KARTODROMO DE BALTAR



Baltar Kart Cup em Viana do Castelo



No passado fim de semana o Baltar Kart Cup deslocou-se a Viana do Castelo onde realizou a terceira prova do seu troféu mais uma vez integrado na prova do Campeonato de Portugal de Karting, com organização do Sport Clube do Porto. Com esta participação do Baltar Kart Cup, o número de inscritos do CPK subiu de novo e desta feita para os noventa e sete participantes. Relativamente à participação dos pilotos do BKC, mais uma vez demonstraram que estão ao nível dos restantes, tendo contra si algumas condicionantes como por exemplo o poderio das melhores equipas e o investimento de outro campeonato e para outras carteiras, assim como o desconhecimento de alguns em relação aos traçados onde as provas se disputam. A provar isto basta ver que nas quatro categorias em que participam pilotos do troféu de Baltar, ficam duas vitórias à geral através de João Ferreira na Júnior e Diogo Pinto na Juvenis, um segundo lugar de Gonçalo Coutinho na Cadete e finalmente um quarto lugar de Paulo Mendes na X 30, traduzindo um resultado brilhante.



Categoria Cadete

Voltamos a verificar que esta categoria deve abandonar os sorteios das grelhas de partida, a exemplo do que acontece no n/ troféu pois na primeira corrida de qualificação houve uma grande confusão na curva um, felizmente só com danos materiais para além do prejuízo de alguns na pontuação final. O vencedor final nesta categoria foi Gonçalo Coutinho através de um oitavo, terceiro e naturalmente primeiro na final, demonstrando um grande momento de forma. Anxo Garcia é o segundo do troféu depois de ter sido, segundo e sexto nas quallificações, provando que está pronto a discutir a vitória final do troféu, seguido de Pedro Rodrigues que surpreendeu todos com a vitória na primeira qualificação, superando o azar de ter ficado fora na segunda devido a uma avaria no motor, só reparável para a final, efectuando uma magnífica recuperação. Filipe Monteiro chegou em quarto evidenciando uma evolução de prova para prova, assim como o quinto classificado Duarte Santos em grande forma. Simão Ventura não esteve ao seu nível a ocupar a sexta posição, à frente de outra surpresa João Pires, Guilherme Ramos, Ruben Silva, Gabriel Caçoilo e Tomás Pereira.



Categoria Juvenis

A vitória de Diogo Pinto é brilhante depois de ter sido segundo e primeiro nas qualificações, pois nunca esteve em condições de relaxar por um momento que fosse em especial na final em que os outros vencedores da prova (também mereciam), Yohan Sousa e Tomás Apolónia realizaram uma corrida fantástica com inúmeras ultrapassagens durante toda a prova, sem toques e de forma absolutamente limpa, elevando o nível competitivo aos limites. Parabéns a todos. O segundo do troféu foi um reaparecido António Rodrigues que mesmo com uma desistência na primeira e um terceiro nas qualificações consegue uma grande recuperação, batendo João Maria Jorge a fechar o pódio do troféu. No quarto lugar, surge José João Oliveira que depois de ter sido terceiro e segundo nas duas primeiras corridas e quando na final discutia a vitória, sai prejudicado num ligeiro toque, atrasando-se irremediavelmente, seguido por Andriy Pits com um motor pouco colaborante, Ruben Rua, Miguel Ramos, Francisco Lobo, Elisa Fernandez e Hugo Gilde vítima de um toque que o leva à desistência no decorrer da quinta volta.



Categoria Júnior

Esta prova marca o regresso de João Ferreira à primeira posição de uma forma até surpreendente, pois as coisas não começaram da melhor forma e nos cronometrados foi oitavo para depois ter sido sexto e quarto classificado nas qualificações, levando-o a partir da quinta posição e então sim, aparece logo após a partida a discutir a vitória com o dominador da categoria Bruno Borlido, Luís Cidade e Nuno Sousa. No segundo lugar do troféu surge Ricardo Borges que depois do desaire de Leiria aparece em melhores condições, seguido de Marco Faria ao ter sido nono e oitavo nas primeiras mangas, chega a fechar o degrau mais baixo do pódio. Luciano Carvalho lidera a partir da quarta posição depois da desistência na primeira qualificação, à frente de Diogo Ribeiro (desistente na segunda corrida) e Francisco Araújo sempre muito combativo e em bom plano.



Categria X 30

Corridas com vinte e oito pilotos em pista, o karting é uma verdadeira festa, sendo de momento a categoria rainha do nacional disputada por pilotos a partir dos catorze anos e onde estão as promessas de grandes nomes para assegurarmos o futuro do automobilismo português. Esta festa... para os participantes de Baltar é bastante madrasta, pois os metros quadrados da pista começam a ser poucos e quem anda no grosso do pelotão é que tem evitar as confusões que vão surgindo. O Campeão em título de Baltar, Paulo Mendes foi um meritório quarto classificado à geral, vencendo naturalmente no BKC depois de ter sido nono e décimo nas qualificações, faz uma final de grande qualidade. O segundo do nosso troféu é Ricardo Vila Nova que bem merece este pódio, uma vez que geriu bem a desistência da primeira corrida encetando uma boa recuperação ficando naturalmente muito satisfeito. O terceiro lugar de Diogo Sousa tem como consolação o facto de continuar a ser o melhor Birel, andou sempre acima do décimo quinto que obteve na final que segundo o piloto se fica a dever ao desgaste acentuado dos pneus. A partir do quarto lugar de Diogo Gonçalves, classificaram-se ainda Tiago Mota (desistência na segunda corrida), Gonçalo Rodrigues (que só terminou a primeira corrida) e Rui Silva que depois de não participar na primeira qualificação, desistiu na segunda, assim como na final, após acidente que lhe destruiu irremediavelmente o chassi que terá de substituir no futuro.

Próxima prova dia 9 de Julho (sábado ao fim de tarde noite) – Taça de Baltar 2011 onde se espera grande animação. Até lá.




NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário