WRC- RALLYE DA ALEMANHA



LOEB E CITROEN DOMINAM NO ASFALTO GERMÂNICO

O francês Sébastien Loeb já era tido como o grande favorito ao triunfo no Rali da Alemanha e o piloto confirmou o seu favoritismo logo no primeiro dia de prova, terminando o dia com 9,5 segundos. Já esperada, a superioridade dos Citroën ficou bem expressa na etapa inaugural do rali, na medida em que os dois pilotos da equipa oficial da Citroën estão cerca de um minuto na frente do melhor dos Ford.

Loeb e Dani Sordo têm mantido um interessante duelo pela liderança da prova, sendo que, além do primeiro troço do dia em que Loeb ganhou mais de cinco segundos, os dois pilotos têm rodado em tempos muitos semelhantes, se bem que quase sempre com vantagem a pender para o piloto gaulês.
"Foi um bom dia, um pequeno erro neste último troço. Segui em frente num cruzamento e deixei calar o motor. Isso custou-me algum tempo mas está tudo bem. Vamos ver como corre amanhã. Estou a andar no limite", afirmou Loeb no final da derradeira especial do dia aos microfones da World Rally Radio, com Loeb a confirmar que estava a dar o seu máximo.
Para Sordo, o regresso à equipa oficial da Citroën está a ser bastante positiva, ainda para mais contando também com um novo copiloto, Diego Vallejo, com o espanhol a segurar um segundo posto e a evidenciar ritmo semelhante ao de loeb. "Estou muito satisfeito com o carro e com este primeiro dia. Estou muito contente com o navegador, estamos cada vez melhores e cada vez nos entendemos melhor. Amanhã será difícil mas vou tentar pilotar bem como hoje, mas há que ter cuidado com os pneus", disse Sordo.
Para a Ford, a prova teutónica acaba por ser um misto de sensações: se, por um lado, conseguem estar a um nível bem melhor àquele evidenciado na última prova de asfalto, na Bulgária, a verdade é que os pilotos da Ford não conseguem estar ao mesmo nível dos Citroën, com Jari-Matti Latvala a ser o terceiro, mas já a mais de um minuto da frente. Além disso, conta com Sébastien Ogier cada vez mais perto de si.
"Esta posição é um pouco surpreendente. Tem sido um bom dia, mas muito duro. Amanhã, os dois troços grandes serão muito difíceis, temos que nos manter concentrados", afirmou o finlandês. Quanto a Ogier, o piloto do Citroën Junior Team passou por um pequeno susto da parte da tarde ao danificar as jantes dianteira e traseira do mesmo lado, ainda que não tenha sido forçado a parar para trocar de pneu na especial. De manhã, já havia contado com algumas dificuldades ao deixar o motor do seu carro calar-se, perdendo alguns segundos preciosos.
Mikko Hirvonen é o quinto, no outro Ford Focus WRC, não conseguindo acompanhar o ritmo dos Citroën e vendo-se batido por Ogier já na fase final deste primeiro dia. Depois de uma manhã para esquecer, fruto de problemas na transmissão do seu Ford Focus WRC, o belga François Duval voltou a adotar um ritmo rápido e a subir algumas posições na geral. Atualmente, é sexto, logo na frente de Matthew Wilson e Kimi Raikkonen, estes três separados por escassos segundos. O ex-piloto de F1 não contou com uma manhã fácil, mas as passagens da tarde revelaram-se mais frutuosas para o finlandês, que espera melhorar um pouco mais amanhã.
Apostado a recuperar o tempo perdido logo no primeiro troço da manhã, devido a um furo, Petter Solberg não confirmou o velho ditado popular de que "um raio não cai duas vezes no mesmo sítio". Na verdade, quando o norueguês vinha numa toada rápida para recuperar o tempo perdido e tentar chegar aos lugares contíguos ao pódio, um novo furo na derradeira especial do dia fê-lo perder mais dois minutos para Loeb, caindo para nono, atrás de Kimi Raikkonen. Ken Block é o décimo, com o norte-americano a prosseguir a sua aprendizagem aos traçados alemães pelo meio das vinhas, onde os ganchos são em grande número.


Armindo Araújo líder; Bernardo Sousa com problemas

Nas contas dos pilotos portugueses, a tarde trouxe sortes diferentes para Armindo Araújo e Bernardo Sousa. O primeiro continuou a mostrar a rapidez do seu Mitsubishi Lancer Evo X, conseguindo uma liderança no PWRC de 28,4 segundos sobre Hayden Paddon. No entanto, e num episódio 'caricato', Araújo perdeu algum tempo na última especial do dia, devido a Bernardo Sousa, com o piloto do Ford Fiesta S2000 a 'tapar' Araújo por algum tempo, com os dois a chegarem-se mesmo a tocar. Um incidente imediatamente sanado pelos dois pilotos, com Sousa a pedir desculpas.
O piloto do Fiesta S2000 não teve uma ronda vespertina fácil, com a sua tarefa a ser dificultada pela avaria na direção assistida do seu carro logo na especial inaugural da tarde. Logo então o piloto madeirense considerava a hipótese de não continuar em prova devido ao esforço necessário para contornar os muitos ganchos das estradas alemãs. No final do dia, Sousa acusava o esforço: "Não tenho direção assistida e estou exausto. Não tenho mais nada para dar. O meu navegador vai levar o carro até ao parque de assistência porque eu já não consigo. Pode ser que descubramos que ele tem talento e amanhã seja ele a pilotar o carro", gracejou o líder do nacional de Ralis.
Nuno Barroso Pereira, a fazer apenas a sua segunda prova de PWRC, tem demonstrado uma boa prestação, mesmo se os seus tempos têm sido modestos. Sem cometer erros, Barroso Pereira tem estado em bom nível, chegando ao final do dia no nono posto.

CLASSIFICAÇÃO 1ª ETAPA

1. Sebastien Loeb Citroen 1h18m52,5s
2. Dani Sordo Citroen + 9,5s
3. Jari-Matti Latvala Ford + 1.04,7s
4. Sebastien Ogier Citroen + 1.10,9s
5. Mikko Hirvonen Ford + 1.14,5s
6. Francois Duval Ford + 3.10,4s
7. Matthew Wilson Ford + 3.15,1s
8. Kimi Raikkonen Citroen + 3.22,8s
9. Petter Solberg Citroen + 4.47,7s
10. Ken Block Ford + 5.42,3s
20. Armindo Araújo Mitsubishi +9.27,2s
31. Bernardo Sousa Ford +12.12,6s
48. Barroso Pereira Subaru +16.45,8s



NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário