KARTODROMO BALTAR






Baltar Kart Cup em Leiria

No passado fim de semana o Baltar Kart Cup deslocou-se a Leiria para realizar a segunda prova do seu troféu e desta feita integrado no programa do Campeonato de Portugal de Karting, numa prova organizada pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria. O belo número de noventa e cinco participantes inscritos na prova demonstra bem o interesse que a nova fórmula do campeonato despertou à grande maioria dos praticantes de karting e esperemos bem que todos os intervenientes venham a colaborar neste projecto sem sentir necessidade de o estragar com o inflacionar de custos, mesmo se a crise económica do país desaparecer, o que não nos parece provável. Relativamente à participação do BKC, poderemos considerar que o comportamento geral atingiu o nível esperado vindo a demonstrar-se ao longo do programa que a maioria dos pilotos estão no mesmo patamar dos outros do nacional. A maior diferença deles, reside na agressividade colocada em pista e salvo raras excepções, os participantes do troféu perdem normalmente, sentindo na pela a forma bem mais musculada e por vezes excessiva, do que nas provas do troféu. Os vencedores das categorias presentes foi de Anxo Garcia, Diogo Pinto (vencedores à geral), Marco Faria e Paulo Mendes, respectivamente nas categorias Cadete, Juvenis, Júnior e X30. 

Categoria Cadete

Nesta categoria e por força da regulamentação do CPK, em substituição dos treinos cronometrados as grelhas da primeira e segunda corrida são obtidas por sorteio com inversão da mesma, o que desde logo baralha o esquema habitual, situação com a qual não concordamos se atendermos aos diferenciais de andamento dos vários pilotos, pois se existem miúdos que têm já duas épocas de experiência, existem outros que estão no seu primeiro ano, o que provoca alguns distúrbios ainda para mais com 17 participantes em pista. De qualquer forma foi igual para todos e o espanhol do BKC, Anxo Garcia vence na 1ª corrida e na final, enquanto Simão Ventura é o melhor na 2ª corrida, sempre secundados pelo leader do CPK Diogo Pinto. No segundo lugar do troféu surge Gonçalo Coutinho vítima do tráfego intenso que o levou a efectuar dois piões na corrida um e Simão Ventura que partiu do último lugar. Para compensar, Simão parte na 2ª corrida da pole e vence com naturalidade, sendo um mais confiante Coutinho segundo, na frente de um surpreendente Guilherme Ramos terceiro, depois da desclassificação na corrida anterior por peso a em falta. A final foi uma verdadeira e espectacular corrida com disputa permanente até à última curva em que numa tentativa desesperada do participante do CPK Diogo Pinto a atacar Anxo Garcia origina um toque entre eles sem que as posições se alterem, mas arrastando também o então terceiro Simão Ventura, levando-o a perder uma posição para Gonçalo Coutinho. Duarte Santos é um brilhante quarto classificado, na frente de Filipe Monteiro, Guilherme Ramos, Ruben Silva, João Pires, Tomás Pereira e Gabriel Caçoilo, vítima de uma desclassificação por o seu kart ter abandonado o Parque Fechado sem autorização dos comissários.  

Categoria Juvenis

Nova vitória dos pilotos do BKC com Diogo Pinto depois de ter sido segundo à geral nas duas primeiras corridas, a vencer na final com toda a autoridade, Andiy Pits é segundo na final, depois de dois terceiros na fase inicial, aparecendo no terceiro lugar Yhoan Sousa do CPK o vencedor da primeira corrida do campeonato. Miguel Ramos surge no terceiro lugar do BKC (surpresa para quem não tem acompanhado a rápida evolução do piloto), António Rodrigues a acusar alguma falta de ritmo, Hugo Gilde a ser vítima de alguma agressividade de outros participantes, assim como o seguinte José João Oliveira, Ruben Rua a braços com um motor pouco eficiente, Francisco Lobo a acusar o desconhecimento total da pista, e finalmente João Maria Jorge a quem nada correu bem, desistindo à quinta volta.

Categoria Júnior

Todos os participantes nesta categoria do BKC estão simultaneamente inscritos no CPK. Marco Faria foi o melhor colocado na classificação final do BKC, depois de ter sido quinto e oitavo nas qualificações chegou em quinto à geral com todo o mérito. Diogo Ribeiro é segundo, depois de um décimo terceiro (atrasado na corrida um, na confusão) e nono nas qualificações, esteve melhor na final, na frente de Luciano Carvalho muito bem na primeira corrida ao ser segundo, quarto na corrida dois e décimo primeiro na final devido a algum optimismo e erro de cálculo nas tentativas de ultrapassagem. Francisco Araújo é décimo e décimo segundo mantendo a mesma posição na final com alguma razão de queixa em algumas situações com os adversários e finalmente João Ferreira que depois de sétimo e um sexto na qualificação rodava na terceira posição da final quando lhe foi apresentada uma bandeira preta com círculo laranja para entrar na boxe e reparar o para-choques traseiro, demorando demasiado tempo a obedecer à indicação, foi-lhe apresentada a bandeira preta vindo a ser desclassificado. Um alerta para todos os participantes desta categoria, já que foi a mais conflituosa em pista e onde existiram alguns exageros de alguns em prejuízo de outros. O pódio do CPK foi para Bruno Borlido, João Amaral e Luís Cidade.

Categria X 30

Corridas com vinte e nove pilotos em pista e um comportamento excelente por parte dos participantes, só pode dar grandes corridas e foi o que aconteceu nesta categoria. O melhor do BKC foi Paulo Mendes ao ser oitavo na final depois de ter sido sétimo e décimo primeiro nas qualificações, seguido sempre de muito perto por Diogo Sousa muito regular e cauteloso sendo nono na final, oitavo e décimo segundo na fase inicial. No terceiro lugar  Carlos Gonçalves, décimo primeiro à geral, tendo sido o melhor do BKC na segunda corrida de qualificação ao ser nono e repetindo a posição na corrida seguinte. Tiago Mota foi quarto no troféu, depois de um azar na corrida dois que desiste mas fazendo uma bela recuperação na final, à frente de Rui Silva, Gonçalo Rodrigues, Diogo Matos e Ricardo Vila Nova. O pódio final do CPK, foi entregue a Yannick Kemp, Diogo Silva e Lucas Araújo. Deixamos aqui expressos os nossos parabéns ao Lucas sobre a demonstração feita da arte de bem ultrapassar, pois arrancando da décima oitava posição na corrida dois, chega em sexto no final, conquistando lugar a lugar sem que alguém tenha qualquer razão de queixa da sua galopante ascensão. Assim sim... dá gosto ver.




NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário