CLUBE ESCAPE LIVRE


13º Slalom de Castelo Rodrigo




Vitória ao centésimo de segundo!



Público, espectáculo e adrenalina. O ambiente aqueceu verdadeiramente em Figueira de Castelo Rodrigo, este fim-de-semana, e o responsável não foi apenas o sol, mas também a luta, ao centésimo de segundo, proporcionada pelos melhores pilotos nacionais de perícias que entusiasmaram milhares de espectadores no estádio municipal e nas ruas do centro de Figueira.

Já vão longe os tempos em que as provas de perícias eram um feudo dos minis. Hoje, mesmo estes já sofrem alterações no encurtamento da sua carroçaria, mas o aparecimento dos protótipos baseados em carroçarias de modelos conhecidos, mas muito encurtados, começa a pôr em causa a supremacia dos famosos mini. Veja-se o caso de Castelo Rodrigo onde, no pódio final, apenas o mini de Carlos Rosendo resistiu aos protótipos de Jorge Almeida e Tiago Mateus.

A jornada dupla do 13º Slalom de Castelo Rodrigo cumpriu novamente a tradição, renovando o título de melhor prova do Campeonato de Portugal da modalidade. E como não podia deixar de ser, à já espectacular prova de velocidade e perícia, também o Clube Escape Livre quis acrescentar um espectáculo especial, este ano a cargo do piloto de Autocross da Guarda, António Matias, que aumentou ainda mais a temperatura do público e em especial de alguns privilegiados mais corajosos que experimentaram, no banco do acompanhante, o seu Mitsubishi Lancer de competição.

A disputa pelos primeiros lugares foi renhida, mas na etapa nocturna, decorrida no estádio Municipal de Figueira, foi Carlos Rosendo quem deu cartas, confirmando-se como um dos melhores pilotos de Slalom da actualidade, ao registar o tempo de 47,09 segundos, enquanto Tiago Mateus não ia além de 47,56, e Jorge Almeida, impedido pelo motor do seu carro, ficava nos 48,50.

No domingo, e apesar do calor, registou-se nova enchente de público. Este ano, embora também na Avenida Sá Carneiro, a prova teve uma nova localização que permitiu um maior calor humano e mais público a assistir, animando os pilotos na segunda etapa desta prova, com mais aplausos e palavras de incentivo.

O grande protagonista foi Jorge Almeida que, na noite anterior, tinha partido o motor do seu carro, mas que não baixou os braços e foi até à sua oficina em Mangualde onde, durante a noite, reparou os estragos, para depois chegar e vencer. Carlos Rosendo mostrou-se impotente para defender o primeiro lugar, enquanto Tiago Mateus descia à terceira posição.

Como o resultado final na dupla jornada de Castelo Rodrigo deriva do somatório dos tempos obtidos nos dois dias, Carlos Rosendo acabou por vencer (vencendo também na categoria dos “Mini”), Jorge Almeida classificou-se em segundo lugar (primeiro classificado dos carros de tracção dianteira) e Tiago Mateus assinou o terceiro lugar (primeiro dos carros de tracção traseira).

No final, Carlos Rosendo não escondia a sua satisfação: “No ano passado também venci a prova nocturna e fui segundo na diurna, mas não consegui sair de Castelo Rodrigo com o primeiro lugar. Este ano, o bom tempo alcançado no estádio municipal segurou a vitória que é muito importante, pois dá-me preciosos pontos para o Campeonato de Portugal e permite-me alcançar o primeiro lugar absoluto nesta prova que é a melhor do país.”
Igualmente satisfeito estava o autarca de Figueira, António Edmundo, que salientou “O Slalom, ao longo destes treze anos, tem sido responsável em trazer muitas pessoas a Figueira que, de outra maneira, não conheceriam a nossa história, a nossa paisagem e a nossa gastronomia. É ainda um espectáculo diferente que emociona e entusiasma todos os aficionados da modalidade”.

O Slalom de Castelo Rodrigo é uma organização do Escape Livre em parceria com o Slalom Clube de Portugal e com o apoio da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo.










NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário