesma, nada melhor que uma visita noturna ao castelo de Penela.


No dia 24 de maio, sábado, serão muitas as experiências por fora de estrada, a par de grandes paisagens e das visitas ao património edificado: a subida à capela de S. João do Deserto, a visita ao castelo da Lousã, a subida ao Alto do Trevim e a visita ao Alto do Calvário, em Miranda do Corvo. O programa deste dia inclui outras paragens, nomeadamente na praia Fluvial da Louçainha e na típica e conhecida loja do Senhor Falcão.


O dia de Domingo faz um périplo pelo legado em granito deixado pelos antepassados, com visitas guiadas ou livres às ruínas da antiga vila romana do Rabaçal, ao castelo de Soure e castelo de Montemor-o-Velho e às suas histórias de batalhas e aventuras. A gastronomia local e regional complementa este dia com várias provas de sabores. O almoço e entrega de troféus SPAL, na Quinta do Mourão, em Tentúgal, referenciado pelo serviço de qualidade e grande área ao ar livre, marcam o fim do passeio.


Luís Matias, presidente da Direção da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, lança um claro convite à participação neste passeio: “Parta à reconquista de um território onde pontificam memórias de um tempo e de um espaço que querem ser descobertos. Os campos e serras que encerravam a Linha Defensiva do Mondego e defendiam a cidade de Coimbra esperam por si.”


Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “este passeio vai marcar o calendário de atividades do clube por dois motivos: porque encontrámos na Rede de Castelos e Muralhas do Mondego um parceiro motivado e empenhado, e porque em colaboração com o jornal Diário de Coimbra, referência na região centro, apostamos na reconquista e no interesse de todos os portugueses quanto a esta região e às suas potencialidades, já que é também nosso objetivo a divulgação dos locais por onde passamos.”


As inscrições custam 475 euros para duas pessoas em viatura 4×4 e incluem 2 noites em hotel 4*, 4 refeições, visitas programadas, ofertas, seguro da FPTT e troféus SPAL. Ficha de inscrição, informações e fotografias em www.escapelivre.com.


O Raid Castelos e Muralhas do Mondego tem como viatura oficial o Dacia Duster e conta com os apoios da Bridgestone, ValorPneu, FirstStop, SPAL, Best Travel e TW Steel e a colaboração das Águas do Vimeiro. O passeio tem ainda o apoio institucional do Turismo Centro de Portugal, Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas do Mondego, municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela e Soure. O apoio à divulgação é da RFM, Auto Hoje e Auto Hoje TT & Aventura, Off Road 4×4, Autoandrive, TT Verde.



Raid Castelos e Muralhas do Mondego

Sem comentários:

Enviar um comentário