CLUBE ESCAPE LIVRE



Uma Festa com novo recorde!


O Raid do Bucho e Outros Sabores, organizado pelo Clube Escape Livre, já é mais do que um encontro de apreciadores do todo terreno, que em largas dezenas, se juntam todos os anos no concelho de Almeida para descobrir a paisagem, a história e o património e libertar adrenalina. Este é um evento que atrai também pela gastronomia da região beirã e raiana e pelo convívio, com os participantes a juntar-se ao Almoço e Festa do Bucho que este ano bateu novo recorde: 400 pessoas, mais cem que no ano anterior. No final, os participantes ficaram encantados com este passeio de descobertas, prometendo regressar à região.

Almeida foi o centro de atividade em mais um Raid do Bucho e Outros Sabores. Com um amanhecer de sábado que contrariava as temperaturas amenas dos dias anteriores, ainda foi possível inaugurar, de manhã, a componente histórica deste passeio. Uma oficina pedagógica de tiro de infantaria e artilharia foi seguida do relaxante exercício matinal de percorrer a fortaleza a pé, onde os participantes ficaram maravilhados pela preservação da construção e a paisagem circundante.

Depois de um almoço que serviu para retemperar energias, a caravana partiu para uma primeira etapa todo terreno extraordinária, a percorrer o planalto raiano entre paisagens portuguesas e espanholas. As três passagens a vau da Ribeira das Cabras, rio Noemi e rio Côa foram espetaculares, proporcionando a adrenalina que sempre motiva os participantes a superar estas provas com maior ou menor dificuldade.

A chuva que tinha caído durante a noite levou a um amanhecer de Domingo mais solarengo e facultou um piso com menos pó. A subida dos corta fogos perto de Castelo Mendo e nova passagem pelo rio acabaram por fechar com chave de ouro o percurso, mesmo antes da reconstituição histórica que teve lugar no largo da Freineda, que repetiu disparos e cheiro a pólvora de há cerca de 200 anos atrás, uma cortesia do grupo GRHMA que agradou a centenas de espectadores. 

Do Largo de Santa Eufêmia vinham já os aromas do rei desta festa de tradição: o Bucho cozido, que acabou por ser servido, minutos depois, a mais de 400 pessoas, numa refeição onde não faltaram outros enchidos, queijo e requeijão, pão e vinho da região, além das sobremesas típicas. Este foi o culminar de mais uma festa que seguiu com muita música e animação tarde fora.

Para o presidente da freguesia de Freineda, Miguel Simões, o balanço é muito positivo: “Há sete anos que se realiza este evento, e todos os anos atraímos cada vez mais pessoas a provar este prato raiano, o bucho. Faço um balanço ótimo, quer pela parte da recriação histórica, quer pela parceria com o Clube Escape Livre, quer pela adesão dos populares a este evento, pelo que devemos estar todos contentes com o trabalho realizado ao longo dos anos”.

Já para o presidente do Clube Escape Livre, Luis Celínio, trata-se de “mais um evento cumprido com êxito e com todos os objetivos alcançados”.

O Raid do Bucho e Outros Sabores tem o apoio da Junta de Freguesia de Freineda e da Câmara Municipal de Almeida, e a colaboração da ValorPneu, Camel Active, Bridgestone, FirstStop, SPAL, Intermarché/Guarda, Dom Digital e o Dacia Duster 4X4 como viatura oficial. De salientar a colaboração das revistas Autofoco e Off Road, RFM e Rádio Altitude, dos jornais Diário de Coimbra e A Guarda e dos sites Lusomotores, TTVerde e Autoandrive.








NUNO DINIS
PHOTOS: Clube Escape Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário