JOAO SILVA NO WRC ACADEMY



JOÃO SILVA REUNE APOIOS NECESSARIOS PARA WRC ACADEMY


Campeão Júnior madeirense em 2009, campeão Júnior e do CPR2 - Madeira em 2010, campeão do CPR2 e do CPR - Turismo em 2011. A ascensão de João Silva nos ralis nacionais tem sido a todos os títulos notável, mas agora o jovem piloto madeirense prepara-se para o maior desafio da sua ainda curta carreira: dar o "salto" para o Campeonato do Mundo de Ralis e ser o primeiro português a participar na WRC Academy, uma competição criada pela FIA para promover jovens talentos de todo mundo e com a qual João Silva tomará contacto já nos próximos dias 6 e 7 de Março, num estágio realizado na sede da M-Sport em Dovenby Hall (Inglaterra).
Um passo lógico se atendermos ao currículo construído em tão poucos anos no panorama nacional, mas que acabou por se revestir de significativas dificuldades que só permitem ao piloto português confirmar, para já, a presença nas duas primeiras provas da competição, o Rali de Portugal (29 de Março a 1 de Abril) e o Rali da Grécia/Acrópole (25 a 27 de Maio).
"Sempre encarámos a WRC Academy como uma oportunidade única de aprendizagem e evolução numa altura em que todos os outros campeonatos internacionais exigem custos superiores e têm um retorno inferior a diversos níveis", analisa o jovem piloto de 24 anos. "Como as vantagens vão muito além do plano desportivo, pensávamos que a Academy seria atrativa para qualquer patrocinador ou empresa nacional pela exposição que configura numa plataforma enorme, que chega a milhões de pessoas em centenas de países. Só que quando fomos apresentando o nosso projeto a potenciais interessados percebemos que as empresas nacionais se retraíram imenso no atual clima económico, mesmo quando o investimento ou apoio que pedíamos era muito reduzido se comparado com outros projetos. Chegámos a ponderar uma solução alternativa mas com o apoio do meu pai, através da empresa da família, a FX Hotelaria, decidimos fazer este esforço e garantir as duas primeiras provas. Não é a situação que pretendíamos e só o conseguimos porque a M-Sport se mostrou flexível e interessada em ter-nos no campeonato. Durante os ralis de Portugal e da Grécia esperamos mostrar o nosso valor e atrair apoios para um projeto verdadeiramente nacional e não apenas fruto de um esforço particular", referiu João Silva.
Com a inscrição formalizada, o próximo passo para o jovem piloto e o cotado navegador José Janela será uma ação de apresentação e formação organizada pela M-Sport, que incluirá sessões sobre preparação física, alimentação, relação com os media e, claro, um primeiro contacto com o Ford Fiesta R2, modelo que será usado na WRC Academy pelo segundo ano
consecutivo. "Penso que não terei problemas em passar do Renault Clio R3 para o Fiesta R2, só preciso mesmo de conhecer o carro e readquirir algum ritmo. Após essa ação em Inglaterra deveremos ter um segundo ensaio no Monday Test (sessão de preparação) no Rali de Portugal", concluiu.
NOVIDADES NA WRC ACADEMY PARA 2012
Depois da empolgante época de estreia que viu o irlandês Craig Breen arrebatar o título (na última classificativa do último rali!) e o respetivo prémio de 500 mil euros, a FIA WRC Academy voltará a ser disputada em seis provas do Mundial de Ralis, desta vez em Portugal, Grécia, Finlândia, Alemanha, França/Alsácia e Espanha/Catalunha. Apesar de ainda não ter sido divulgada a lista oficial de concorrentes, tudo indica que vários dos pilotos da edição de 2011 repetirão presença, juntando-se a estreantes absolutos como João Silva.
Contudo, o vencedor final poderá este ano escolher entre uma época no SWRC (Mundial de S2000) ao volante de um Ford Fiesta S2000, ou disputar todas as 13 provas do Campeonato do Mundo com um Ford Fiesta R2. Adicionalmente, foi criado o "Rookie Award" (para o melhor estreante) que consiste num teste com um Ford Fiesta S2000 sob a orientação de um dos pilotos oficiais da Ford no WRC, Petter Solberg ou Jari-Matti Latvala. Sempre com uma filosofia de "escola" do Mundial de Ralis, a Academy continuará a reservar o último dia de cada prova para o visionamento de vídeos, briefings e outras iniciativas de formação para os jovens pilotos.



NUNO DINIS
FONTE: www.ralisonline.net
POTO: Nuno Dinis Photos

Sem comentários:

Enviar um comentário