FESTA/RAID DO BUCHO EM FREINEDA



A tradicional festa do Bucho organizada pela Junta de freguesia de Freineda e que sempre reúne dezenas de apreciadores deste típico prato raiano vai este ano receber mais de meia centena de forasteiros provenientes de várias partes do país, resultado da organização do Raid do Bucho pelo Clube Escape Livre.
É já no fim-de-semana de 12 a 14 de Março que o Clube Escape Livre organiza o Raid do Bucho e Outros Sabores, passeio todo terreno turístico e de lazer. “Reforçar a adesão à festa do Bucho com pessoas de todo o país e simultaneamente divulgar este evento da Freineda a nível nacional era a ideia principal” refere Luis Celínio, Presidente do Clube Escape Livre. E acrescenta “O objectivo está alcançado pois esgotamos as inscrições disponíveis e temos mais de 20 viaturas e cerca de 60 pessoas que vêm, por exemplo, desde Coimbra, Matosinhos, Abrantes, Ovar, Lisboa etc.”.




O programa deste Raid do Bucho, para quem vem de fora, consta do alojamento na Pousada em Almeida durante duas noites, da visita à fortaleza e suas áreas museológicas e de uma etapa de todo o terreno no sábado à tarde.
No domingo, o percurso que liga Almeida à Freineda está aberto aos participantes locais e aqui ainda é possível fazer inscrição na Junta de Freineda através do telefone: 271518080 ou do site: http://www.jf-freineda.pt/.
O momento alto do fim-de-semana é a Festa e Almoço do Bucho na aldeia que, recorde-se, desempenhou um importante papel durante as invasões napoleónicas, pois aí se localizou o quartel-general de Wellington desde Novembro de 1812 a Maio de 1813. O edifício ainda hoje existe, sendo um notável solar erguido em frente à igreja matriz, que poderá ser apreciado por todos os participantes.
O Raid do Bucho e Outros Sabores tem o apoio institucional do Governo Civil da Guarda, da Câmara de Almeida, Junta de Freineda e Turismo da Serra da Estrela e o apoio da ValorPneu, Ford, RFM, Todo Terreno, TSM, Off Road, Autosport, Altitude, TMG, Lusomotores, TTVerde, Localvisão e Domdigital.








Nuno Dinis




FONTE: Junta Freguesia Freineda e Clube Escape Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário