RALLYE DE PORTUGAL 2012





Latvala impõe-se no “Qualifying”

mas Hirvonen será o primeiro na estrada



Ford e Citroen optaram por estratégias opostas


A “qualifying stage”, da edição 2012 do Vodafone Rally de Portugal viu os dois pilotos da equipa oficial de Ford serem os mais rápidos, à frente dos dois Citroen oficiais, que ficaram nas posições imediatas.

Houve, então, que escolher a ordem de partida para a primeira etapa, com os pilotos a fazerem a definirem a sua opção, pela ordem de classificação e ficou patente as estratégias opostas entre as duas equipas.

Foi o finlandês Jari-Matti Latvala (Ford), quinto a entrar em acção, a registar o melhor tempo, com 3.01,8m, com o norueguês Petter Solberg (Ford) a registar a segunda marca, após os 4,96 km da especial, com o norueguês a admitir que podia ter sido mais rápido, caso não tivesse hesitado num cruzamento.

O francês Sebastien Loeb gastou 3.04,2, foi quarto da geral, e ficou satisfeito com o resultado, tanto mais que optou por não correr riscos numa especial que estava muito escorregadia.

O seu colega de equipa, o finlandês Mikko Hirvonen, foi 0,017 s. mais rápido do que o campeão do Mundo e assegurou o terceiro lugar, com o piloto a admitir ter cometido pequenos erros, mas a mostrar-se satisfeito com o resultado.

Com a classificação da “qualificação” definida, os pilotos escolheram, numa cerimónia pública, no Parque de Assistência, a posição em que queriam sair para a estrada na primeira etapa.

E houve muita dúvida quanto aquela que seria a posição ideal de sair para a estrada, face às condições atmosféricas previsíveis: se chover, partir na frente pode ser uma vantagem, mas se isso não acontecer, partir mais atrás pode ser melhor, apesar de ter de se enfrentar o pó levantado pelos carros anteriores, mas tendo a vantagem de encontrar a pista mais limpa.

No entanto, o pó pode ser um problema acrescido, tanto mais que as três primeiras especiais são corridas de noite, o que, por si só, dificulta a visibilidade, com o pó que fica no ar a torná-la ainda menor.

Para tentar diminuir a quantidade de pó, levantada pelos carros, que passam a organização vai regar a estrada, mas os pilotos não têm a certeza que isso possa diminui-lo.

Primeiro a escolher a sua posição, Jari-Matti Latvala optou por uma estratégia de risco ao decidir largar de 17.º, com a convição de que não vai chover e encontrará a estrada mais limpa, o que lhe permitirá ter melhor aderência.  O seu companheiro de equipa, Petter Solberg, segundo no “qualifying”, fez uma opção semelhante e decidiu ser 16.º, à frente do seu colega de equipa.

Latvala explicou, assim, a sua opção: «Temos a convicção de que é melhor ter a estrada limpa e enfrentar os eventuais problemas do pó. Podemos ter problemas com as pedras, mas esses serão para todos, Sei que se estiver pó, então será um problemas, mas como os organizadores disseram que iam regar a estrada, espero que isso ajude. Discutimos muito tempo, entre nós, e trabalhámos muito para fazermos o melhor rali. Estou surpreendido com as escolhas da Citroen. Admitia que um carro fosse na frente, mas não esperava que fossem os dois a fazê-lo. Vai ser excitante, porque fizemos escolhas completamente diferentes na abordagem ao rali. Penso que a nossa estratégia é arriscada, mas se formos pelo seguro, pode ser difícil apanhar os nossos adversários»

A Citroen foi pelo caminho oposto, com os seus dois pilotos a abrirem a estrada, depois de serem o terceiro e o quarto a escolherem, em consequência da posição no “qualifying”.

E foi Mikko Hirvonen que explicou a razão da opção: «Não assumimos que vá estar seco e se a chuva aparecer prefiro ser o primeiro na estrada. Para mim é uma escolha segura. Se estiver seco e houver vento, talvez a posição do Jari seja melhor, mas é uma jogada arriscada. Posso perder 20 segundos nas três especiais, mas se estiver pó ele perde, no mínimo, meio minuto. Decidimos qual era a nossa posição ideal, depois da Ford ter feito a sua escolha».

A ordem de partida para o primeiro dia é a seguinte:

1.º        Hirvonen
2.º        Loeb
3.º        Tanak
4.º        Sordo
5.º        Ketomaa
6.º        Neuville
7.º        Araujo
8.º        Prokop
9.º        Al Attiyah
10.º      Oliveira
11.º      Van Merksteijn
12.º      Kuipers
13.º      Sandell
14.º      Ostberg
15.º      Novikov
16.º      Solberg
17.º      Latvala



Todas as informações em www.rallydeportugal.pt






NUNO DINIS

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