PEUGEOT SPORT



“DOBRADINHA” DA PEUGEOT ANTES DE LE MANS




A cinco semanas das 24 Horas de Le Mans, a Peugeot conquistou uma “dobradinha” encorajadora em Spa-Francochamps, ao longo de seis horas de uma corrida emocionante. Alexander Wurz, Anthony Davidson e Marc Gene venceram com o carro n.º 7, à frente do n.º 8 de Franck Montagny, Stéphane Sarrazin e Nicolas Minassian, que largaram da 48.ª posição da grelha. O Team Peugeot Total cumpriu mais uma das etapas de preparação para Le Mans.



UMA PRIMEIRA HORA INACREDITÁVEL



Ontem, em Spa-Francorchamps, perante 34 600 espectadores, os Peugeot 908 não ocupavam as primeiras posições da grelha de partida, mas quando a luz verde acendeu os três carros do Team Peugeot Total não esconderam as suas ambições. Apesar de largar de 12.º, Alexander Wurz, ao volante do Peugeot n.º 7, completou a primeira volta em terceiro! Sebastien Bourdais, no n.º 9, recuperava até ao quarto lugar e Franck Montagny que arrancou de 48.º ultrapassou 38 carros numa volta!
Na sua cavalgada Alexander Wurz subia ao segundo lugar ao fim de 30 minutos de corrida. O austríaco colou-se aos escapes do comandante Lotterer e ascendeu ao comando antes do primeiro reabastecimento, na sequência de uma magnífica ultrapassagem, no meio do tráfico.
As coisas estavam a correr bem para os outros Peugeot, com Sébastien Bourdais que cedeu o volante do Peugeot 908 n.º 9, a Pedro Lamy, no quarto lugar. Franck Montagny ocupava um excelente 5.º lugar, quando foi rendido por Stéphane Sarrazin.



OS TRÊS PEUGEOT NO COMANDO



Aos poucos, a corrida ia entrando na normalidade e a regularidade dos Peugeot permitiu aos três 908 passarem a ocupar as três primeiras posições ao fim de 2 horas e meia de corrida, numa demonstração clara da sua competitividade. Anthony Davidson, Pedro Lamy e Stéphane Sarrazin mantinham, de forma constante, um ritmo elevado e aumentavam o avanço sobre os seus adversários.
O Peugeot 908 n.º 7 só perdeu o primeiro lugar nos reabastecimentos, com Marc Gene, e depois de novo Alexander Wurz, a manterem o comando até ao final das seis horas de corrida, sem sofrerem o mais pequeno problema.
Atrás deles a luta pelos lugares do pódio era intensa. Pedro Lamy, foi o único piloto a fazer três turnos, mas saiu da pista no final do último e deixou o segundo lugar ao Peugeot n.º 8. Simon Pagenaud rendeu o português, mas foi obrigado a parar durante 30 minutos, na “box”, para mudar o semi-eixo dianteiro direito.
O trio Bourdais-Lamy-Pagenaud acabou em oitavo, mas tiveram a consolação de terem feito a volta mais rápida.



QUINTA VITÓRIA DA PEUGEOT EM SPA-FRANCORCHAMPS



Ao fim de seis horas de corrida, o Team Peugeot Total conseguiu uma “dobradinha” importante, tendo em vista a próxima edição das 24 Horas de Le Mans. Pela quinta vez consecutiva, a Peugeot venceu os 1000 km de Spa-Francorchamps e Alexander Wurz, Anthony Davidson e Marc Gene ficarão na história como os primeiros pilotos a vencer ao volante do novo Peugeot 908. «A quinta vitória consecutiva em Spa, esta primeira vitória do Peugeot 908 e este primeiro triunfo da temporada do ILMC caiu como sopa no mel», disse Olivier Quesnel, director da Peugeot Sport. «Os testes são feitos para testar os carros e não forçosamente para alcançar resultados, mas a corrida é que é significativa. Tudo correu como tínhamos previsto. Fomos fiáveis e competitivos, tanto no que diz respeito ao consumo, como em relação ao desgaste dos pneus. Vencemos uma prova em que não éramos favoritos, pelo que só nos resta alcançar o Everest».
Graças à segunda “dobradinha” da temporada no ILMC, a Peugeot cimentou a posição de comandante da classificação dos Construtores. O Team Peugeot Total assumiu, igualmente, o comando da classificação por equipas.
Quarto na grelha de partida, o Peugeot 908 HDi FAP do Team Oreca-Matmut terminou em décimo, com a equipa Duval-Lapierre-Panis.



Declarações



Bruno Famin, director técnico: «Os testes em Le Mans, feitos em Abril, foram uma verdadeira sessão de trabalho para nós e cumprimos o programa estabelecido sem pensar na concorrência, tal como aconteceu, aqui, nos treinos livres. A corrida de Spa foi encarada sob a mesma óptica, como preparação de Le Mans, mas com um pouco mais de envolvimento desportivo e com o pensamento num bom resultado. Não tínhamos a certeza de poder alcançar a vitória, mas tínhamos feito o melhor trabalho possível e o resultado veio por acréscimo, graças ao bom desempenho dos nossos pilotos. Este resultado veio dar confiança à equipa, mas é uma confiança limitada, porque as diferenças são pequenas. Le Mans vai ser uma corrida difícil e complicada».



Alexander Wurz, Peugeot 908 n.º 7: «O meu primeiro turno correu bem e percebi depressa a eficácia do carro. Quando percebi que éramos os mais rápidos, isso deu-me uma super-motivação. Mesmo poupando os pneus, fiz pressão sobre os meus adversários e assumi o comando. Depois, foi formidável a maneira como tudo se passou. É uma vitória importante na nossa preparação para as 24 Horas de Le Mans».



Anthony Davidson, Peugeot 908 n.º 7: «Quando vi o ritmo do Alex, percebi que tínhamos carro para ganhar. O carro é confortável de guiar e este é um circuito de que gosto muito. O meu engenheiro pediu-me para puxar a 100 % e foi isso que fiz. Tínhamos uma boa estratégia e não tivemos o mais pequeno sinal de alerta. Foi positivo antes de Le Mans.»



Marc Gene, Peugeot 908 n.º 7: «O principal ensinamento desta corrida é que as 24 Horas de Le Mans vão ser muito renhidas e serão, certamente, a edição mais aberta dos últimos cinco anos. Este bom resultado em Spa, não tem nada a ver com Le Mans. Mostrámos a nossa fiabilidade e a nossa eficácia hoje.»



Franck Montagny, Peugeot 908 n.º 8: «O meu turno foi complicado porque tive de ultrapassar muitos adversários e não pude rolar no mesmo ritmo dos outros por causa do tráfico e tratei mal os pneus, pelo que o equilíbrio era estranho no final do turno.»



Stéphane Sarrazin, Peugeot 908 n.º 8: «Estou muito contente com os meus turnos. O comportamento do carro foi bom e constante. O “safety car” fez-nos perder cerca de quarenta segundos, mas, finalmente, quase que consegui recuperar o tempo perdido. Fizemos evoluir, muito, o carro ao longo da semana e este resultado permite-nos chegar a Le Mans mais motivados do que antes.»



Nicolas Minassian, Peugeot 908 n.º 8: «Tínhamos afinações um pouco diferentes, mas conseguimos preservar os pneus e adquirimos informações preciosas para as 24 Horas de Le Mans. Depois de uns treinos complicados, conseguimos regressar ao primeiro plano.»



Sébastien Bourdais, Peugeot 908 n.º 9: «Esperávamos subir lugares, depressa, mas foi uma bela surpresa ver que tínhamos o mesmo ritmo dos nossos principais adversários. Parti com pneus macios e tive de ser económico para poder fazer dois turnos com o mesmo jogo.

Pedro Lamy, Peugeot 908 n.º 9: «Havia muito trânsito e por isso quando se conseguia fazer uma volta limpa corria o risco de atacar. Foi o que fiz e saí, o que foi pena, porque podíamos ter monopolizado o pódio. Foi um excelente teste para Le Mans e temos de aprender com os erros e aproveitar a parte positiva dos problemas que temos de enfrentar.»

Simon Pagenaud, Peugeot 908 n.º 9: «Fiz o possível para terminar no pódio. Parti bem, mas, infelizmente, tivemos um problema técnico. Foi pena porque o nosso carro era muito eficaz, como o demonstra o facto de termos feito a volta mais rápida, no final da corrida. Foi moralizador para Le Mans.»



O filme da corrida



Hora Volta Acontecimento

14.05 0 Partida: n.º 7 (Wurz), 12.º; n.º 8 (Bourdais), 17.º; n.º 9 (Montagny), 48.º
14.49 21 N.º 7, gasolina
14.51 22 N.º 8, gasolina
14.54 23 N.º 7, gasolina
15.39 45 N.º 7, gasolina, pneus, Davidson rende Wurz
15.42 46 N.º 9, gasolina, pneus, Lamy rende Bourdais
15.43 46 N.º 8, gasolina, pneus, Sarrazin rende Montagny
16.30 67 N.º 7, gasolina
16.33 68 N.º 9, gasolina
16.35 69 N.º 8, gasolina
17.34 83 N.º 7, gasolina, pneus, Gené rende Davidson
17.37 84 N.º 9, gasolina, pneus
17.38 84 N.º 8, gasolina, pneus, Minassian rende Sarrazin
18.20 113 N.º 9, na gravilha
18.24 113 N.º 9, gasolina, pneus, Pagenaud rende Lamy
18.26 116 N.º 7, gasolina
18.31 118 N.º 8, gasolina
19.15 138 N.º 9, gasolina, intervenção no capot dianteiro
19.16 139 N.º 7, gasolina, pneus, Wurz rende Gené
19.20 140 N.º 8, gasolina, pneus, Sarrazin rende Minassian
19.26 143 N. 9, furo no pneu dianteiro direito
19.28 143 N.º 9, carro puxado para dentro da “box” para intervenção na frente do carro
19.37 143 N.º 9, regresso à pista em 9.º
20,05 Chegada, vitória do n.º 7 à frente do n.º 8. O n.º 9 é 8.º



Classificação dos 1000 km de Spa-Francorchamps, segunda prova do ILMC

1.º, Peugeot 908 n.º 7 (Davidson/Gene/Wurz), 161 voltas em 6.02.03,799
2.º, Peugeot 908 n.º 8 (Sarrazin/Montagny/Minassian), a 42,965
3.º, Audi R18 TDi (Capello/McNish/Kristensen), a 1 volta
4.º, Audi R18 TDi (Dumas/Bernhard/Rockenfeller), a 2 voltas
5.º, Audi R18 TDi (Fassler/Lotterer/Treluyer), a 3 voltas
6.º, Pescarolo Judd (Collard/Tinseau/Jousse), a 5 voltas
7.º, Lola Toyota (Jani/Prost), a 5 voltas
8.º, Peugeot 908 n.º 9 (Lamy/Bourdais/Pagenaud), a 6 voltas
9.º, Lola Toyoa (Belicchi/Boullion), a 6 voltas
10.º, Peugeot 908 HDi FAP Oreca (Lapierre, Duval, Panis), a 9 voltas



Classificações do Intercontinental Le Mans Cup
Construtores Equipas

1,º Peugeot 55 pontos 1.º, Team Peugeot Total, 27 pontos
2.º, Audi, 38 pontos 2.º, Audi Sport Team Joest, 19 pontos
3.º, Team Oreca-Matmut, 18 pontos
4.º, Rebellion Racing, 12 pontos

 
 
 
NUNO DINIS

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