ACP MOTORSPORT

25ª BAJA VODAFONE PORTALEGRE 500
27 a 29 de Outubro de 2011

Já lá vão 25 anos de aventura!


Foi em 1987 que José Megre e Pedro Villas-Boas conceberam a prova que viria a ser a referência do todo-o-terreno nacional – a Baja Portalegre. Ano após ano, a prova cresceu e incrementou-se, chegando mesmo a atingir um número de inscritos surpreendente e único, com 450 participantes, entre autos e motos, em 1992.

É natural e frequente identificá-la como a “prova rainha”, devido à sua singularidade, espírito e desafio com que os pilotos profissionais e amadores encaram esta prova e pelo apoio dos milhares de espectadores presentes, por vezes sob chuva inclemente, incitando e vibrando com a passagem

dos seus ídolos. Amada pelos portugueses e respeitada além fronteiras ao longo destes 25 anos, a Baja Portalegre contou sempre com a presença de pilotos de topo do todo o terreno mundial. Gilles Lalay, Stephane Peterhansel, Richard Saint, David Castera, Cyril Deprés Thierry Magnaldi nas motos, Colin McRae, Carlos Sainz, Jutta Kleinschmidt nos automóveis, entre muitos outros, permitiram aos pilotos lusos um confronto directo, quer pelos resultados quer pela exposição mediática, e serviu também de trampolim para muitas “carreiras” internacionais entre os pilotos nacionais. Inserida na Taça FIA de Bajas desde 2002, a Baja Portalegre encontra-se integrada este ano na recém criada Taça do Mundo FIA de Rallies Todo-o-Terreno para os automóveis. Nesta 25ª edição seremos observados por um elemento da FIM - Federação Internacional de Motociclismo - com o intuito de verificar as nossas capacidades organizativas para podermos integrar o futuro Campeonato do Mundo de Bajas já em 2012. O ACP irá realizar na NERPOR uma exposição de veículos, fotos, objecto, etc, que visam retratar um pouco da história da prova ao longo de 25 anos. Para além destas iniciativas, iremos preencher o programa da prova com diversas actividades. Entre elas, podemos citar as seguintes:



• Corrida dos mais novos – Mini Baja – dia 28 (sexta-feira)

Com o objectivo de promover o Todo-o-Terreno entre os mais novos, o ACP decidiu criar uma corrida incluída no programa da Baja.

Categorias:

Categoria 1 – Pilotos dos 8 aos 12 anos
Categoria 2 – Pilotos dos 13 aos 15 anos

Classes das Motos:

Classe MB1 – motos até 50cc
Classe MB2 – motos de 50cc a 85cc 2T
Classe MB3 – motos de 85cc 2T a 125cc 2T e motos até 250cc 4T.

Serão distribuídas taças aos primeiros cinco classificados da geral, aos três primeiros classificados de cada categoria e ao primeiro de cada classe.

No valor de inscrição está incluído um seguro de acidentes pessoais. Não será necessária licença desportiva. Neste momento, o figurino da prova depende do número de inscritos e será definido mais tarde. De qualquer forma, a Mini-Baja será realizada na sexta-feira dia 28, entre o prólogo das motos e dos autos, e inclui uma corrida de 30 minutos + uma volta, ao percurso do Prólogo (5km). A prova desenrola-se num circuito fechado, não são realizadas ligações em asfalto e são autorizadas motos sem matrícula. Será criado um Regulamento específico para esta prova que, uma vez concluído, será enviado aos potenciais participantes e será publicado no site da prova. Para que possamos, com alguma antecedência, definir o figurino da prova, seria interessante que tivéssemos uma ideia da aceitação deste evento. Assim, gostaríamos que os interessados nos enviassem um e-mail para acpmotorsport@acp.pt

Novas classes Moto

Com o objectivo de levar mais pilotos à 25ª Baja Portalegre, iremos criar duas novas classes para além das já existentes, para abranger um leque vastíssimo de pilotos interessados em participar na mítica prova.

• Classic Baja - ano de fabrico até 1995

Prova dirigida aos mais “antigos”, pilotos e motos, que beneficiará o conjunto mais “usado”, utilizando um sistema já testado na Lousã, em que se soma as idades das motos e pilotos para encontrar um Handicap que, convertido em segundos, será subtraído ao tempo final. Existirá um “bónus” suplementar, em segundos, para quem se apresente em Portalegre com a mesma moto, para isso tem de nos apresentar provas com a qual participou em 1987, ou pelo menos do mesmo ano e modelo. Para esta classe está preparado um percurso com cerca de 140km, com uma assistência sensivelmente ao km 70. As classes e restantes condições estão referidas no regulamento da prova que podem brevemente consultar no site, www.bajaportalegre500.com

• Maxi Baja (trail e maxi-trail)

Exclusiva a motos de grande “envergadura”, do segmento Trail e Maxi Trail, divididas em duas classes, até 750cc e uma outra com mais de 750cc. Estas motos deverão ter uma autonomia mínima de 150km. Esta classe percorrerá cerca de 300km, com uma assistência ao km 150. As classes e restantes condições estão referidas no regulamento da prova, disponível brevemente no site: http://www.bajaportalegre500.com/ 


A Prova

Nos automóveis, a única alteração prende-se com a criação de uma classe comemorativa dos 25 anos da Baja, que é basicamente a já existente Promoção Especial. A prova inicia-se com as verificações na quinta-feira, para Autos e Motos. Na sexta feira, dia 28, os concorrentes enfrentam o habitual prologo nas imediações de Portalegre. No sábado os Autos têm pela frente dois troços com cerca de 160 e 280 km cada, entre ambos tem uma paragem para assistência (15m) e para reabastecimento (20m), seguida de um reagrupamento que antecede o SS3. As motos “deliciam-se” com mais de 400km em linha e 5 assistências no percurso.

 

Para a 25ª edição desta verdadeira festa do TT de Portugal, o Automóvel Club de Portugal conta com os patrocínios da: Vodafone, Câmara Municipal de Portalegre, BP, Hertz e Fedima, com o apoio da revista Motojornal, Ibermedia, IGEO, SNB, Termas da Fadagosa de Nisa, Fencaça, Federação Portuguesa de Caçadores, Jornal “A Bola”, Rádio Portalegre (104,5) e a colaboração das Câmaras Municipais de Nisa, Fronteira, Gavião, Crato, Monforte, Ponte de Sôr, Sousel, Alter do Chão, Estremoz, Arronches e Abrantes.  A estas autarquias juntam-se as Juntas de Freguesia de Tolosa, Amieira do Tejo, Monte da Pedra, Sousel, Cunheira e Chança.



NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário