PEUGEOT SPORT



IRC – BARUM RALLY ZLIN (7/11)

26 a 28 de Agosto de 2011



OS PEUGEOT 207 S2000 NO “COVIL” DOS RIVAIS




Organizado, sem interrupção, desde 1971, o Barum Czech Rally Zlin tem, este ano, a 41.ª edição. Ao beneficiar de uma indescritível popularidade é um pilar, incontestável, do Campeonato da Europa e do Intercontinental Rally Challenge. Para as equipas Peugeot o desafio não é fácil, porque os seus rivais “jogam em casa”.


Sem direito de errar

“Vamos ao terreno dos nossos adversários, apostados em derrotá-los, mas sabendo que não temos o direito de errar. No final do Barum Rally ficam quatro provas do IRC por efectuar”, afirma Frédéric Bertrand, responsável pela Competição dos Clientes Peugeot Sport. “Face ao número de resultados que são considerados para a atribuição dos títulos e considerando os coeficientes que serão aplicados nas duas últimas provas, conservamos reais possibilidades, quer no que respeita ao título de pilotos, quer ao de construtores. Este é o momento de inverter a tendência”.



Regressar às vitórias

A época de 2011 dos Peugeot 207 S2000 começou bem, com duas vitórias em dois dos mais célebres ralis do IRC, Monte Carlo, por Bryan Bouffier, e Volta à Córsega, com Thierry Neuville. A partir daí tudo se tornou mais difícil. A marca checa tem uma vantagem de 63 pontos sobre a Peugeot. “Nada está perdido, mas é altura de alterar a situação”, lembra Frédéric Bertrand. “O calendário dita que, desta vez, os pilotos das nossas filiais tenham de competir no terreno dos nossos adversários. Contudo, isso não impediu que por duas vezes, em 2007 e 2008, o 207 S2000 tivesse ganho o Barum. Em 2009, foi segundo, com Kris Meeke. No ano passado, a duas especiais do fim, Bryan Bouffier estava no comando, quando um duplo incidente o privou da vitória. Uma vez mais contamos com ele para complicar a vida aos nossos adversários e, se possível, ganhar”.



Bryan Bouffier pronto

Três vezes campeã da Polónia, a dupla Bryan Bouffier e Xavier Panseri conhece muito bem as provas que têm lugar no este da Europa, como é o caso do Barum Rally. “É uma prova magnífica” afirma o piloto da Peugeot França. “O ambiente é fantástico, a lista de inscritos de qualidade e as estradas variadas, sendo por vezes largas e rápidas, mas o mais normal é serem estreitas e com lombas. Por sua vez, a instabilidade das condições atmosféricas faz com que tudo seja, ainda, mais complexo. O ano passado estive na frente, mas a luta foi muito cerrada e a escolha de pneus teve uma importância capital. Sinto-me à vontade e como a Peugeot e eu precisamos de um bom resultado vou fazer tudo para o alcançar”.



Thierry Neuville e Guy Wilks à caça de pontos

Ao contrário de Bouffier, Guy Wilks e Phil Pugh, inscritos pela Peugeot UK, e Thierry Neuville e Nicolas Gilsoul, que representam a Peugeot Bélgica-Luxemburgo, têm um fraco conhecimento das dificuldades da prova.
“Tal como o Bryan, estamos à procura de resultados”, dizem em coro. “É por isso que o primeiro objectivo é terminar. Isso vai permitir que continuemos na luta pelo título de pilotos e ajudar a Peugeot a chegar ao ceptro de construtores, pelo que não nos podemos contentar em ser figurantes. Tivemos uma sessão de testes e os 207 S2000 estão prontos para enfrentar as dificuldades. Temos de começar por tirar as melhores notas nos reconhecimentos e depois fazer uma prova inteligente, gerindo os nossos esforços para conquistar um lugar no pódio. Não vai ser fácil, mas é preciso acreditar”.



Pavel Valousek com o Peugeot da República Checa

Para o sucesso da 41.ª edição do Barum Rally muito contribui o facto de haver 122 equipas inscritas, no lote das quais se incluem alguns especialistas locais. Entre eles, Pavel Valousek, um dos melhores pilotos checos e presença habitual na prova, tendo já terminado várias vezes no pódio, como sucedeu no ano passado, em que foi terceiro. Este ano, participa no campeonato checo, ao volante de um 207 S2000 inscrito pela Peugeot da República Checa, acompanhado por Zdenek Hruza. “A sessão de testes que fiz com o Guy Wilks e o Thierry Neuville vai permitir-nos alinhar à partida nas melhores condições”, afirma Pavel. “Mesmo que sejamos muitos a desejá-lo, quero chegar ao pódio”.

A lista de inscritos integra 28 S2000, dos quais oito são Peugeot 207 S2000. Um deles é tripulado por Luca Betti e Maurizio Barone, segundos na classificação provisória do Campeonato da Europa, com o piloto italiano a querer aproveitar a prova checa para se aproximar do seu compatriota Luca Rossetti, que comanda o “Europeu”.
De assinalar que o polaco Michal Solowow, acompanhado por Maciej Baran, terceiro em Ypres, está de volta ao IRC na prova checa, ao volante de um Peugeot 207 S2000.



NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário