Ano 1 da Cápsula do Tempo

 


No dia 1 de julho, a Cápsula do Tempo Guarda 2050 vai assinalar o seu primeiro aniversário desde que foi colocada debaixo do solo, junto à Torre de Menagem da Guarda. O programa inclui diversos momentos, entre eles a atribuição de um Prémio Solidário Citroën a uma IPSS do concelho da Guarda.


Foi no dia 1 de julho de 2013 que o Programa Escape Livre, o mais antigo programa de rádio sobre o mundo automóvel em Portugal, assinalou os seus 40 anos de existência com o encerramento de uma Cápsula do Tempo na qual foram convidadas a participar 40 personalidades de diversas áreas profissionais, com as suas fotografias, objetos e impressões sobre o presente e o futuro da Guarda e da região.


A Cápsula deverá ser desenterrada no dia 1 de Julho de 2050, mas até lá o Escape Livre e os parceiros no projeto – Instituto Politécnico da Guarda, Rádio Altitude, Automóveis Citroën e Agência para a Promoção da Guarda, responsável pela criação da “Encosta do Tempo”, - pretendem realizar ações anuais para assinalar cada ano de passagem.


Neste primeiro ano vão ser desenvolvidas algumas iniciativas, nomeadamente a atribuição de um Prémio Solidário Citroën a uma Instituição Particular de Solidariedade Social da Guarda, no valor de mil euros, com o apoio de Automóveis Citroën.


Para encontrar a IPSS que receberá este valor, as entidades promotoras vão lançar a abertura de candidaturas à sociedade guardense, já que qualquer cidadão poderá sugerir o nome da instituição, bem como as suas necessidades específicas ou a forma como esse valor seria aplicado. Após receção de todas as sugestões, as entidades promotoras reúnem para avaliar e decidir o destinatário do Prémio. A data escolhida para a sua entrega é o Dia Mundial do Sorriso, a 28 de Abril, o que certamente significará alguma alegria e sorrisos para os beneficiários da instituição.


Para além desta ação, o primeiro aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050 será assinalado com a plantação de mais uma árvore na Encosta do Tempo (à semelhança do que aconteceu no dia do encerramento), a gravação da data em mais uma laje no local onde se encontra a Cápsula, o lançamento da segunda chávena da coleção Cápsula do Tempo, lançada pela Agência para a Promoção da Guarda, e ainda uma palestra, a decorrer no dia 1 de julho, por uma das personalidades que participaram na Cápsula.


Para Luís Celínio, do Programa Escape Livre “Esperemos que este gesto de relembrar anualmente a Cápsula do Tempo Guarda 2050 seja um pequeno contributo e uma forma de continuar a avivar a memória, mas também a fomentar a opinião e o debate público sobre a região da Guarda.”



Ano 1 da Cápsula do Tempo

Sem comentários:

Enviar um comentário