PEUGEOT SPORT PORTUGAL



Rali das Canárias/El Corte Inglês




BRUNO MAGALHÃES (PEUGEOT 207 S2000) MARCA OS PRIMEIROS PONTOS



O Rally Islas Canárias/El Corte Inglês, a segunda prova do IRC (Intercontinental Rally Challenge), não correu de feição à dupla Bruno Magalhães/Paulo Grave, em Peugeot 207 Super 2000. Os portugueses não conseguiram transpor para a estrada as ambições que à partida traziam para a segunda prova da época e, tendo cumprido os 190,59 km do rali, terminaram no 8.º lugar da geral e marcaram os primeiros pontos no campeonato.
Melhor dupla no Shakedown de quinta-feira, os pilotos da Peugeot Sport Portugal terminaram o Rally Islas Canárias tal como tinham começado, com o sétimo lugar à geral nas classificativas de abertura e de fecho da prova canária. No final, a equipa rubricou 3 sétimos lugares, 5 oitavos e 3 nonos nas 11 classificativas percorridas contra o cronómetro.
Sem mostrar os mesmos níveis de confiança que no ano passado lhe permitiram aqui obter o 5.º posto da geral, Bruno Magalhães melhorou quase sempre os seus ‘cronos’ nas segundas passagens pelos troços, em alguns casos na ordem dos 10 segundos. Porém, num rali decidido ao segundo, o piloto esteve distante dos tempos realizados pelos concorrentes mais rápidos, tal foi o ritmo com que o ‘pelotão’ do IRC encarou a prova.
Desiludido, o piloto da Peugeot Portugal analisou o desempenho neste fim-de-semana, que, não sendo satisfatório, lhe deu os primeiros quatro pontos para o campeonato: “Estou desapontado porque queria andar mais na frente e acabámos por fazer um rali modesto, nem muito bom nem muito mau. Em muitos momentos tive o ritmo próximo dos pilotos da frente, mas tive muitas hesitações que acabaram por ditar as diferenças de tempo no final dos troços. Depois da saída de estrada em Monte Carlo, esperava que fosse mais fácil recuperar a confiança no asfalto, mas ao ritmo a que este rali foi vivido, a nossa tarefa tornou-se muito difícil. A próxima prova, na Córsega, será outro enorme desafio, mas temos que andar mais rápido.”
Segundo Carlos Barros, o Director da Peugeot Sport Portugal: “Vínhamos com boas ambições mas infelizmente não foi possível concretizá-las. O nosso Peugeot esteve sempre bem, agora temos que trabalhar sobre o que faltou, esquecer este resultado que não era o desejado e pensar unicamente no próximo rali.”
Na frente comprovou-se o ritmo alucinante da prova e assistiu-se ao continuar de uma luta emocionante pelo primeiro lugar, que terminou com a vitória para o finlandês Juho Hänninen (Skoda Fabia S2000).
Kopecky, também em Skoda, esteve no primeiro lugar desde a segunda classificativa (ontem) até à nona (esta manhã), mas tendo sempre no seu encalço quer Thierry Neuville (Peugeot Bélgica-Luxemburgo), quer Hänninen, sempre a poucos segundos.
O jovem belga de 22 anos da Peugeot – e revelação do rali – passou para a frente na 9.ª especial, com uma diferença de 0,9 segundos para Kopecky (2º) e 1 segundo para Hänninen. Na 10.ª prova de classificação, Hänninen, campeão do IRC de 2010, subiu ao primeiro posto e aí permaneceu até final, com Kopecky a terminar a 1,5 segundos e Neuville (3.º) a 6,7 segundos.

O IRC prossegue, em Maio, na Córsega, onde Bruno Magalhães e Paulo Grave vão fazer a sua estreia.


Classificação final:

1.º Juho Hanninen/Mikko Markkula (Skoda Fabia S2000), 1h40m38,1s.
2.º Jan Kopecky/Petr Stary (Skoda Fabia S2000), a 1,5 s.
3.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Peugeot 207 S2000), a 8,2 s.
4.º Freddy Loix/Frederic Miclotte (Skoda Fabia S2000), a 16,7 s.
5.º Guy Wilks/Phil Pugh (Peugeot 207 S2000), a 48,3 s.
6.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Skoda Fabia S2000), a 55,6 s.
7.º Bryan Bouffier/Xavier Panseri (Peugeot 207 S2000), a 1m0,6 s.
8.º Bruno Magalhães/Paulo Grave (Peugeot 207 S2000), a 1m49,8 s.
9.º Giandomenico Basso/Mitia Dotta (Proton Straia Neo S2000), 2m37,8 s.
10.º Toni Gardemeister/Tapio Suominen (Skoda Fabia S2000), a 2m38,2 s.


Classificação do IRC, depois da prova espanhola:

1.º, Juho Hanninen, 33 pontos; 2.º, Bryan Bouffier, 31; 3.º, Freddy Loix, 30; 4.º, Guy Wilks, 25; 5.º, Jan Kopecky, 22; 6.º, Thierry Neuville, 15; 7.º, Stéphane Sarrazin, 12; 8.º, François Delecour, 10; 9.º, Andreas Mikkelsen, 8; 10.º, Nicolas Vouilloz, 6; 11.º, Bruno Magalhães e Giandomenico Basso, 4; 13.º, Toni Grademeister, 2

Próxima prova – Volta à Córsega, de 12 a 14 de Maio





GIL NEVES

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