WTCC 2012

Yvan Muller bisa vitória, Tiago Monteiro desiste


Yvan Muller sai de Monza instalado no comando da classificação do Campeonato do Mundo de Turismos, com duas vitórias, com um carro superior mas também com muita sorte à mistura. Tiago Monteiro, por seu lado, somou zero pontos, desta vez abandonando na penúltima volta.

Norbert Michelisz dominou a primeira metade da prova, com um BMW claramente mais lento que os carros dos perseguidores, mas mantendo sempre na trajetória ideal de corrida e segurando nas travagens os seus adversários. Foi apenas quando o BMW do piloto húngaro atropelou um pombo que o carro começou a perder velocidade (provavelmente, danos no radiador), fazendo-o perder vários lugares.

Muller aproveitou para passar para o comando, ele que já tinha estado envolvido numa colisão entre os três Chevrolet Cruze na variante Rettifilio, dos quais todos escaparam, mas que acabou por levar ao abandono de Gabriele Tarquini. Alain Menu, que teve alguns danos no carro no início da corrida, ainda se chegou a 'mostrar' ao seu colega, mas acabou por ficar com o segundo posto, à frente de Rob Huff.

Tom Coronel perdeu o pódio apenas a duas voltas do fim, depois de ter lutado pela liderança com Michelisz. Além de um BMW que parecia menos equilibrado, também algumas tentativas de ultrapassar por fora acabaram por abrir a porta para os Chevrolet.

Stefano d'Aste (vencedor dos Independentes) e Franz Engstler também beneficiaram dos problemas de Michelisz para terminar em quinto e sexto, enquanto Alex MacDowell pagou por alguma fogosidade ao cair para oitavo nas últimas voltas, apesar do Cruze da Bamboo ter um andamento capaz de rivalizar com os Chevy oficiais.

Alberto Cerqui e Rickard Rydell, que teve um péssimo arranque, acabaram por fechar o pódio. Tiago Monteiro ainda chegou a rodar em nono, à frente de Cerqui, mas o seu SEAT Leon TDI, cujo desenvolvimento parou em 2010, não tinha andameto para os seus adversários, levando o português a um fim prematuro da prova.

Em resumo, Yvan Muller começou o campeonato em grande, com duas vitórias, e Robert Huff com dois pódios, reduziu as perdas. Tiago Monteiro teve azar ao abandonar por duas vezes, numa competição muito equilibrada onde se continua a assitir a muita e boa ação em pista.

Classificações

2ª corrida

1º Yvan Muller 9 Volta

2º Alain Menu a 0.307s

3º Robert Huff a 0.613s

4º Tom Coronel a 0.993s

5º Stefano D a 6.125s

6º Franz Engstler a 6.705s

7º Alex MacDowall a 7.247s

8º Norbert Michelisz a 10.238s

9º Alberto Cerqui a 12.663s

10º Rickard Rydell a 14.066s

 

1ª Corrida

1º Yvan Muller 12 voltas

2º Robert Huff a 0.446s

3º Gabriele Tarquini a 2.305s

4º Rickard Rydell a 2.745s

5º Tom Coronel a 3.796s

6º Pepe Oriola a 6.111s

7º Alain Menu a 6.326s

8º Alex MacDowall a 8.287s

9º Norbert Michelisz a 8.431s

10º Alberto Cerqui a 9.257s



NUNO DINIS´

Sem comentários:

Enviar um comentário