MIGUEL OLIVEIRA


Grande Prémio da República Checa de Motociclismo, 14 de Agosto de 2011




Miguel Oliveira, foi anteontem um dos protagonistas na luta pelo terceiro lugar, num grupo de pilotos perseguidores que era composto por: Vinales, Faubel, Moncayo e Vasqez, que ao longo da corrida não se conseguiu chegar à dupla Zarco e Cortese, que lutou intensamente pela vitória. O piloto português que largou do 17º lugar da grelha, chegou ao sexto lugar e na última curva quando atacava por dentro o experiente piloto Sergio Gaudea, tentando roubar-lhe o quinto lugar, não teve a sorte pelo seu lado e levou um toque na roda da frente, provocando a queda do piloto português que tinha já superado Maverick Vinãles e assegurado o sexto lugar e os respectivos pontos para o campeonato.

Logo na primeira volta, Miguel Oliveira mostrou o seu talento, ao ganhar seis lugares, passando em 11º, entrando no Top Ten já na segunda volta em nono lugar. Sobe mais um lugar ao passar Maverick Viñales para a oitava posição. Constituindo-se um grupo em que Miguel Oliveira se mostrou à altura em lutas com Vazqez, Faubel, Moncayo e Viñales em trocas de posições constantes, na luta para o último lugar do pódio. Chegou ao quinto lugar ao surpreender Moncayo na volta 10. Todavia as movimentações foram constantes neste grupo com Faubel, Gadea, Viñales, Moncayo e Miguel Oliveira. O despiste de Vasqez, na 13ª volta à sua frente, levou o piloto português a quase perder o contacto a 1,5s. Com e grande esforço, e muita motivação, os tais 200% que prometeu dar na corrida, o piloto da formação da Banca Cívica, Andaluzia, Deputacion de Cadiz; conseguiu colar-se de novo ao grupo e ao seu colega de equipa Moncayo, e a duas voltas do fim passa Vinãles e vai para 6º. Todavia já a poucas dezenas de metros de cortar a meta, ataca Gadea por dentro, mas acabou por levar um toque na roda da frente que provocou o desequilíbrio da Aprilia do lusitano, que lhe foi fatal não conseguindo evitar o despiste e perder o 6º lugar, sendo classificado no 23º posto.

Apesar de não conseguir transformar em resultados as suas provas, Miguel Oliveira participou numa grande corrida, mostrando que merece estar na luta pelo pódio: “Saio deste Grande Prémio desapontado por não ter podido terminar como gostaria. Foi uma prova incrível e onde me empenhei ao máximo. Depois da queda do Efren Vasqez à minha frente, tive de recuperar o 1,5s. para retomar este grupo de pilotos fabulosos, mas como estava confiante e com muito bom ritmo, embora nas rectas a moto estivesse pior, sabia que me podia vingar na zona mais sinuosa. Na última curva quis passar o Gadea por dentro e eu tive de cortar ainda mais a curva o que provocou a queda. O importante é que mais uma vez demonstrei que é possível estar no grupo da frente, mas saio despontado mas de cabeça erguida a pensar na próxima corrida”, disse o piloto da Vodafone, ACPMoto, ENI, Pramac, SoNatural.

A prova foi ganha por Sandro Cortese depois de uma luta constante com Zarco. Na terceira posição subiu ao pódio Alberto Moncayo, seguido por Faubel, Gadea e Viñales.





NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário