CIRCUITO DA BOAVISTA - WTCC


1ª CORRIDA


Cheirinho a pódio para Tiago Monteiro



Alain Menu liderou tripla da Chevrolet



Tiago Monteiro teve que se contentar com um leve cheirinho a pódio, ao terminar em 4º lugar a primeira das duas corridas do WTCC, que teve lugar esta manhã, no Circuito da Boavista. E por falar em pódio, este foi pintado de azul e branco… as cores dos três Chevrolet Cruze 1.6 T que, liderados por Alain Menu, se mostraram intratáveis nas ruas em redor do Parque da Cidade.
A corrida acabou por quase não ter história. Ou seja, acabou quando começou. Largando da pole position, Alain Menu foi o mais lesto a reagir à mudança de sinalética dos semáforos, na linha de meta e, depressa e bem, construiu uma vantagem, logo no final da primeira volta, a qual lhe deu a tranquilidade necessária para controlar os acontecimentos atrás de si.
Além disso, a sua tarefa foi em muito ajudada pela luta interna, travada pelos seus dois colegas de equipa, o inconformado Robbie Huff e o mais assertivo e experiente Yvan Muller. O britânico, líder do campeonato, pareceu nunca aceitar o terceiro lugar em que viajou desde a partida e, após uma primeira escaramuça, nas duas voltas iniciais, esperou para lançar o ataque final, nas duas últimas. Porém, Muller defendeu-se sempre muito bem das verdadeiras (e escassas) tentativas cumpridas pelo seu colega de equipa e, no pódio, limitaram-se a ladear o vencedor, com o francês do lado direito (2º) e o britânico do lado esquerdo (3º).

Monteiro bem tentou…

Quinto na grelha de partida, Tiago Monteiro tudo tentou, na partida, para se aproximar dos Chevrolet Cruze. Porém, teve que enfrentar a oposição firme de Gabriele Tarquini, com quem travou uma interessante batalha de que saiu vencedor. Só que, nessa altura (terceira volta), o trio azul e branco estava definitivamente fora do alcance e, assim, a melhor opção foi pensar nos preciosos pontos garantidos pelo quarto lugar – e melhor entre os remoçados SEAT León 1.6 T.





PALAVRAS DITAS

Alain Menu (1º)

A minha preocupação era o Yvan [Muller]. Por isso, logo na partida, tentei forçar o mais possível, mas sem cometer erros, para garantir um avanço que me deixasse mais à-vontade e, além disso, conseguir encontrar um bom ritmo de corrida. No início, os meus colegas e adversários estavam demasiado perto de mim mas, depois, percebi que era mais rápido que o Yvan, o que me deixou mais descontraído. Na segunda corrida, vai ser mais complicado, pois vou largar da oitava posição, mas a ideia é atacar, sem cometer erros.



Tiago Monteiro (4º)

Este resultado tem um sabor a vitória, embora aquilo que eu mais queria era já ter subido ao pódio. Mas os Cruze estão muito fortes. Por isso, o meu quarto lugar foi o melhor que me foi possível fazer. A partida foi um pouco complicada, tentei passar o Huff, mas ele fechou a porta, não deu para passar. Depois, cometi um erro e o Gabriele [Tarquini] aproveitou para se aproximar e tentar recuperar a posição. Tive que me defender com firmeza, foi uma luta dura, mas com muito fair-play, o que é sempre excelente.
O meu carro está excelente, não deu qualquer problema. Está na maior potência dos Cruze, cuja eficácia já não é tanto o chassis, mas a 90% o motor.
Adoro correr aqui na Boavista, pois a pista está ainda melhor e é muito bonita para se pilotar a sério. Pena que tenha tão poucos locais para ultrapassar, mas temos que viver com isso… Na segunda prova, onde vou largar da quarta posição da grelha, vou atacar sempre, logo de início, pois é nas partidas que se ganha, aqui, na Boavista. Quero oferecer, hoje, um pódio a toda esta gente tão simpática que, desde sexta-feira, tanto me tem apoiado.




NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário