TT BAJA CARMIM




Nuno Matos e Filipe Serra começaram da melhor maneira a sua participação na temporada desportiva de 2012, assegurando este domingo, em Tavira, os 25 pontos da vitória na Baja CARMIM, a primeira de seis provas que compõem o calendário oficial do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.
Apesar do primeiro lugar na prova ter pertencido a Christian Lavieille, a verdade é que o resultado do piloto francês em nada interfere nas contas do campeonato português, pelo que Nuno Matos e Filipe Serra deixam o Algarve como líderes da tabela absoluta de Pilotos e Navegadores, num resultado que abre excelentes perspetivas à dupla de Portalegre neste segundo ano de presença na principal categoria do todo-o-terreno nacional.
É um 2º lugar que sabe a vitória e que nos coloca, desde já, com uma vantagem importante face aos nossos principais adversários na luta pelo título nacional. É claro que ainda faltam mais cinco provas para o final do campeonato e que muita coisa pode ainda acontecer… Mas é óbvio que saio daqui muito satisfeito, não só pelo resultado mas, sobretudo, pela inequívoca demonstração de fiabilidade do nosso Astra Proto, logo numa prova tão longa e exigente como esta”, afirmou Nuno Matos à chegada ao pódio em Tavira, após quase 320 km de um longo e duro Setor Seletivo.

Depois de ontem ter fechado o primeiro de competição na liderança da corrida, com uma curta vantagem de 12,3 segundos sobre o segundo classificado, o piloto do Astra Proto acabou por ter hoje um início de prova bastante difícil, resultado de dois furos praticamente consecutivos nos 70 km iniciais, numa altura em que piloto procurava forçar o ritmo para minimizar a paragem que tinha planeado cumprir na primeira Zona de Assistência (km 76).
Apesar do muito tempo perdido com estas três paragens, a verdade é que Nuno Matos nunca deixou de ser um dos mais rápidos em pista, beneficiando depois de ter pneus novos montados no seu Astra Proto para atacar a fundo na segunda metade do percurso e rapidamente colocar-se na vice-liderança, já a salvo de qualquer aproximação por parte do seu perseguidor mais direto.
“Logo que passámos para a frente da classificação dos portugueses, assumimos que não valeria a pena arriscar tudo para recuperar algum terreno para o Christian Lavieille. É verdade que ainda chegámos a ganhar-lhe algum tempo a meio do percurso, mas como ele não interferia para as contas do campeonato, preferimos salvaguardar o nosso 2º lugar e garantir os 25 pontos no final”, justificou Nuno Matos, cuja maior dificuldade nos quilómetros finais foi mesmo encontrar o ritmo certo para não perder a concentração e evitar qualquer percalço que comprometesse o resultado.
“Se pensarmos que há ano um desistimos nesta mesma baja logo na Super Especial, é evidente que só podemos sair daqui satisfeitos com este resultado, que valida todo o trabalho de desenvolvimento que realizámos ao longo da pré-época. Além de sentir-me mais rápido, sinto agora outra confiança no carro e um prazer ainda maior na sua condução. Enfim, posso assegurar que diverti-me bastante nesta prova”, concluiu Nuno Matos, que parte agora para o Ervideira Rali TT (21 a 22 de abril) determinado em defender a liderança de um dos mais competitivos campeonatos de TT da Europa.
A título de curiosidade, refira-se que esta primeira prova do CPTT foi dominada em toda a linha por pilotos de Portalegre, já que além da vitória de Nuno Matos em termos absolutos, também Francisco Gil e Vítor Caeiro garantiram o triunfo respetivamente nas categorias T2 e T8.


CLASSIFICAÇÃO FINAL

Cl. Piloto/Navegador Viatura Tempo/Dif.
1º Christian Lavielle/Xavier Panseri Proto Dessoude 5h03m24s
2º Nuno Matos/Filipe Serra Astra Proto a 10m58,4s
3º José Mendes/Carlos Bexiga Mitsubishi L200 a 34m37,2s
5º Francisco Gil/Filipe Rasteiro Nissan Navara a 37m51,5s
6º João Rato/Paulo Torres Mazda BT 50 a 39m42,8s
7º Vítor Caeiro/Teresa Carona Nissan Pick Up a 50m52,4s
8º Harald Becker/Carlos Gonçalves Nissan Pick Up a 58m39,5s

CAMPEONATO (Após 1 prova)
Pilotos – Absoluto: 1º Nuno Matos, 25 pontos; 2º José Mendes, 18; 3º Francisco Gil, 15; (…)



NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário