FORD TRANSIT TROPHY


1ª CORRIDA


A exemplo do que já havia acontecido nas sessões de treinos, o Ford Transit Trophy foi um dos grandes animadores deste primeiro dia de corridas no Circuito da Boavista, naquela que é a quarta prova da competição levada a cabo pela Ford e pela QF. Apesar de a corrida ter sido grandemente encurtada (devido a contingências de programa, que num circuito citadino assumem um papel de enorme relevo), a verdade e? que as Transit que hoje estiveram em pista proporcionaram um espectáculo único ao milhares de apaixonados pelo automobilismo que este Sábado acorreram ao evento que se tornou um marco das organizações patrocinadas pela edilidade portuense.
Pedro Salvador venceu com autoridade a curta corrida, sendo que este triunfo começou a ser construído ainda ontem, com o piloto da “Invicta” a garantir a “pole”. Pois o arranque não podia ter corrido melhor a Pedro Salvador, que cedo começou a distanciar-se dos demais. Paralelamente o piloto atacou forte nas voltas iniciais e cavou um importante fosso atrás de si, tendo mesmo garantido a melhor volta em corrida. “Talvez tenha parecido fácil, mas a verdade é que ataquei nas voltas iniciais, até porque tinha que perceber como se portariam os pneus. Foi um triunfo importante e que, espero, tenha continuidade amanhã quando a Ford Transit da C.A.M. voltar à pista com o meu colega José Pedro Leite ao volante.”

Mais atrás, a batalha pelos restantes lugares do pódio teve vários protagonistas e um deles António Costa (Beta/Eni) foi vítima de um pião logo à segunda volta - na sequência de um toque da Transit da Daro com Rui Azevedo ao volante - e que o relegou para o sexto posto. A verdade é que esta foi uma corrida para esquecer para Azevedo que se debateu sempre com dificuldades de travagem, não conseguindo mesmo evitar um violento embate na última “chicane” do traçado, que lhe valeu a queda definitiva para o último lugar da classificação.

Desta forma, a sorte sorriu ao convidado da Ford e da QF, o consagrado piloto de ralis Bernardo Sousa, que garantiu um surpreendente segundo lugar – não esquecendo, porém, que os pilotos convidados não são classificados. Pedro Fins (Stockcar), foi o terceiro melhor na pista, mas o segundo em termos de Transit Trophy, com o piloto nortenho a esclarecer que “travei uma luta animada com o Bernardo Sousa e chegámos a tocar-nos. Sabia que estava mais rápido, mas a certo ponto achei que não valia a pena atacar, já que ele não me roubaria pontos. Foi uma corrida divertida e com um resultado final muito interessante...”
Depois do desaire sofrido ontem, em que o toque protagonizado por Filipe Martins deixou a Ford Transit da AutoRabal/Espocar com um comportamento menos... “saudável”, João Diogo Lopes fez hoje uma corrida de grande nível, que lhe valeu o terceiro lugar do dia. “Foi um excelente resultado. Hoje a nossa carrinha esteve bem melhor do que ontem e consegui imprimir um bom ritmo. Ainda assim este é reconhecidamente um circuito difícil e cheio de armadilhas para os menos conhecedores,” afirmou o piloto.
Merecem ainda destaque o quarto lugar de Renato Machado (M.Coutinho/Ibertal) que fechou o “top five” e de Nuno Fontainhas, que desta feita parece ter-se visto livre dos percalços que atrasaram a Transit da FIAAL durante as sessões de treinos.
Quanto ao convidado da Ford e da QF, Bernardo Sousa mostrou-se muito contente com a sua prestação nesta jornada de estreias: no Circuito da Boavista e ao volante da Transit! “Consegui um resultado muito satisfatório, tendo em conta a minha inexperiência. O carro é muito divertido e surpreendeu-me pela potência, comportamento e fiabilidade, amplamente revelada neste circuito citadino que é muito exigente. Gostei muito desta experiência e tenho que sublinhar também a magnífica organização do Ford Transit Trophy, aproveitando para agradecer o convite que me foi endereçado” afirmou o piloto madeirense. Amanhã a Transit com o número 45 passará para as mãos de outro consagrado piloto português, João Bica, que parte da sexta posição da grelha.

A segunda corrida do Ford Transit Trophy incluída no programa do Circuito da Boavista tem lugar, amanhã, Domingo, a partir das 13h15.


Classificação da 1a Corrida:

1o Pedro Salvador (C.A.M.), 5 voltas
2o Bernardo Sousa (Ford/QF), a 13,195s
3o Pedro Fins (StockCar), a 14,100s
4o João Lopes (Auto Rabal/Espoauto), a 16,789s
5o Renato Machado (M.Coutinho/Ibertal), a 18,651s
6o Nuno Fontainhas (FIAAL), a 21,524s
7o António Costa (Beta/Eni), a 36,934s
8o Luís Martins (M.Coutinho/In Douro), a 39,959s
9o Pedro Miranda (Mivex), a 46,764s
10o Rui Azevedo (Daro), a 1m16,029s


NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário