CLUBE ESCAPE LIVRE


Todo Terreno com regresso à Idade Média

Eram 70 e vieram de vários cantos do País em viaturas de todas as marcas. Aceitaram o Desafio FirstStop Bridgestone e partiram para uma aventura inesquecível. Subiram ao Hotel Serra da Estrela, em forma de perspetiva sobre os vales e montes e de abertura de cortina sobre a extraordinária paisagem que viriam a percorrer nos dois dias seguintes, e terminaram no Hotel Astoria nas Termas de Monfortinho, com um memorável jantar medieval.
O desafio começou na sexta-feira. Depois de um jantar e algumas recomendações sobre o estado e pressões dos pneus e a condução TT, era hora de experimentar, na etapa noturna, os prazeres do todo terreno nalguns trilhos, nas imediações das Penhas da Saúde, com vista sobre grande parte da Cova da Beira.
No sábado, a serra da Gardunha revelava também o que é capaz de oferecer, com a caravana a trilhar os seus espetaculares corta-fogos com temperaturas já muito quentes, pelo que o cuidado da organização em colocar uma roulotte em plena serra para uma bebida fresca, um café e uma fartura feita na hora, deliciou os participantes. Na chegada a Idanha-a-Nova, e antecedendo o almoço, teve lugar interessante visita ao Centro Cultural Raiano. Já no início da tarde, a parte cultural, nunca esquecida pelo Escape Livre, continuou com a visita guiada na aldeia histórica de Idanha-a-Velha. Passagem ainda pelo alto de Penha Garcia antes da entrada na Herdade do Vale Feitoso, acompanhada pelos técnicos, e que permitiu observar, em algumas escarpas rochosas, uma enorme comunidade de grifos e abutres.
À noite, momento alto do programa, com um jantar medieval onde todos tiveram direito a vestes à época e a um espetáculo que permitiu recuar no tempo e conhecer como era um jantar nas cortes medievais, retemperando forças à moda antiga e preparando estes aventureiros para as atividades dos tempos modernos que iriam decorrer no dia seguinte.
Domingo amanheceu com calor e as equipas entusiasmaram-se com as provas de Navegação, Tiro e principalmente Canoagem, onde alguns ganharam direito a banho forçado, mas bem refrescante, no conjunto turístico do Clube de Pesca e Tiro de Monfortinho.
Armindo Jacinto, vice-presidente da câmara de Idanha e Presidente do Geopark NaturTejo, agradeceu ao Clube, referindo como “é importante uma associação com o prestígio e dinâmica do Clube Escape Livre trazer tantas pessoas a conhecer o nosso concelho. Tenho a certeza que voltarão”, afirmou.
Já para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “o sucesso do Desafio FirstStop Bridgestone continua a demonstrar a necessidade deste tipo de ações e como elas são, simultaneamente, do agrado dos participantes e importantes para as zonas onde se desenvolvem”.







NUNO DINIS
PHOTOS: CLUBE ESCAPE LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário