IRC - BARUM CZECH RALLYE














Comunicado Peugeot Sport


Na boca do lobo!



Nona etapa do IRC de 2010, o Barum Czech Rally Zlin desenrola-se na República Checa, a casa dos adversários – pilotos e veículos – mais temíveis dos Peugeot 207 S2000. É por isso que os especialistas do veículo francês fazem esta deslocação com ambições reais, definidas, mas com algum realismo.

Kris Meeke (Peugeot UK) prudente nas suas ambições

Em 2009, lançado para o seu primeiro título no IRC, Kris Meeke terminou o Barum Rally Zlin na segunda posição. Esta constatação leva o piloto da Peugeot UK a mostrar-se prudente nas suas ambições. “Este ano, em função do que aprendemos no início da temporada, ficarei contente se terminar no pódio. Adoro o Barum Rally! É a etapa do IRC que mais se assemelha com o que encontrei no meu país, a Irlanda. É rápido, perigoso, variado, surpreendente, etc. O desafio é permanente, uma vez que as diferenças de aderência são constantes.” Para enfrentar o difícil terreno checo, Kris considera estar melhor preparado do que há doze meses atrás. - “Não há qualquer dúvida: os engenheiros da Peugeot trabalharam bem. O 207 S2000 deu um salto em frente relativamente ao conforto de condução. Progressivas e previsíveis, as suas reacções permitem-me abordar com confiança as lombas e as alterações de “grip”. Estou entusiasmado, mas refreio o meu optimismo ao pensar no número de vezes em que, este ano, acreditei em demasia.” Apesar disso, Kris Meeke continua igual a si próprio: “A minha forma de abordar os ralis não é diferente. Matematicamente, o título ainda é possível. Por isso, vou tentar a minha sorte até ao fim. Nunca irei desistir!”
Bryan Bouffier, que disputa o Campeonato de França e o Campeonato da Polónia, será um reforço para esta prova.

 Para defender as cores dos 207 S2000, o piloto da Peugeot UK poderá contar com o apoio de Bryan Bouffier, experiente na prova checa, tendo terminado a mesma na terceira posição em 2008. “Do ponto de vista da pilotagem, é um rali espantoso”, confirma o francês. “A prova é muito popular e a sua atmosfera é fantástica.”
No final do mês de Julho, Meeke e Bouffier realizaram uma sessão de testes para definir as afinações em função deste terreno tão particular.
“O compromisso entre a facilidade de condução e a eficácia não é fácil de obter”, analisa Bryan. “O veículo deve absorver as frequentes irregularidades do piso e, ao mesmo tempo, manter a eficácia nas curvas mais rápidas em apoio. Seja como for, farei tudo para obter o máximo de pontos para a Peugeot no Challenge IRC de Construtores.”

Theirry Neuville prossegue a sua experiência internacional.

Na República Checa, Thierry Neuville fará a quarta das suas seis participações em 2010 ao volante do 207 S2000 inscrito pela Peugeot Bélgica-Luxemburgo. “Como praticamente em todas as etapas deste ano, vão ser uma descoberta e aprendizagem completas”, sublinha o jovem belga. “Já não conduzo o veículo desde o Rallye d’Ypres.” Thierry, recordemos, tinha terminado a etapa do seu país num belíssimo terceiro lugar e primeiro entre os pilotos da Peugeot. “Como primeira prioridade, vou ter de reencontrar os meus automatismos e, em seguida, aumentar progressivamente o ritmo, tendo em conta os meus limites, uma vez que o meu veículo não está equipado com as últimas evoluções de que beneficiam o Kris e o Bryan.” Nada menos que onze Peugeot 207 S2000 estarão à partida do Barum Rally Zlin, entre os quais a unidade inscrita pela Peugeot Turquia para Burçu Cetinkaya que, também ela, prossegue a sua aprendizagem dos diferentes ralis europeus.



Principais inscritos:

1. Juho Hänninen Skoda Fabia S2000
2. Kris Meeke Peugeot 207 S2000
3. Vaclav Pech Mitsubishi Evo IX
4. Corrado Fontana Peugeot 207 S2000
5. Jan Kopecky Skoda Fabia S2000
6. Bryan Bouffier Peugeot 207 S2000
7. Freddy Loix Skoda Fabia S2000
8. Andreas Mikkelsen Ford Fiesta S2000
9. Guy Wilks Skoda Fabia S2000
10. Pavel Valousek Skoda Fabia S2000
11. Thierry Neuville Peugeot 207 S2000
12. Roman Kresta Skoda Fabia S2000
Etc….

Horário do rali:

ES1 – Sexta-feira, 27, a partir das 21h15. (9 km 36)
ES2 a ES9 – Sábado, 28, a partir das 8h30 (8 provas especiais, ou seja, 138,9 km cronometrados).
ES10 a ES17 – Domingo, 29, a partir das 7h30 (8 provas especiais, ou seja, 126,4 km cronometrados). Chegada às 15h24.
 
 
 
NUNO DINIS
Press Release Peugeot Sport

Sem comentários:

Enviar um comentário