PEUGEOT SPORT



ILMC – 6 HORAS DE IMOLA




NOVA “DOBRADINHA” DA PEUGEOT



Ao aliar o desempenho, a fiabilidade, a economia do combustível e a gestão dos pneus, os Peugeot 908 dominaram, este domingo, as 6 Horas de Imola. Depois de largarem da primeira posição da grelha, Sébastien Bourdais e Anthony Davidson celebraram com uma vitória esplêndida a sua primeira corrida juntos, aos comandos do n.º 7. Seguiram-se Franck Montagny e Stéphane Sarrazin, no n.º 8, que voltaram a oferecer ao 908 nova “dobradinha”, depois dos 1000 km de Spa. A Peugeot aumentou assim a sua vantagem no Campeonato de Construtores do ILMC.



Peugeot é mais líder no ILMC



No comando da classificação, após as três primeiras provas do Intercontinental Le Mans Series (Sebring, Spa e Le Mans), a Peugeot apresentou-se, à partida para as 6 Horas de Imola, com a ambição de aumentar a sua vantagem. Ao garantir a “pole position” e a “dobradinha”, a Peugeot marcou o máximo de pontos e elevou o seu avanço para 43.
Num traçado estreito e curto, face às 49 equipas inscritas, a tarefa da equipa e dos pilotos anunciava-se muito difícil. Contudo, não aconteceram acidentes que motivassem a entrada do “Safety Car” e a corrida decidiu-se na regularidade e no desempenho eficaz dos carros e dos pilotos.
Mais rápida ao longo do fim-de-semana – foram autores da “pole position” e da volta mais rápida – a dupla Bourdais/Davidson alcançou uma vitória inquestionável diante do par Montagny/Sarrazin, que esteve na luta pela vitória até ao momento em que a equipa decidiu, a menos de uma hora do final da corrida, que as posições eram para manter.
“Esta ‘dobradinha’ fez bem a toda a equipa. Foi uma vitória alcançada graças à velocidade, à fiabilidade e à economia de combustível”, sublinhou Bruno Famin. “Conseguimos mesmo fazer um terceiro turno, com os mesmos pneus, e com um ritmo mais elevado do que o dos nossos adversários. E foi nesse momento que tudo se decidiu a nosso favor. Pela quarta vez, noutras tantas corridas efectuadas esta temporada, tivemos a satisfação de ver todos os carros chegarem ao fim e com um excelente nível de fiabilidade”.

Começo da corrida foi a continuidade das 24 Horas de Le Mans

Colocado na ‘pole position’, Sébastien Bourdais (Peugeot, n.º 7) controlou o andamento dos 48 carros que alinharam à partida. A classificação na frente conservou a hierarquia da qualificação, com Fassler (Audi, n.º 1), Montgany (Peugeot, n.º 8) e McNish (Audi, n.º 2) a perseguirem Bourdais, com diferenças mínimas.
Ao fim de seis voltas, os homens da frente começaram a ‘dobrar’ os primeiros retardatários. A corrida desenrolava-se ao ritmo das 24 Horas de Le Mans, ou seja, com os pilotos, claramente, ao ataque.
Pouco depois do seu primeiro reabastecimento, Franck Montagny ‘roubou’ o segundo lugar a Marcel Fassler, graças a uma manobra audaciosa: “Tive verdadeiro prazer ao guiar o carro, numa pista onde não é fácil ultrapassar, já que estava muito suja fora das trajectórias, mas consegui passar o Marcel, por fora, em Tamburello.”
No comando, Sébastien Bourdais continuava ao ataque e, numa demonstração da eficácia do 908 e dos pneus Michelin, alcançava a sua melhor volta, no final do seu segundo turno de condução, momentos antes de passar o volante a Anthony Davidson. Ao ter de manobrar num ‘pit lane’ exíguo, a equipa do n.º 7 perdeu, no reabastecimento, cerca de 30 segundos e o comando na prova.

“Não consegui parar na nossa ‘box’ e tivemos de fazer o carro recuar”, explicou Sébastien Bourdais. “É um pouco frustrante perder o tempo, duramente ganho na pista, mas os dois Peugeot continuam na frente e isso é que é importante”.
Anthony Davidson regressou à pista a 24 s. de Stéphane Sarrazin e mostrou-se, particularmente, inspirado no tráfego. O inglês depressa ‘encostou’ ao seu colega de equipa e os dois Peugeot 908 fizeram várias voltas ‘colados’.


Consumo de combustível e pneus poupados

Anthony Davidson regressou ao primeiro lugar após o seu primeiro reabastecimento, enquanto Stéphane Sarrazin fazia três turnos num ritmo mais elevado do que aquele a que os Audi rodavam. Os Peugeot colocavam-se fora do alcance dos adversários, ao ganhar-lhes uma volta, pouco antes de se atingirem as três horas de prova.
“Toquei no Tom Kristensen, quando o ultrapassei”, declarou Anthony Davidson. “A competição é sempre muito cerrada e eu estava à espera de uma reacção de força da parte dele. Como estava por dentro, a sua resistência forçou-o a passar pela escapatória e isso não teve consequência para mim”.

Emoção no final

Podiam ter existido duas reviravoltas na corrida: às 16h50 houve um contacto entre o Peugeot 908 n.º7 e um retardatário, que provocou um furo no pneu traseiro esquerdo. Sébastien Bourdais passou pela ‘box’ e perdeu o comando para Franck Montagny. Decorridos alguns minutos foi a vez do outro carro parar, pela mesma razão e com o mesmo efeito: foi a vez de Montagny voltar a ceder o comando a Bourdais. Nessa altura, o Team Peugeot Total decidiu manter as posições e geriu as últimas idas à ‘box’, controlando os níveis de combustível, de forma a que os carros chegassem ao fim, com nova ‘dobradinha’ dos Peugeot 908.

Declarações

Olivier Quesnel: “Hoje reunimos todas as condições: um carro rápido que gasta menos do que o seu rival, uma equipa que definiu uma estratégia perfeita e pilotos excepcionais. O resultado foi o que queríamos, com uma ‘dobradinha’ inquestionável. Recuperámos o nível de desempenho que tivemos no início de Maio, nos 1000 km de Spa, uma corrida que teve lugar com condições atmosféricas semelhantes. Foi o resultado perfeito, que nos permite ficar com uma boa margem de avanço na classificação. Agora, podemos gerir essa vantagem nas três corridas que faltam, com excepção de Zhuhai, onde a vitória é um objectivo importante”.

Sébastien Bourdais (Peugeot 908 n.º 7): “Estou muito feliz pela segunda vitória com o Peugeot. Entendi-me muitíssimo bem com o Anthony, que foi o piloto mais rápido do fim-de-semana. Por outro lado, encontrámos as afinações que nos satisfizeram e tivemos de enfrentar uma corrida difícil, mas que não nos impediu de vencer e de alcançar a ‘dobradinha’”.

Anthony Davidson (Peugeot 908 n.º 7): “Foi a minha quarta vitória com a Peugeot. Foi uma corrida muitíssimo difícil para todos os pilotos. É inacreditável como o ‘Safety Car’ não teve de sair para a pista uma única vez ao longo das seis horas! Esperávamos uma luta mais intensa, mas tivemos um carro fantástico e o Sébastien e eu soubemos ser complementares.”

Franck Montagny (Peugeot 908 n.º 8): “Que podia haver melhor que uma vitória, depois de Le Mans? Uma vez mais levámos os carros até ao fim e nos dois primeiros lugares. Estou satisfeito por pertencer a esta equipa, tivemos um excelente nível de desempenho e ficámos um pouco surpreendidos com a vantagem que conquistámos. Sabemos que eles vão trabalhar para responderem da próxima vez, pelo que vamos ter belas lutas no futuro”.

Stéphane Sarrazin (Peugeot 908 n. 8): “A ‘dobradinha’ da Peugeot é fantástica para toda a equipa, mas temos de reconhecer que tivemos menos problemas do que os nossos adversários. O Anthony foi muito rápido ao longo do fim-de-semana e foi decisivo, porque são os mais fortes que ganham”.



Filme da corrida

Hora Volta Observação

12h00 0 Partida Bourdais (n.º 7) – 1.º; Sarrazin (n.º 8) 3.º
12h47 29 n.º7 : gasóleo
12h48 30 n.º 8 : gasóleo
12h55 32 Montagny passa a 2.º, ao ultrapassar Fässler
13h38 59 n.º 8 : gasóleo, pneus. Sarrazin substitui Montagny
13h40 60 n.º7 : gasóleo, pneus, Davidson rende Bourdais
14h26 88 Os dois Peugeot 908 rodam juntos antes do reabastecimento
14h30 91 n.º 8 : gasóleo
14h31 91 n.º 7 : gasóleo, Davidson no comando à frente de Sarrazin
14h46 100 Davidson ganha uma volta a Kristensen, os dois carros tocam-se
15h21 123 n.º8 : gasóleo
15h23 124 n.º 7 : gasóleo
16h14 155 n.º 8 : gasóleo, pneus. Montagny rende Sarrazin
16h17 156 n.º 7 : gasóleo, pneus. Bourdais substitui Davidson
16h50 176 n.º 7 : gasóleo, pneu traseiro esquerdo furado. Montagny passa para a frente.
17h04 184 n.º 8 : gasóleo, pneu traseiro esquerdo furado. Bourdais passa para a frente
17h43 208 n.º 7 : gasóleo
17h58 219 n.º 8 : gasóleo



Classificação das 6 Horas de Imola

1.º, Peugeot 908 n.º 7 (Bourdais / Davidson), 220 voltas
2.º, Peugeot 908 n.º 8 (Montagny / Sarrazin), a 1’08’’688
3.º, Audi R18 n.º 1 (Fässler / Bernhard), a 1 volta
4.º, Audi R18 n.º 2 (Kristensen / McNish), a 1 volta
5.º, Lola-Toyota n.º 13 (Boullion / Belicchi), a 7 voltas
6.º, Lola-Toyota n.º 12 (Prost/Jani), a 8 voltas



Melhor volta : Sébastien Bourdais, em 1’33’’111

Classificação do Intercontinental le Mans Cup

Construtores Equipas

1.º, Peugeot, 132 pontos 1.º, Team Peugeot Total, 65 pontos
2.º, Audi, 89 pontos 2.º, Audi Sport Team Joest, 61 pontos
3.º; Team Oreca-Matmut, 34 pontos
4.º, Rebellion Racing, 33 pontos

Próxima prova: Silverstone (9-11 de Setembro)
 
 
 
NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário