PEUGEOT SPORT





Peugeot apresenta o 208 R2 na Volta à Córsega


Pela vontade de reinventar as referências que fizeram o sucesso das estrelas 205, 206 e 207, a Peugeot não hesitou em alterar certos princípios para criar o Peugeot 208. Agora, três versões destinadas à competição, os 208 ”by” Peugeot Sport vão acompanhar o lançamento comercial do modelo.
O primeiro da saga será o 208 R2, que se estreará como “Carro 0” na Volta à Córsega, quarta prova do IRC, e que será tripulado por Stéphane Sarrazin/Benjamin Veillas, a partir de 10 de Maio.


Três versões desportivas do 208

Anunciado no final de 2011, o desenvolvimento das versões competição do Peugeot 208 intensificou-se e a sua estreia está à porta. A primeira da série, o R2, está pronta para mostrar as suas potencialidades na Volta à Córsega, que estará na estrada de 10 a 12 de Maio.
As outras duas versões do 208 verão a luz do dia até ao final do ano, havendo uma versão de circuitos, muito próxima do R2, destinada ao acesso da prática do desporto automóvel, no quadro dos encontros Peugeot Sport. Em Setembro, surgirá o muito aguardado 208, enquadrado na regulamentação “R5”, que terá por missão suceder ao 207 S2000 nos campeonatos nacionais e internacionais de ralis.

Recrear um ícone

“Com o 208, a Peugeot criou condições para recrear um ícone”, afirma Laurent Blanchet, responsável da gama de produtos Peugeot.
“O espírito do 205 e do 206 e a funcionalidade do 207 estão reunidos no novo 208”, acrescenta Xavier Peugeot, Director de Produto da Peugeot.
Através de vários elementos, entre os quais a decoração do R2, a equipa de Estilo Peugeot desejou marcar o lançamento desportivo do 208, dando-lhe valores emocionais fortes, recorrendo a um desenho mítico mas com traços assumidamente modernos. É nesta configuração que o 208 R2 abrirá a mítica Volta à Córsega, como “carro 0”. Figura emblemática da Peugeot Sport, Stéphane Sarrazin, acompanhado, por Benjamin Veillas, guiará a pequena “bomba” e permanecerá na Córsega, durante mais uma semana, para uma intensa sessão de testes. Será, assim, um dos muitos pilotos a contribuir para o desenvolvimento do 208 R2.


208 – Ser a nova referência no segmento

O R2, considerado indispensável na gama, terá o papel de ponta de lança. Abordável no que toca à aquisição, com excelente desempenho, ideal para aqueles que querem começar a sentir a paixão do desporto, o 208 R2 fez os seus primeiros testes em estrada no final de 2011, com o objectivo de substituir o 207 RC Rallye, que é utilizado no “Volant”, e de procurar conquistar vitórias na categoria a nível internacional.
Muitos construtores dispõem de um carro de competição de acordo com a regulamentação R2, como é o caso da Peugeot, Ford, Renault e Citroën. Com o 208, a Peugeot Sport tem como objectivo tornar-se uma referência na categoria, não só em termos de desempenho, mas também no que diz respeito aos custos. É por isso importante sublinhar a fiabilidade alcançada em sectores sensíveis como são a transmissão, os sistemas eléctricos e a electrónica. Um outro objectivo foi o de simplificar o trabalho de assistência e diminuir o número de peças necessárias para efectuar a transformação «terra/asfalto» e vice-versa. Isso foi possível, concebendo o maior número de peças comuns, às duas configurações, reagrupando as suas funções e procurando-as entre as peças comuns à competição e aos clientes do grupo PSA.

Regeneração de estilo

A partir de uma silhueta compacta, da redução da distância dos eixos dianteiros e traseiros, de encadeamentos fluidos entre o capot e a traseira, os códigos estéticos da marca foram reinventados, tanto no que diz respeito às suas características principais, como nos detalhes. A parte da frente, verdadeira assinatura genética, mostra uma nova imagem da marca particularmente carismática. O seu olhar felino mostra-se mais moderno, rico e refinado. A frente revela-se simultaneamente forte e viva, doce e com raça, tecnológica e sofisticada.

A Regeneração técnica vista por Yann Goraguer, chefe de projecto do 208 R2

Redução de peso: “A ‘coque’ do 208 beneficiou de uma redução de peso na ordem dos 40 kg, em relação ao 207. As dimensões do 208 são um bom ponto de partida para o R2, com a boa distância entre eixos a dar excelente estabilidade ao chassis. O trabalho de redução de peso da estrutura permitiu, ainda, baixar o centro de gravidade, equilibrar melhor os pesos e limitar as inércias, já muito reduzidas neste carro. Todos estes elementos contribuem para dotar o 208 R2 de um excelente comportamento em estrada.”

Estrutura moderna: “Equipado com uma ‘coque’ reforçada por um arco com vários pontos de soldadura, o 208 R2 é um verdadeiro passo em frente em matéria de segurança e de rigidez em relação aos concorrentes, e isto acontece graças a um novo processo de fabrico.”


Motorização moderna: “A regulamentação obrigou a Peugeot Sport a desenvolver para o 208 R2 um novo motor 1600 cc atmosférico, com base no motor 1.6 VTi, que equipa versões de série do 208. “Partimos de uma folha em branco para desenvolvê-lo para a competição e podemos atingir os 185 cv, estabelecidos no caderno de encargos, integrando novos elementos do motor de série, que são os baixos consumos e emissões de CO2. É um motor muito moderno com uma regulação variável: de admissão e de escape. No Grupo R têm de ser mantidos alguns aspectos de origem, como seja as dimensões das válvulas. Num motor atmosférico, as válvulas e a admissão são os pontos-chave do desempenho, e foi nisso que trabalhámos com a Sodemo, para termos a facilidade de poder utilizar uma potência pura, por vezes inexplorada nos ralis, criada a partir da um escalonamento variável. Os ‘kits’ serão vendidos com o motor montado e rodado.”

Caixa de velocidades inovadora: “Isso também é uma novidade. Dispõe de uma caixa de velocidades com cinco relações e comando sequencial manual. A alavanca é suportada pela coluna de direcção. A arquitectura do comando é idêntica à do 207 S2000. É uma evolução significativa, num carro desta categoria, que habitualmente tem um comando mais clássico. A alavanca é mais curta, está colocada mais acima e o comando é mais directo, por actuar no eixo da caixa, tudo com o objectivo de melhorar a precisão. É um sistema mais rígido, por ser mais curto, mais leve e por estar mais centrado. A caixa de velocidades dispõe de uma inovação no sistema de arrefecimento por ar, por haver uma tomada de ar na parte dianteira da caixa que permite arrefecer o cárter e o óleo.”

Redução do consumo: “Menor peso, aerodinâmica trabalhada e motor atmosférico permitem um consumo mais reduzido, quando comparado com o 207 RC Rallye, o que contribui para diminuir os custos.”

Suspensões performantes: “Retomamos os amortecedores reguláveis de três vias, com regulação hidráulica, que não fazia parte do catálogo do nosso fornecedor, Ohlins, o que implicou um novo desenvolvimento. O R2 dispõe, também de triângulos específicos que permitem aumentar o curso da suspensão, o que permite um ganho em motricidade e desempenho.”

Direcção hidráulica: “Ela é igualmente específica no 208 R2. Em vez da direcção eléctrica de série, optámos por uma direcção com assistência hidráulica, uma cremalheira hidráulica, com uma desmultiplicação reduzida para maior precisão e conforto da condução. É um pedido recorrente dos pilotos, que querem uma direcção mais directa e a utilização dos sistemas hidráulicos permite melhorar a percepção do piso, em particular na terra.”

Travões com estribo único: “O diâmetro é imposto pelo regulamento. Tratando-se de consumíveis, precisam de ter bom desempenho, serem fiáveis e relativamente económicos. Para simplificar o trabalho da passagem terra/asfalto ou asfalto/terra, optámos por um estribo único Alcon e uma montagem de disco de série, que na troca terra/asfalto implica unicamente a troca de um tirante de fixação do estribo.”

Embraiagem: O diâmetro de 184 mm e o monodisco são imposições, pelo que a Peugeot Sport recorreu à Alcon para equipar o R2.

Rodas: As rodas têm uma regulamentação específica no que diz respeito às jantes (dimensões, largura e diâmetro) e ao peso.

Pneus: O desenvolvimento do 208 R2 foi feito com o apoio da Michelin, parceira da Peugeot Sport.


Série-Sport: um desenvolvimento em colaboração para um custo de exploração menor

A Peugeot projectou um modelo que marca um salto de geração. O trabalho da Peugeot Sport consistiu em fazer, em estreita colaboração com os especialistas do grupo PSA, as adaptações necessárias para competição, de acordo com a regulamentação em vigor.
“Estamos em contacto permanente com os diferentes serviços técnicos do grupo”, explica Alexis Avril, responsável técnico da competição clientes de Peugeot e Citroën. No início do projecto beneficiámos da competência e do conhecimento que havia no Grupo para avançar no desenvolvimento, em particular dos pontos-chave. As transmissões do 208 R2, por exemplo, são fabricadas nas fábricas PSA, de acordo com um caderno de encargos denominado “competição”. Beneficiámos dos conhecimentos, do saber e da experiência do modelo de “série”, no que diz respeito aos materiais a utilizar, às gamas e aos processos. O 208 está equipado com uma mecânica nova e moderna, por isso tivemos muitas trocas de experiências com os técnicos da casa.”

A comercialização

O “kit” de peças específico para o 208 R2 será disponibilizado pela Peugeot Sport por 37 500 € (excluindo impostos), tanto na versão de terra, como na versão de asfalto. É, também, possível adquirir o 208 R2 montado e matriculado pela Peugeot Sport, nas versões de terra ou asfalto por 57 500 € (excluindo impostos). Por fim, estarão disponíveis dois kits reversíveis para as passagens das versões terra a asfalto ou vice-versa. Entregas em Novembro, na Racing Shop.

Contacto: Laurent Guyot, Responsável da Peugeot Sport Racing Shop: 00 33 (0)6 88 21 59 56/Laurent.guyot@mpsa.com

O calendário do 208 R2

Julho – homologação
17-18 de Agosto – Rali do Ulster: asfalto
Outubro – Novembro: ralis em terra e asfalto, em Itália, França e Espanha
Novembro – Comercialização
23-25 de Novembro – Rali do Var: asfalto





NUNO DINIS
FONTE: Comunicado peugeot Sport

Sem comentários:

Enviar um comentário