CLUBE ESCAPE LIVRE




Raid Inatel com lotação esgotada



Como que para comprovar todo o potencial turístico da região centro, já esgotaram todas as vagas disponíveis para o Raid Inatel Estrela / Açor. O passeio todo o terreno decorre de 20 a 22 de Maio e leva mais de 100 pessoas a percorrer os trilhos de altitude das serras da Estrela e do Açor.
O interesse de participantes vindos de norte a sul do país superou as expectativas, obrigando mesmo a organização a passar o número de inscrições de 25 para 35, ainda assim insuficientes para a procura manifestada. Com as unidades hoteleiras da Inatel em Vila Ruiva, Linhares da Beira e Piódão lotadas, resta agora começar mais um extraordinário passeio que tem como pontos altos as paisagens entre as serras da Estrela e do Açor, as visitas às Aldeias históricas de Linhares e Piódão e à Fraga da Pena, uma cascata no concelho de Arganil.
O programa começa na sexta-feira, dia 20, na moderna unidade hoteleira da Inatel em Vila Ruiva. Depois de uma aula teórica de introdução ao todo terreno, no final da tarde, é tempo de apaziguar o estômago, com um jantar de iguarias, após o qual se inicia uma primeira etapa até Linhares da Beira, com visita nocturna ao seu castelo e regresso a Vila Ruiva. Pelo meio, visita ao Solar do Queijo e ao castelo de Celorico da Beira.
A etapa da manhã de sábado percorre parte da serra da Estrela em direcção a Seia, por caminhos de terra, corta-fogos, uma flora silvestre típica que indicia a grande altitude onde se circula, e paisagens de perder a vista, salpicadas, aqui e ali, de elementos arquitectónicos. A meio do percurso, a Bridgestone dará aos participantes algumas noções de técnicas todo terreno e pressão dos pneus, enquanto a ValorPneu informa da importância da entrega dos pneus usados para revalorização.
Já em Seia, uma visita guiada ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) levará os participantes a uma pequena viagem multimédia pela Estrela, seguida de um almoço no Museu do Pão. De tarde, inicia-se a segunda secção da segunda etapa por fora de estrada, atravessando a serra e as localidades, com os sulcos agrícolas a dar lugar à floresta e os xistos a substituir os granitos na passagem gradual para a serra do Açor. A chegada ao Piódão, ao final da tarde, é marcada por uma visita pela aldeia de xistos e portadas azuis onde não entram viaturas. O jantar e o alojamento estão garantidos na Unidade Hoteleira da Inatel do Piódão.
Na manhã de domingo, a terceira etapa leva os participantes à Fraga da Pena, um local de beleza natural extraordinária, ainda no concelho de Arganil. O regresso ao Piódão para o almoço e a entrega dos troféus SPAL a todos os participantes marcam o encerramento deste passeio.

A Hyundai é a marca oficial do evento que conta ainda com o patrocínio da Inatel, o apoio institucional do Governo Civil da Guarda, Turismo da Serra da Estrela, Câmaras Municipais da Guarda, Seia, Arganil e Celorico da Beira, e o apoio ValorPneu, Bridgestone, Camel Active, Sagres, GoPro e SPAL.










NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário