RALLYE DE PORTUGAL 2012

30 MARÇO 2012

TAVIRA

TAVIRA ZE 10GPS N 37º 10.091' / W 7º 39.591'
Ao km 134,9 da EN 125 (Faro-V.R.S. António) virar à esquerda na direção Tavira/Cachopo; 250m depois à direita para Ermida N.S. Saúde/Alcaria do Cume/Cachopo; 2,7km depois à esquerda e logo na segunda à direita; 700m depois à esquerda; 350m depois entra em caminho de terra depois de passar sob o viaduto; 850m depois está na ZE.
A aproximação e abordagem a este gancho, puro e duro, proporcionará emoções fortes. A travagem será violenta e a colocação do carro fundamental, para não perder muito tempo. O espetáculo aqui é garantido.

TAVIRA ZE 11GPS N 37º 10.212' / W 7º 39.688'
Ao km 134,9 da EN 125 (Faro-V.R.S. António) virar à esquerda na direção Tavira/Cachopo; 250m depois à direita para Ermida N.S. Saúde/Alcaria do Cume/Cachopo; 2,7km depois à esquerda e depois em frente, direção Alcaria do Cume/Cachopo; 3,5km depois está em Vale do Junco e 1,5km depois, ao km 34,0 da EN 397, virar à direita para estrada de terra, direção Tavira/Carreira de Tiro/Jardim de Bonsai; 350m depois seguir sobre a esquerda; 1350m depois encontra a ZE.
A saída de uma curva apertada à esquerda será o inicio de uma ampla e espetacular visão de uma variedade de situações, seguindo-se uma longa reta e uma forte travagem para uma passagem a vau, para abordagem a uma longa direita que fará as delicias daqueles que apreciam boa condução.
Visibilidade -3 Espetacularidade - 3 Acessos - 3

TAVIRA ZE 12
GPS N 37º 11.158' / W 7º 39.523'

Ao km 136,0 da EN 125 (Faro-V.R.S. António) virar à esquerda na rotunda direção Fonte Salgada; 700m depois em frente na rotunda, direção Ermida N. S. da Saúde/Fte. Salgada; 2,05km depois de passar a placa Fonte Salgada, virar à esquerda para caminho de terra, direção Colos/Zimbral/Cachopo/Eira da Palma; 1,3km depois seguir pela esquerda, direção Colos/Zimbral/Cachopo; 650m depois à direita, direção Colos/Zimbral/Cachopo; 600m depois à esquerda, direção Colos/Zimbral/Cachopo; 400m depois à esquerda, direção Zimbral/Cachopo; 300m depois chega à ZE.
Vindos de uma zona rápida mas encadeada no topo da colina, os pilotos terão de se aplicar para negociarem a apertada curva à esquerda. O facto da zona se encontrar num cabeço, mesmo por cima da pista, alia conforto, ampla visão e segurança à espetacularidade desta sequência.

TAVIRA ZE 13GPS N 37º 11.622' / W 7º 40.173'

Ao km 134,9 da EN 125 (Faro-V.R.S. António) virar à esquerda na direção Tavira/Cachopo; 250m depois à direita para Ermida N.S. Saúde/Alcaria do Cume/Cachopo; 2,7km depois à esquerda e depois em frente, direção Alcaria do Cume/Cachopo; 3,5km depois está em Vale do Junco e 1,5km depois, ao km 34,0 da EN 397, seguir em frente; 1,15 km depois, ao km 32,9 da EN 397 virar à direita para estrada de terra, direção Zimbral; 1,8km depois virar à esquerda; 400m depois está na ZE.
Esta é a zona espetáculo por excelência. A estrondosa visibilidade, conjugada com a abordagem a um gancho direita, são razão suficiente para quem gosta de ver bastante e ao mesmo tempo adora curvas apertadas.
Visibilidade – 3 Espetacularidade - 3 Acessos - 3

TAVIRA ZE 14
GPS N 37º 11.816' / W 7º 40.173'

Ao km 136,0 da EN 125 (Faro-V.R.S. António) virar à esquerda na rotunda direção Fonte Salgada; 700m depois em frente na rotunda, direção Ermida N. S. da Saúde/Fte. Salgada; 2,05km depois de passar a placa Fonte Salgada, virar à esquerda para caminho de terra, direção Colos/Zimbral/Cachopo/Eira da Palma; 1,3km depois seguir pela esquerda, direção Colos/Zimbral/Cachopo; 650m depois à direita, direção Colos/Zimbral/Cachopo; 600m depois em frente, direção Ribeirinha/Corte Besteiros; 1,55km depois virar tudo para trás em gancho à esquerda; 550m depois sobre a esquerda; 1km depois à esquerda; 550m depois à esquerda, junto a uma casa; 150m depois à direita; 1,9km depois chega à ZE.
Esta zona é uma verdadeira transmissão em direto de uma boa parte do troço. Mais de um quilómetro, em linha de cumeeira, num autêntico serpentear de montanha. Belas sequências de curvas rápidas e médias. O facto de a zona se encontrar num cabeço, mesmo por cima da pista, alia conforto, ampla visão e segurança, à Espetacularidade desta sequência.
Visibilidade - 3 Espetacularidade - 3 Acessos - 2

TAVIRA ZE 15GPS N 37º 14.285' / W 7º 38.359'

Ao km 136,0 da EN 125 (Faro-V.R.S. António) virar à esquerda na rotunda direção Fonte Salgada; 700m depois em frente na rotunda, direção Ermida N. S. da Saúde/Fte. Salgada; 2,05km depois de passar a placa Fonte Salgada, seguir em frente; 1,75km depois voltar à direita entre construções; 3,4km depois à esquerda, direção Umbrias de Camacho; 4,1km depois chega à ZE.
Os pilotos deixam momentaneamente a terra para entrarem a fundo num asfalto pouco confiante. A sequência que antecede esta passagem reveste-se de interesse acrescido pelas dificuldades do percurso.
Visibilidade - 2 Espetacularidade - 2 Acessos - 3

TAVIRA ZE 16GPS N 37º 14.743' / W 7º 39.057'

Ao km 136,0 da EN 125 (Faro-V.R.S. António) virar à esquerda na rotunda direção Fonte Salgada; 700m depois em frente na rotunda, direção Ermida N. S. da Saúde/Fte. Salgada; 2,05km depois de passar a placa Fonte Salgada, seguir em frente; 1,75km depois voltar à direita entre construções; 3,4km depois à direita, direção Estorninhos; 1,7km depois à esquerda, direção Estorninhos/Faz Fato; 550m depois à direita, direção Faz Fato; 3,85km depois à esquerda, direção Vale de Ebros/Bemparece/Cintados/Ebros; 2,55km depois à direita, direção Bemparece/Cintados/Ebros; 3,7km depois à esquerda, direção Casa Queimada; 2,7km depois em frente, na placa Umbrias de Camacho; 2,2km depois está a ZE.
Para aqueles que gostam de se instalar atempadamente e deliciar-se com a paisagem envolvente, esta é a zona de eleição. Gozando de uma ampla visibilidade, conforto e segurança, o encadeamento de curvas possíveis de serem vistas é enorme.

Tavira

ALCARIAS

ALCARIAS ZE 17
GPS N 37º 14.646' / W 7º 44.066'

Ao km 19,3 da EN 397 (Tavira-Cachopo) vire à esquerda, direção Alcaria do Cume; 800m depois encontrará a ZE.
Este gancho fez parte do antigo troço de Serra de Tavira, o de Alcaria do Cume, com uma aproximação rápida e muito interessante, que promete bons momentos de condução.
Visibilidade -3 Espetacularidade -3 Acessos - 3

ALCARIAS ZE 18GPS N 37º 14.797' / W 7º 44.264'

Em Santa Catarina da Fonte do Bispo, na EN 270 (Tavira-S. Brás Alportel), virar à direita em direção a Porto Carvalhoso; 2,45km depois, na placa Porto Carvalhoso, sobre a direita; 5,35km depois em frente; 11,2km depois, deixando para trás as povoações de Malhada do Judeu e Alcaria Fria, chega à ZE.
Para quem gosta de ver pilotos a dominarem o asfalto com pneus de terra, esta é a zona de eleição. Uma descida bastante técnica que terminará numa travagem bastante forte para uma esquerda apertada de regresso à terra.
Visibilidade - 2 Espetacularidade - 3 Acessos - 3

Alcarias

S.BRAS DE ALPORTEL

S. BRÁS DE ALPORTEL ZE 19
GPS N 37º 13.316' / W 7º 50.003'

Recomendado apenas para veículos 4x4. Em Santa Catarina da Fonte do Bispo, na EN 270, virar à direita para Porto Carvalhoso; 2,25km depois de Bemparece virar à esquerda para estrada de terra; 950m depois de passar uma primeira ribeira seguir pela direita; 500m depois atravessar outra ribeira e seguir pela esquerda até à ZE.
Zona de enorme visibilidade, em que se pode assistir à evolução dos concorrentes ao longo de mais de um quilómetro, numa descida espetacular e com muita condução. Depois de atravessarem uma linha de água, os pilotos entram na subida que dá acesso à ZE, numa sequência esquerda/direita interessante. Acesso apenas aconselhável a motos ou 4x4.
Visibilidade - 3 Espetacularidade - 3 Acessos - 1

S. BRÁS DE ALPORTEL ZE 20
GPS N 37º 12.565' / W 7º 50.608'

Ao km 723 da EN 2 (Faro-S.B. Alportel) seguir na rotunda para Tavira; 1km depois continuar para Tavira; 750m depois à esquerda para S. Brás de Alportel; 250m depois à direita para Mealhas; 950m depois no stop à esquerda; 800m depois no stop à direita para Almargem/Arimbo/Bico Alto; 400m depois à direita para Arimbo/Almargem; 3km depois à esquerda para caminho de terra; sempre em frente até à ZE.
Fase interessante da classificativa, com os concorrentes a surgirem à saída de um topo à direita para uma ligeira descida, com uma sequência esquerda/direita muito rápida e uma longa recta com grande visibilidade.
Visibilidade - 2 Espetacularidade - 2 Acessos - 2

S. BRÁS DE ALPORTEL ZE 21
GPS N 37º 12.698' / W 7º 53.607'

Em Alportel, ao km 718,6 da EN 2 (Faro -Almodôvar), seguir à direita para Cabeça do Velho/Javali/Cova da Muda; 100m depois à direita, entre casas; passar Cova da Muda e seguir sempre em frente até à ZE.
Sem dúvida uma das melhores ZE do rali, numa parte do troço que cruza uma estrada municipal de asfalto, com excelente visibilidade, com uma fase muito rápida antes do miradouro e do asfalto, para continuar a subir espetacular, sempre rápida, com uma esquerda de grande recorte.^

S. BRÁS DE ALPORTEL ZE 22
GPS N 37º 12.708' / W 7º 54.310'

Em Alportel, ao km 718,6 da EN 2 (Faro - Almodôvar), seguir à direita para Cabeça do Velho/Javali/Cova da Muda; 100m depois à direita, entre casas; 450m depois da placa Cova da Muda à esquerda, direção Barragem, entrando em estrada de terra a seguir; 400m depois à direita com vala funda e depois 1,7 sempre em frente até ZE.
Zona em planalto com boa visibilidade e muito espaço para o público, com uma fase muito rápida do troço, em que se pode assistir a uma direita de grande espetáculo para esquerda em que a estrada estreita ligeiramente.