WRC- RALLYE DA ALEMANHA


E TUDO A CITROEN LEVOU...LOEB SOMA 8ª VITÓRIA NA ALEMANHA


Sebastien Loeb assegurou a oitava vitória consecutiva no Rali da Alemanha, num fim de semana que dominou da primeira à última especial. O francês está agora a 58 pontos do segundo classificado do mundial, o seu compatriota Sebastien Ogier, e pode arrecadar o sétimo título mundial já no mês que vem no Rali do Japão.
"Foi mais uma vitória muito boa para mim", afirmou satisfeito o hexacampeão mundial. "É incrível, gosto mesmo deste rali."
Atrás de Loeb ficaram mais dois C4 WRC. Dani Sordo que estreou novo navegador na Alemanha, Diego Vallejo, ainda ameaçou lutar pelo primeiro lugar com o colega dde equipa, mas no fim mostrou-se satisfeito com o segundo lugar obtido. Sebastien Ogier subiu ao longo do rali de quinto para terceiro, aproveitando-se da má sorte dos homens da Ford.


Ford aquém das expectativas

Esperava-se uma subida de rendimento da Ford, sobretudo após a vitória de Jari-Matti Latvala na Finlândia, mas a equipa dirigida por Malcolm Wilson viu-se a braços com vários contratempos. Hirvonen teve problemas de transmissão tanto no Sábado como no Domingo e foi obrigado a abandonar.
A Ford depositava em François Duval, regressado ao WRC depois de dois anos em branco, esperança de amealhar pontos preciosos no campeonato. O belga teve, também ele problemas de transmissão na sexta-feira, mas rápido recuperou até ao quinto lugar. Contudo no sábado, no fim do troço mais extenso do rali, Panzerplatte, a traseira do Focus derrapou contra uma pedra, o que resultou no capotanço e inevitável abandono.
Ken Block realizou na Alemanha o seu rali mais consistente de 2010, mas um problema de Alternador no domingo de manhã colocou um ponto final na prova do americano.
Um dos únicos Focus RS WRC a escapar a problemas mecânicos foi o de Jari-Matti Latvala, que apesar de tudo deixou escapar o terceiro posto para Ogier, depois de um despiste na especial de Panzerplatte.
Peter Solberg, após dois furos na sexta-feira, imprimiu um andamento incrível, ganhou cinco especiais do rali, incluindo uma das passagens por Panzerplatte, e recuperou até ao quinto posto final.
Matthew Wilson e Kimi Raikkonen protagonizaram a batalha mais acérrima de todo o rali, digladiando-se pelo sexto posto da geral. Apesar de ter ganho a Superespecial de domingo o finlandês teve de se contentar com o sétimo posto.
Armindo Araújo venceu a classe de produção aos comandos do Mitsubishi Lancer EVO X, superiorizando-se ao neozelandês Hayden Paddon e está agora a 18 pontos do segundo classificado no PWRC.
A estreia de Bernardo Sousa no Rali da Alemanha foi contorbada mas o madeirense conseguiu terminar o rali na 32ª posição final.

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1. Sebastien Loeb Citroen 3h59,38.3
2. Dani Sordo Citroen + 51.3
3. Sebastien Ogier Citroen + 2m13.3
4. Jari-Matti Latvala Ford + 2m33.9
5. Petter Solberg Citroen + 6m47.7
6. Matthew Wilson Ford + 8m46.7
7. Kimi Raikkonen Citroen + 8m50.5
8. Khalid Al Qassimi Ford + 17m36.5
9. Mark van Eldik Subaru + 17m53.0
10. Patrik Sandell Skoda + 17m58.8

18. A. Araujo Mitsubishi + 26m30.1
32. B. Sousa Ford Fiesta + 42m27.8
53. N. Barroso Subaru Impreza + 1h26m23.6



NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário