PEUGEOT SPORT



1000 Km de Spa



Peugeot presente com Pedro Lamy

Os 1000 km de Spa-Francorchamps serão como que um perfume das 24 Horas de Le Mans! Se o traçado belga não tem muito a ver com o de la Sarthe, a segunda prova do Intercontinental Le Mans Cup será um ensaio geral a algumas semanas da mais importante corrida do ano. Pela primeira vez, esta temporada, o Team Peugeot Total vai alinhar com os três Peugeot 908 oficiais e com os nove pilotos titulares.



Le Mans na cabeça


A próxima edição das 24 Horas de Le Mans está no centro de todas as preocupações. Seis semanas antes da realização da prova, o dia de testes, cumprido a 24 de Abril, permitiu ao Team Peugeot Total recolher as informações necessárias para se apresentar em la Sarthe com o comportamento dos seus carros optimizado.
A segunda prova do ILMC serve por tradição para afinar a preparação da equipa. Os três Peugeot 908 e os nove pilotos têm, por isso, como objectivos preparar Le Mans, sem correr riscos e marcar pontos no ILMC, como lembra Olivier Quesnel, director da Peugeot Sport. «A temporada do ILMC começou com um pódio em Sebring, depois de uma intensa corrida de 12 horas. Ali, encontrámos as condições perfeitas para preparar aquele que é o nosso primeiro objectivo do ano: ganhar as 24 Horas de Le Mans. Depois, rodámos, intensamente, em testes privados, e o dia de testes permitiu-nos entrar em pleno no ambiente de Le Mans. Participar nesta corrida, em Spa-Francorchamps, é a melhor maneira de verificar que todos os automatismos, no contexto da competição, estão assumidos. Teremos lá toda a equipa e iremos trabalhar nas mesmas condições como faremos em Le Mans».
«O ILMC é um objectivo importante para nós, mas não quereremos vencer a qualquer preço a algumas semanas de Le Mans. Queremos, acima de tudo, terminar os 1000 km de Spa-Francorchamps com os carros intactos e possuidores de uma soma complementar de informações, o que será sinónimo da contabilização de muitos pontos para a Peugeot».
Um traçado sensacional


Imbatível, desde 2007, nos 1000 km de Spa-Francorchamps, o Team Peugeot Total destacou-se na edição de 2010 quando alcançou a “dobradinha”, graças à vitória de Sébastien Bourdais, Simon Pagenaud e Pedro Lamy, à frente do duo Franck Montagny/Stéphane Sarrazin. As equipas oficiais de 2011 são as mesmas que estiveram em acção em 2010.

Peugeot 908 N.º 7 (retrovisores azuis): Anthony Davidson, Marc Gené e Alexander Wurz
Peugeot 908 N.º 8 (retrovisores brancos): Nicolas Minassian, Franck Montagy e Stéphane Sarrazin
Peugeot 908 N.º 9 (retrovisores encarnados): Sébastien Bourdais, Pedro Lamy e Simon Pagenaud.

A estes três carros oficiais, junta-se um quarto Peugeot, o do Team Oreca. Um 908 HDi FAP 2010 em configuração de 2011, que comanda o campeonato graças à vitória em Sebring, com o trio Lapierre-Duval-Panis.

Configuração técnica

«O circuito de Spa-Francorchamps é um traçado de que os pilotos gostam muito porque é único e muito selectivo em termos de condução», explica Bruno Famin, director técnico da Peugeot Sport. «No entanto, sabemos, por experiência, que não tem nada a ver, em termos de afinações, com Le Mans. A pista é diferente e as condicionantes não são as mesmas. Mas, apesar disso, vamos rolar com configurações próximas daquelas que serão usadas em Le Mans».
«Depois do dia de testes, temos uma grande parte dos dados para preparar Le Mans. Consideramos que a corrida de Spa-Francorchamps vai permitir afinar a organização e criar o estado de espírito de competição, necessário para não termos o direito de errar. Os concorrentes serão, praticamente, os mesmos de Le Mans e nós vamos lá estar com três carros. Depois de ter feito mais de 7000 km de testes, o n.º 7 foi refeito, enquanto os números 8 e 9 terão a mesma configuração técnica do dia de testes. No final de todas as sessões de testes que fizemos, até agora, é bom que todos reencontrem o ambiente das corridas, para preparar, ainda melhor, a presença nas 24 Horas».

Seguir os 1000 km de Spa-Francorchamps: WEB TV

Para acompanhar os 1000 km de Spa-Francorchamps, que tem a partida marcada para as 14 horas de sábado (13h00 em Lisboa), 7 de Maio, a Peugeot Sport vai disponibilizar a sua Web TV visível no “site” http://www.peugeot-sport.com/ . Câmaras a bordo, “boxes” da Peugeot e corrida poderão ser seguidas por dentro.




ZE CARLOS FERREIRA

Sem comentários:

Enviar um comentário