PEUGEOT SPORT



24 de Abril: Dia de testes para as 24 Horas de Le Mans





TRÊS PEUGEOT 908 E PEDRO LAMY PRESENTES



Três novos Peugeot 908 vão estar presentes, pela primeira vez, no traçado das 24 Horas de Le Mans, no dia de testes agendado para 24 de Abril. De volta ao calendário depois de dois anos de ausência, este dia organizado pelo Automobile Club de l’Ouest vai permitir ao Team Peugeot Total desenvolver um programa de testes específico neste traçado único, contando, para o efeito, com a presença de Pedro Lamy.


O INIMITÁVEL TRAÇADO DE LE MANS

Domingo, 24 de Abril, o novo Peugeot 908 percorrerá, pela primeira vez, os 13,629 km do perímetro do circuito, que passa por nomes míticos do desporto automóvel, como é o caso de Tertre Rouge, Haunaudières, Mulsanne, Indianapolis ou Arnage…, que marcam uma parte da história da Peugeot.
Ao volante dos três Peugeot 908, os nove pilotos, Anthony Davidson, Marc Gene e Alexander Wurz (equipa N.º 7), Nicolas Minassian, Franck Montagny e Stéphane Sarrazin (equipa N.º 8), Sébastien Bourdais, Pedro Lamy e Simon Pagenaud (equipa N.º 9), irão cumprir o programa de testes estabelecido, com o objectivo de encontrar as afinações ideais para um traçado de características muito especiais.
Esta é a oportunidade para confirmar ou contrariar os ensinamentos recolhidos nas numerosas sessões de testes e nas 12 Horas de Sebring, no que diz respeito ao traçado das 24 Horas de Le Mans. “Rodámos em circuitos que reproduzem certos aspectos que encontramos nas 24 Horas de Le Mans, mas nenhum consegue reproduzir na totalidade as características deste circuito”, lembra Bruno Famin, director técnico da Peugeot Sport. “Podermos fazer este dia de testes é indispensável, tanto mais que, este ano, estamos presentes com um carro novo. A desmontagem dos Peugeot 908, depois de Sebring, foi muito instrutiva. A partir daí definimos o que tínhamos de fazer nos testes que tiveram lugar em Monza, Castellet e Aragón. Para o dia 24 de Abril, os três carros terão programas de trabalho definidos ao redor de três questões: pneus, aerodinâmica e “set up” mecânico.”


VENCER AS 24 HORAS DE LE MANS É O OBJECTIVO PRINCIPAL DO ANO

O Team Peugeot Total optou por participar com os três carros nesta sessão de testes. “Quando apresentámos o Peugeot 908 HYbrid4, no Salão de Genebra”, prossegue Bruno Famin, “tínhamos a ambição de o fazer rodar durante o dia de testes. No momento de decidir, considerámos que o carro não estava suficientemente desenvolvido a nível competitivo para rodar com condições de fiabilidade aceitável. É por isso que, para preparar melhor a próxima edição das 24 Horas de Le Mans, todos os esforços do Team Peugeot Total estarão concentrados nos três 908 de motorização convencional.”
“Estamos muito interessados no desenvolvimento dessa tecnologia inovadora – na qual a Peugeot é a primeira a apostar – que representa um avanço importante em termos do aumento do rendimentos dos carros”, conclui Olivier Quesnel, Director da Peugeot Sport. “O projecto continua a avançar. O nosso principal objectivo, este ano, é ganhar as 24 Horas de Le Mans e, para isso, é preciso desenvolver um intenso trabalho em torno do nosso novo Peugeot 908. Temos um dia para rolar no circuito e recolher o máximo de informações, já que cada quilómetro percorrido pelos nossos pilotos será importante para encontrar as melhores soluções para o mês de Junho.”

A sessão de oito horas de testes terá lugar no Domingo, 24 de Abril, entre as 09h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00 (hora francesa).


Informações práticas

Peugeot 908 n.º 7: retrovisores azuis
Peugeot 908 n.º 8: retrovisores brancos
Peugeot 908 n.º 9: retrovisores encarnados

Sábado, 23 de Abril

14.00 – 16.00: Sessão de fotos
16.30 – 17.30: Entrevistas


Domingo, 24 de Abril

09.00 – 13.00: Ensaios livres
14.00 – 18.00: Ensaios livres



 
JOAO BICA

Sem comentários:

Enviar um comentário