CAMPEONATO REGIONAL RALLYES - MADEIRA




VITOR SÁ VENCE EM PORTO SANTO

Acabado de regressar a tempo inteiro ao Campeonato de Ralis Coral, Vítor Sá já impõe a ordem. A bordo de um Peugeot 207 S2000, Vítor Sá e Nuno Rodrigues começaram a temporada da melhor maneira, acabando por liderar o Rali Porto Santo Line de “fio a pavio”. A 5 segundos certos da dupla da Sá Competições, Miguel Nunes e Victor Calado tiveram que se contentar com um segundo posto coberto de muitas dúvidas e incertezas, queixando-se da superioridade da viatura da equipa adversária. A fechar o pódio ficou Samir Sousa. Com o Renault Clio S1600, o jovem piloto porto-santense não deu hipótese nas duas rodas motrizes e ainda conseguiu superar os Mitsubishi, quer os S1600 quer a Júnior. Samir Sousa ficou a 37,7 segundos de Miguel Nunes. Quarto posto para o melhor homem da produção, João Magalhães. Estreando o Mitsubishi Lancer Evolution X da Gatmo, Magalhães e Pereira estiveram durante todo o dia à luta com António Nunes na tentativa de recuperar os 3 segundos perdidos no kartódromo, acabando por ultrapassar o piloto da Tomiauto na última especial, onde bateria o mais velho dos irmãos Nunes por 2,6 segundos, vencendo por 1,2s. A bordo de outro Mitsubishi Lancer Evolution X, desta feita preparado pela MML Sport, António Nunes viria a perder a vitória por entre o agrupamento de produção ao cair do pano. Com polémicas de pneus à parte, Rui Pinto sai do Porto Santo com “histórias” para contar. Trocou de pneus no final do dia de ontem quando não o podia fazer, acaba por ser multado em 420€, e por não conseguir acompanhar o ritmo das equipas que competem com a mais recente evolução dos Evolution. A pouco mais de 14 segundos de diferença para o vencedor dos quatro rodas motrizes com turbo, Rui Pinto esteve longe da sua habitual forma e acaba por ter que se contentar com o 6 posto da geral e 3 por entre a produção, terminando a 14,3s de António Nunes. Sétimo posto para João Silva, um dos pretendentes à Júnior e que não foi capaz de andar, nem de perto, ao mesmo ritmo que o seu adversário, Samir Sousa. A mais de 39 segundos do piloto do Clio S1600, Silva começa a época com um segundo posto, queixando-se de que não tinha a melhor afinação na sua viatura. Wilson Aguiar termina a prova porto-santense a acreditar em “milagres”. Sem pneus e com muita fé, partia para a última especial com 1,9 segundos de desvantagem para João Ferreira, que terminou na posição seguinte, e acaba por cruzar a meta a ganhar 6 segundos à dupla da PSP, vencendo o Troféu Eng. Rafael Costa e Troféu C2 Red Line Motorsports/Moriano Automóveis por 4,1 segundos. A encerrar o Top 10 da primeira prova do Campeonato de Ralis Coral, Filipe Pires que não pontuava para a competição monomarca dedicada aos C2, fechando o pódio da Rafael Costa. No Troféu feminino, Isabel Ramos superiorizou-se a Ana Sofia Correia por mais de 1 minuto e 20 segundos. No Troféu Yaris Ecobasalto, Francisco Tavares foi o único sobrevivente, e no Troféu Open Miguel Andrade foi o vencedor destacado, com 1 minuto, 2 segundos e uma décima de vantagem para Vasco Nóbrega e com 1:44:4 para José Carlos Magalhães.

CLASSIFICAÇÃO SUSPENSA

A classificação final da primeira prova do Campeonato de Ralis Coral da Madeira, o Rali Porto Santo Line, está suspensa. Segundo informações obtidas por nós junto de um elemento da organização, a classificação final encontra-se suspensa "...porque está a ser levada a cabo uma investigação...". Conhecendo-se toda a polémica que rodou em volta desta prova, nomeadmanete entre Miguel Nunes e Vítor Sá, e sabendo que as decisões não deverão ser tomadas brevemente, a classificação final da prova porto-santense poderá demorar a ser conhecida.

Estão confirmadas as suspeitas que foram levantadas ao longo do Rali Porto Santo Line, a 1ª prova do Campeonato de Ralis “Coral” 2010. O Peugeot 207 S2000 de Vítor Sá e Nuno Rodrigues está irregular e o problema reside na centralina da viatura francesa que contêm uma versão de software não permitida pela FIA para este tipo de carros. Segundo conseguimos saber, o pluricampeão regional foi chamado pelo colégio de comissários desportivos para explicar esta situação, tendo o mesmo remetido todas as explicações para o seu preparador, Barroso Sport. Sendo assim, resta apenas saber o que irá a FPAK fazer em relação a esta situação e saber que futuro terá o nosso regional de ralis depois de tanta situação negativa no arranque de temporada.


NUNO DINIS

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