BAJA CARMIM 2012





Com o intuito de promover a edição 2012 da Baja Carmim, o Clube Automóvel doAlgarve decidiu recuar no tempo, nomeadamente 20 anos,  e recordar amemorável edição da Baja Transalgarve/Staroup de 1992.


Transalgarve/Staroup 92
Privados levam a melhorsobre oficiais

A ediçãode 1992 do Transalgarve/Staroup foi memorável.Numa prova cheia de incidências, com oito comandantes ao longo dos 450 quilómetros quecompunham os setores seletivos, foram Carlos Leitão e Filipe Campos que saíramvitoriosos.

Há 20 anos a temporada dotodo-o-terreno nacional começou com a Transalgarve/Staroup, prova pontuávelpara o nacional de TT, com o coeficiente 8 da FISA.A prova algarvia disputava-se em dois dias, com o primeiro reservado para oprólogo e o segundo com dois setores seletivos, pelo interior algarvio e baixoAlentejo.
Com 180 inscritos asatenções viravam-se para a presença das equipas oficiais da Nissan, UMM eMitsubishi, e do espanhol José Maria Solé, que ostentava o número 1 de porta noSuzuki Vitara.
Num percurso rápido earenoso, as Nissan PickUp oficiais, tripuladas por Tomás Mello Breyner/JaimeBaptista e Inverno Amaral/José Conde foram os mais rápidos do prólogo com otempo “ex aequo” de3m 47s.  José Maria Solé ficava a doissegundos e estavam definidos as ordens de partida para o segundo dia.
O primeiro setor seletivodeixou marcas no pelotão. Ainda nãoestavam cumpridos dez quilómetros e Inverno Amaral desistia com o motor partido. O seu colega de equipa, Tomás Mello Breyner perdiaimenso tempo a recolocar um tubo de gasolina na sua Nissan PickUp.  Manuel e Pedro Mello Breyner (Mitsubishi Pajero) perdiamalgum tempo devido a problemas de suspensão, consequência de um tombo lateral. Carlos “Tucha” Barbosa num UMM oficial,abandonava com problemas de embraiagem.
Com tantoscondicionalismos foi José Maria Sole, no Suzuki,  quem assumiu o comando,dominando os 147,5 kmdo primeiro setor, que concluiu com 3m37s de vantagem sobre João Vassalo (UMM). Seguiam-se na tabela classificativa Joaquim Garcia(Peugeot Proto), Luís Oliveira (Nissan) e Carlos Almeida (UMM), que rodoudurante algum tempo atrás de António Bayona.
Quando já usufruía de umavantagem confortável, Solé abandonou com problemas no eixo traseiro. Joaquim Garcia assumiu a liderança, mas foi umapassagem fugaz, pois João Serrano (Nissan), que rodava no pó levantado peloPeugeot Proto, embateu na sua traseira e levou ao abandono de ambos.
Já para além de metade dosegundo setor seletivo, que totalizava 300Km, Santinho Mendes e Ismael Margarido,surpreendiam tudo e todos com o Opel Corsa GSi.Quando o piloto de Abrantes prontificava-se para repetir a vitória de 1991, problemasde suspensão, levaram novamente a mudança de líder.
Depois de um iníciocomedido (11º em SS1), Carlos Leitão passou os comandos da Nissan PickUp paraFilipe Campos, que fez uma prova contrarrelógio.Averbando o melhor tempo no segundo sector selectivo, conseguiu ultrapassar adupla Luís Dias/Pedro Barradas, em viatura idêntica, obtendo uma surpreendentee inesperada vitória na prova de abertura da temporada de 1992. Os irmãos Mello Breyner recuperaram no 2º setorseletivo e fecharam o pódio
No troféu UMM, a vitória ficounas mãos de Vasco Salter Cid e Pedro Sanches, que foram quartos na geral. A dupla espanhola Francesc Sanjuan/SantiagoBrustenga, em Suzuki Samurai foram os melhores estrangeiros (11º). Na sua estreia em todo-o-terreno, Fernando Ramos eCarlos Mota em UMM Alter Turbo, foram os melhores representantes algarvios,acabando no 13º lugar.

Classificaçãofinal:
1ºCarlos Leitão/FilipeCampos (Nissan PickUp) 8:07:19, 2ºLuís Dias/Pedro Barradas (Nissan PickUp V6) a2:14, 3º Manuel Mello Breyner/Pedro Mello Breyner (Mitsubishi Pajero) a 13:35,4º Vasco Salter Cid/Pedro Sanches (UMM Alter Turbo) a 13:45, 5ºCarlosSousa/Telles Forte (UMM Alter Turbo) a 15:36, 6ºJorge Antunes/José Clemente(Toyota Land Cruiser) a 23:07, 7ºAntónio Nunes/António Fonseca (Nissan PickUp)a 27:34, 8ºCarlos Rola/Luís Gonçalves (Toyota BJ73) a 30:21, 9º SantinhoMendes/Isamel Margarido (Opel Corsa GSi) a 30:56, 10º Manuel Pereira Alves/HernâniTeles (UMM Alter Turbo) a 35:45. Acabaram72 concorrentes.




NUNO DINIS
Texto e Fotos: CLUBE AUTOMÓVEL ALGARVE

Sem comentários:

Enviar um comentário