CLUBE ESCAPE LIVRE

LUIS CELINIO GALARDOADO


Luís Celínio foi um dos 12 homenageados este ano pelo Portugal Motorsport no seu encontro anual que juntou, no Palace Hotel da Curia, mais de 400 participantes. Nas palavras que antecederam a entrega do Portugal Motorsport Awards 2012, foi realçado o trabalho do homenageado desde os tempos iniciais do programa de rádio aos tempos atuais, e pelo “enorme contributo que tem dado ao desporto automóvel português”. Luís Celínio foi ainda destacado como mantendo-se imparcial relativamente ao “deslumbramento da fácil tentação da via política, acelerou sempre com o Escape Livre… e não perdeu as qualidades que fazem dele um líder, mas manteve como jornalista, organizador, dirigente e praticante de quando em vez, a elevada estatura que o tornaram conhecido”. Além de Luís Celínio, receberam também este prémio nomes do automobilismo nacional como Pedro Matos Chaves, Salvador Caetano, Pedro Lamy, Domingos Piedade, entre outros.

Este prémio vem juntar-se a três outras recentes homenagens já recebidas por Luís Celínio: Em 2005 tinha recebido o prémio Mérito Desportivo/Personalidade do ano 2005 atribuído pela Confederação do Desporto de Portugal; em 2006 o prémio Dedicação, atribuído pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting; e em 2009 foi distinguido com o Prémio D. Dinis, entregue pelo jornal Diário As Beiras. O trabalho e a divulgação do sector automóvel e do automobilismo tornam-se, assim, mais uma vez reconhecidos.



NOTA INTRODUTORIA DO DR. LUIS CELINIO:

LUÍS CELÍNIO


"No início era a rádio…e a rádio depressa ganhou outras ondas, alcançou novos horizontes, propagando – com excepcional qualidade e ao ritmo da evolução do mundo automóvel --- um mundo que muitos desconheciam.
Pioneiro na aventura da informação automóvel, movido pela força interior que só as paixões despertam, fez-se à estrada, não olhando a sacrifícios para -- com muita imaginação, tenacidade e sentido de inovação, nos tempos em que tudo era difícil – divulgar e acompanhar provas; dar voz aos intervenientes; premiar, com o sabor amargo/doce do iogurte, as organizações dos ralis nacionais; mostrar as novidades da indústria automóvel, através da cobertura dos salões internacionais; sensibilizar para as questões da segurança rodoviária.
A rádio, esse velho amor, continuou, em Altitude, a andar de braço dado com o êxito, desenhado com uma mão cheia de Efes no papel de Revista para promoção do automóvel, dos desportos motorizados e de uma região, através de um Magazine impresso
Homem de coragem e de sólidos princípios, morais e de Direito, tornou quente o acolhimento a fria cidade onde nasceu e jurou fidelidade à causa de fazer, como ninguém, intuitiva promoção do multifacetado património de uma região.
Assim nasceu – há um quarto de século -- o inesquecível, Selente e Magnífico, Rali Mobil/Ford… por incontáveis Rotas Históricas e Ibéricas; Aldeias Históricas; Castelos da Raia; Alto Douro Vinhateiro, Caminhos de Santiago e outros trilhos, muitos andaram por todo-o-terreno ou conviveram na genuína Gala SPAL, um tributo aos pilotos locais ou até assistiram às Conferências de Gouveia ou visitaram, nesta cidade, o Museu da Miniatura Automóvel.
Sem nunca ter caído no deslumbramento da fácil tentação da via política, acelerou sempre com o Escape Livre… e não perdeu as qualidades que fazem dele um líder, mas manteve como jornalista, organizador, dirigente e praticante de quando em vez, a elevada estatura que o tornaram conhecido.
Falamos, é claro, do LUÍS CELÍNIO, para quem pedimos uma salva de palmas pelo enorme contributo que tem dado ao desporto automóvel português! "





NUNO DINIS
Press Release e fotos: CLUBE ESCAPE LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário