CLUBE ESCAPE LIVRE




Trilhos e tradição!




Está de regresso mais uma aventura por terras raianas. De 16 a 18 de março o Clube Escape Livre e a Junta de Freguesia da Freineda organizam o Raid do Bucho e Outros Sabores que leva ao concelho de Almeida mais de uma centena de visitantes de todo o país, entre curiosos e fãs já declarados desta iniciativa.

A gastronomia regional, nomeadamente o ex-libris que é o bucho raiano, está em destaque, mas não é o único atrativo e a organização tem já preparado um programa recheado de momentos onde a história, a tradição, o convívio e a aventura, aberta a todo o tipo de veículos 4x4 e SUV 4x4, são pontos fortes numa iniciativa que conta com alguns anos de sucesso.

O Raid do Bucho e Outros sabores é um passeio que leva os participantes a conhecer algumas das mais belas paisagens e trilhos todo terreno do concelho de Almeida, aliados a uma marcante vertente histórica, seja através das visitas a património secular, seja pelas recriações históricas das invasões francesas a cargo do grupo GRAMA.

Paulo Amorim responsável do GRAMA explica que “este ano a recriação em Freineda junto à casa do Wellington será de novo o momento alto mas como novidade temos durante a visita à fortaleza de Almeida uma oficina pedagógica de tiro de artilharia e infantaria que, com certeza, entusiasmará todos os que a ela assistam”.

O Raid do Bucho começa na sexta feira, dia 16, à noite, no Hotel Parador de Almeida, com a abertura do secretariado. A manhã de sábado inicia-se com a visita guiada à Fortaleza de Almeida e regresso ao Hotel, para o almoço. De tarde, a primeira etapa em todo terreno pelo concelho de Almeida leva a caravana a percorrer magníficas paisagens do concelho fronteiriço. O jantar é novamente no Hotel Parador.

Na manhã de Domingo, dia 18, decorre a segunda etapa em todo o terreno que conduz os visitantes até à pacata Aldeia Histórica de Castelo Mendo e à freguesia da Freineda, onde termina para dar lugar a uma cerimónia evocativa das guerras peninsulares com homenagem ao duque de Wellington e ordem unida, pelo grupo GRAMA.

Segue-se um outro momento alto do dia: o Almoço e a festa do Bucho, que sentará à mesa mais de uma centena de convidados em animado convívio e comprovado apetite.







NUNO DINIS
Fotos: Clube Escape Livre

As inscrições para os participantes que optem pelo programa completo têm o valor de 285€ para duas pessoas. É também possível participar nas etapas de sábado e domingo ou só no domingo, sem alojamento. Para tal, basta contactar o clube em escapelivre@netvisao.pt  ou visitar o site http://www.escapelivre.com/  e informar-se das condições especiais, uma vez que esta, como todas as atividades do clube, são exclusivas para sócios.
O Raid do Bucho e Outros Sabores tem o apoio da Câmara de Almeida e da Junta de Freineda e a colaboração da ValorPneu, Camel Active, Bridgestone, FirstStop, SPAL, Intermarché/Guarda, Dom Digital e o Dacia Duster 4X4 como viatura oficial. De salientar a colaboração das revistas Autofoco e Off Road, RFM e Rádio Altitude, dos jornais Diário de Coimbra e A Guarda e dos sites Lusomotores, TTVerde e Autoandrive.

Sem comentários:

Enviar um comentário