RALLYE TARGA SERRA DA FREITA



António Rodrigues volta a vencer no Open




António Rodrigues voltou a vencer no Open de Ralis, triunfando com relativo à vontade no Rali Serra da Freita aos comandos do seu Citroën Saxo S1600. Com este triunfo, Rodrigues reforçou a liderança na modalidade, parecendo assim cada vez mais candidato ao título no Open.
Já mais à vontade com o Citroen Saxo S1600, António Rodrigues cedo viu que a vitória não lhe fugiria, impondo o ritmo que mais lhe convinha para obter a sua terceira vitória no Open, dando um passo importante para a conquista do título, que dificilmente lhe escapará.

Pedro Peres foi o primeiro líder da prova, mas um furo a 5 Km do final da segunda especial, retirou-lhe todas as hipóteses de lutar pela vitória, embora mesmo assim tenha terminado no 3º lugar.
Daniel Nunes teve uma prova muito ponderada. Menos exuberante do que é habitual, cedo agarrou o 2º lugar na prova, que não mais largou, acabando por gerir a sua prova nas duas derradeiras especiais.
Renato Pita não teve a sorte pelo seu lado. Uma fuga de gasolina no interior do carro, levou o piloto a ser assistido pelo médico (quase desmaiou), perdendo tempo importante no 3º troço. Mesmo assim, foi quarto classificado (3ª no Open) e manteve a vice-liderança no Open.
Armindo Neves, que lutava pelos primeiros lugares, optou pelo abandono, depois de furar no 2º troço e perder mais de 5 minutos a mudar o pneu.
Quinto lugar que acabou nas mãos de Diogo Salvi, que fez uma prova muito competitiva, sendo acompanhado nesta prova por Gil Antunes. Um lugar no Top-Five foi um bom resultado para esta dupla de "pilotos".
Luís Mota não teve um rali fácil. Os tempos não saíram e o piloto foi perdendo tempo, mesmo se num troço o tempo perdido se ficou a dever à falta de intercomunicadores a meio da especial.
Nota muito positiva para a prestação de Ivan Carquejo, que com o Peugeot 206 GTi de Troféu terminou no 7º lugar.
Pedro Leal, que nesta prova corria com um 206 GTi, acabou por desistir com problemas eléctricos.
German Gomez venceu entre os concorrentes do Troféu de Clássicos, enquanto no Troféu Fastbravo a vitória foi para Fábio Ribeiro.


António Rodrigues: "Agora na terra vamos ter uma tarefa difícil para defender o primeiro lugar"

Num local mítico para os rali em Portugal, a Serra da Freita, António Rodrigues alcançou a terceira vitória do ano no Open de ralis, dilatando dessa forma a sua liderança na competição.
A dupla António Rodrigues e Jorge Carvalho aos comandos do Citroen Saxo S1600 da SFR Motorsport, voltou a vencer, agora no Rallye Targa Serra da Freita, deixando os seus mais próximos adversários, Daniel Nunes (Mitsubishi Evo VI), a 37,3s enquanto no terceiro posto ficou colocado Pedro Peres em (Mitsubishi Evo VII) a 1m08,70s, números que dizem bem a clareza desta vitória.
"A prova do Targa correu-nos muito bem, apesar de no início estarmos indecisos quanto à escolha dos pneus, piso molhado, ou piso seco em virtude da instabilidade das condições meteorológicas. Acabámos por fazer a escolha mais acertada, apesar de no final da primeira classificativa ainda nos termos deparado com um pouco de chuva. Esta foi a segunda prova aos comandos de Citroen Saxo S1600 que a SFR Motorsport nos coloca à disposição e apesar de me sentir mais adaptado, tenho a certeza que ainda é possível imprimir um ritmo mais rápido, tirando ainda mais partido do potencial do carro. Tenho imprimido um ritmo forte, sempre com a máxima concentração e sem entrar em exageros, e as coisas têm corrido bem.", referiu o piloto de Murça que comanda destacado o campeonato ao cabo de cinco provas.
Agora, vão surgir os pisos de terra: "Após cinco provas em asfalto, consegui contabilizar três vitórias e um segundo lugar, dos 4 resultados aproveitáveis para pontuação no Campeonato. A seguir surgem as provas em piso de terra, vamos ter uma tarefa difícil para defender o primeiro lugar, pois nessas condições os carros de tração total ter mais vantagem que os duas rodas motrizes. Vamos manter a mesma postura de sempre: concentrar-nos ao máximo em cada uma das provas e tentar obter o melhor resultado".
A vitória do piloto de Trás-os-Montes e do Douro, António Rodrigues, começou a desenhar-se logo nos 14,35 kms de Figueiredo 1, onde foram segundos a "apenas" 1,9 segundos do campeão em título do Open, o regressado Pedro Peres (Mitsubishi Evo VII) que venceu o primeiro troço. Mas António Rodrigues foi imediatamente a seguir o mais rápido nos 13,20 kms de Felgueiras. No regresso à estrada e nova passagem pelas duas classificativas anteriores, Pedro Peres voltou a ser o mais rápido em Figueiredo, ascendendo ao terceiro posto da geral, enquanto Renato Pita caia para quarto.
António Rodrigues e Jorge Carvalho arrancaram assim para o último troço com uma vantagem de 30,7 segundos para o segundo classificado da geral, Daniel Nunes e 58,8s para o 3º Pedro Peres, Renato Pita era quarto a mais de 1 minuto do líder. Na derradeira classificativa, Felgueiras 2, António Rodrigues voltou a impor o Citroen Saxo S1600.
A dupla da SFR, Pedro Leal e Redwan Cassamo que vinham a fazer uma boa prova aos comandos do Peugeot 206 GTi, acabou por desistir na 3ª classificativa por avaria mecânica, (bomba de gasolina) quando eram sextos da geral no final da 1ª Secção.
"Quero aqui reforçar os meus agradecimentos à equipa SFR Motorsport na pessoa do José Figueiredo e também ao Vicente Pousada, pois apesar da estrelinha da sorte que é sempre preciso que nos acompanhe, um carro nas melhores condições é essencial para os bons resultados. Também aos meus patrocinadores, a todos eles o meu muito obrigado e como não podia deixar de ser a todos os meus apoiantes, pelo incentivo que me transmitem".
Classificação final:

1º António Rordrigues - Jorge Carvalho (Citroen Saxo S1600), 31m37,5s
2º Daniel Nunes/Carlos Ramiro (Mitsubishi Evo VI) a 37,3s,
3º Pedro Peres/Tiago Ferreira (Mitsubishi Evo VII) a 1,08,7s,
4º Renato Pita/Marco Macedo (Mitsubishi Evo VI) a 1:23,2s
5º Diogo Salvi/Gil Antunes (Mitsubishi Evo VI) a 2:08.9s,...


Campeonato Nacional OPEN de Ralis (Absoluto):

1º SFR Motorsport / António RODRIGUES Citroen Saxo 106 pontos
2º Renato Pita Mitsubishi 72 "
3º Daniel Nunes Mitsubishi 59 "

Campeonato Nacional Open de Ralis (Categoria 1):

1º SFR Motorsport / António Rodrigues Citroen Saxo 15 pontos
2º SFR Motorsport / Gil Antunes Peugeot 206 4 pts
3º André Martins Citroen Saxo 4 pts




JOÃO BICA
GIL NEVES
FOTOS RICARDO PEREIRA












Sem comentários:

Enviar um comentário