CARLOS SOUSA




Carlos Sousa renova ligação com a Great WallMotors e confirma presença no Dakar de 2013
Maior construtor automóvel independente da China prolonga vínculo com o piloto português para a próxima edição do rali e confirma a construção de um novo carro de raiz para o Dakar de 2014
Programa desportivo para este ano será definido no próximo mês de Abril, mas deverá incluir a participação em pelo menos uma prova internacional e um mínimo de duas sessões  de testes
Depois de em Janeiro passado ter superado as melhores expetativas na sua estreia com a Great Wall Motors, garantido a melhor classificação de sempre de um construtor chinês no maior e mais exigente rali do mundo, Carlos Sousa tem já garantida nova participação no Dakar do próximo  ano  ao  volante  de  um  SUV  Haval. Apesar do anterior contrato ser válido apenas para o Dakar 2012, os responsáveis pela Great Wall Motors manifestaram, desde logo, a intenção de prolongar e mesmo reforçar a ligação com o piloto português, confiando-lhe, inclusivamente, o desenvolvimento de um novo e mais evoluído carro que o construtor chinês pretende estrear no rali Dakar de 2014.
“Apesar dos sinais que ia recebendo indicarem que esse seria o caminho, a verdade é que faltava ouvir dos responsáveis da Great Wall quais eram os planos futuros e de que forma o projeto iria evoluir”, explica Carlos Sousa, na sequência da viagem querealizou à China, no passado mês de fevereiro, para participar numa convenção deconcessionários da Great Wall Motors, o maior exportador automóvel da China,atualmente com  presença  em  mais  de  120  países do mundo.
“Estive reunido com o presidente da marca e com o responsável pelo departamento de Motorsport. Mais uma vez, fui muito bem recebido e além dos elogios e felicitações pelo resultado conseguido no último Dakar, ficou assente queprolongaríamos a nossa ligação para o próximo  Dakar”, revelou o piloto português, jáa caminho  da  sua 14ª  presença na prova.
De resto, e tal como era o desejo já manifestado por Carlos Sousa, os responsáveis daGreat Wall confirmaram a intenção de desenvolver um projeto ainda mais ambicioso para o Dakar 2014:
“É um objetivo a longo prazo e que passa por construir um novo carro de raiz, algoque seria impossível de concretizar já no próximo ano e num tão curto intervalo de tempo”. Nesse contexto prossegue “vamos agora apostar em melhorar o carro que levámos ao último Dakar,  procurando resolver alguns dos problemas que limitaram anossa performance, como é o caso, por exemplo, do sobreaquecimento do motor.Pelo menos, teremos agora mais tempo para testar e validar o nosso trabalho, aproveitando  também  o  melhor  conhecimento  que  a  equipa  tem  deste carro ”. Refira-se, entretanto, que Carlos Sousa viu recentemente confirmada a sua subida aosexto lugar do último Dakar o mesmo resultado que já havia conseguido em 2010, depois do Tribunal de Apelação da Federação francesa confirmar a exclusão de RobbyGordon da prova sul-americana por irregularidades técnicas detetadas no seuHummer.
“Era uma situação já esperada por todos, até em face do relatório que tinha sidoapresentado pelos comissários que verificaram o seu carro durante o Dakar. Éverdade que ganho mais um lugar à geral, mas confesso que não atribuo grandevalor a isso... Preferia tê-lo ganho durante a prova! Para a próximo edição, veremosse é possível chegar um pouco mais longe, embora já fosse bom repetir esta classificação”, concluiu Carlos Sousa, que exibe já um impressionante registo de novepresenças no top-10 em 13 participações no Dakar.
 
NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário