ACP MOTORSPORT




DE 9 A 13 DE OUTUBRO


Uma nova categoria de veículos
para a mesma seletividade de sempre


A sétima edição do Rally de Portugal Histórico vai para a estrada de 9 a 13 de outubro, em mais um desafio para pilotos e máquinas, numa competição que cimentou os seus alicerces na grande seletividade do seu percurso que, ano após ano, tem atraído um vasto leque de participantes, com os melhores "clássicos" nacionais a travarem um animado despique com os estrangeiros que nos visitam.

Atento à realidade que o rodeia, o Automóvel Club de Portugal tem procurado inovar em cada ano, de forma a criar novos motivos de interesse para a prova e a ir ao encontro de sugestões que lhe são apresentadas pelos participantes. Por isso mesmo, a grande novidade da edição de 2012 será a criação de uma nova categoria de veículos apta a participar na prova, muito embora com uma classificação à parte.

Trata-se da categoria de "Neo-Clássicos", aberta a veículos automóveis ligeiros de passageiros, legalmente matriculados, construídos entre 1 de Janeiro de 1983 e 31 de Dezembro de 1989, com características desportivas e/ou pertencendo a um modelo que tenha participado à época no Rally de Portugal. Para que esta categoria seja efetiva, deverá haver um mínimo de 12 concorrentes inscritos.

Esta terceira categoria junta-se às anteriores duas: assim, a categoria de Históricos incluirá todas as viaturas construídas entre 1 de Janeiro de 1966 e 31 de Dezembro de 1982; a categoria de Clássicos reunirá as viaturas construídas entre 1 de Janeiro de 1946 e 31 de Dezembro de 1965.

Com médias horárias idênticas para todos os concorrentes e uma classificação única, o Rally de Portugal Histórico 2012 voltará a proporcionar mais um motivo de interesse, pois os condutores dos carros mais antigos terão de novo uma divisão específica, onde poderão lutar com armas mais iguais face aos seus diretos adversários, e em que será atribuído ao vencedor o Troféu ACP Clássicos.

As inscrições para o Rally de Portugal Histórico 2012 encontram-se já abertas  e com um valor bonificado até ao dia 30 de junho de 500 euros, passando a partir dessa data esse valor para 950 euros até à data de encerramento das mesmas, a 14 de setembro. De referir que os sócios do ACP terão um desconto de 100 euros sobre estes valores e os do ACP Clássicos pagarão menos 200 euros relativamente aos valores das inscrições. A este valor acresce um pacote de 2000 euros relativo a estadias e alimentação para a totalidade do evento.

Como sempre, serão cinco dias de intensa competição, com um percurso que voltará a rondar os 1800 quilómetros, com 45 provas de classificação, cuja extensão total será superior a 650 quilómetros.

A principal novidade do percurso é marcada pelo regresso a Tomar, no final do primeiro dia, mantendo-se as neutralizações de Arganil, Lamego, Régua e Leiria. Como sempre, um dos grandes aliciantes do Rally de Portugal Histórico será a noite de Sintra, a 12 de outubro, que assinala o final competitivo do evento, já que o último dia será exclusivamente dedicado à distribuição de prémios.



 NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário