CLUBE ESCAPE LIVRE





TAÇA DE PORTUGAL DOWNHILL URBANO VODAFONE




Duelo de titãs na Guarda



No próximo dia 29 de Maio a cidade da Guarda será o palco de abertura de mais uma edição da Taça de Portugal de Downhill Urbano Vodafone e bem se pode dizer que a prova será um excelente prenúncio de uma temporada que se adivinha intensa e disputada.
O DHU da Guarda é uma organização da downstream e do Clube Escape Livre, com o apoio da Câmara Municipal da Guarda, da Agência para a Promoção da Guarda, do Prime (Programa de Incentivos à Modernização da Economia), e tem os patrocínios da Vodafone e Downbrigade.
De salientar que a temporada de 2011 trouxe novidades em termos da Taça de Portugal de Downhill Urbano Vodafone: desde logo no número de competições, já que o seu calendário apenas comporta três provas - Guarda, Porto de Mós e Ourém - o que obrigará os candidatos a uma enorme eficácia pois, com apenas três eventos, um problema num deles poderá marcar um atraso irrecuperável.
O percurso mantém os 1112 metros de extensão, atravessando o coração histórico da Guarda, com partida da Torre de Menagem, passando pelo interior da Escola Santa Clara, que os participantes contornam para depois saltarem directamente para as traseiras da Sé. O traçado prossegue pela Rua D. Miguel Alarcão, chegando à Praça Velha, onde estará instalado um espectacular salto, prometendo ser um local de grande emoção para o público, devido à alta velocidade com que os concorrentes irão cruzar aquele local de referência da Guarda.
O ataque às estreitas escadarias da Rua Dr. Bernardino Xavier Freire promete ser um dos desafios técnicos mais difíceis para os pilotos, que prosseguem pela Rua D. Dinis, tendo nova escadaria na entrada na Rua da Glória. Ao fundo desta artéria viram à esquerda para a Rua S. Vicente, passando pelo arco, virando depois à direita, rodando pelo passeio da Rua Paiva Couceiro.
Mal entram na Avenida dos Bombeiros Voluntários Egitanienses, os concorrentes viram à esquerda para as escadas que dão acesso ao Parque. Uma vez aí descem três níveis até saírem pelas escadarias em direcção à Avenida Monsenhor Mendes do Carmo, e depois de saltarem mais um obstáculo artificial, atingem a meta colocada praticamente em frente ao Hotel Vanguarda. De referir que o paddock estará de novo situado junto à meta.
Como se pode verificar, um traçado bastante exigente, misturando zonas muito rápidas com outras de grande técnica, onde uma boa condição física é essencial para se chegar ao triunfo.

Para Paulo Domingues, o actual detentor da Taça de Portugal, «será um início de época difícil, pois o percurso tem muito pedal e é aí que a diferença se faz. Treinei bastante para a prova de Lisboa mas, com a sua anulação, acabei depois por parar e agora recomecei em força, com uma preparação de hora e meia por dia e creio estar em condições de poder lutar por mais uma vitória. Sei que a concorrência está forte e que terei de dar o meu melhor para vencer.»

O popular "Amarelo" terá em Cláudio Loureiro o seu principal opositor, com o actual líder da Taça de Portugal de DHI a fazer o regresso às provas urbanas: "Depois de um ano de ausência, apostei no regresso ao DHU, pelo que em 2011 terei um programa bem mais completo. E espero ser tão feliz como em 2008, ano em que venci a primeira edição da prova da Guarda.»

Os treinos livres terão início pelas 09h30 de domingo, dia 29, e a primeira descida de prova está agendada para as 14h00. A segunda terá início pelas 16h00.

Espera-se que quase uma centena de atletas faça a sua inscrição na prova nas categorias de federados e não federados.







NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário