WRC- RALLYE DE PORTUGAL 2011



Rali parte de Lisboa 37 anos depois




Praça do Império será palco da primeira prova de classificação da edição de 2011, a tradicional super especial



A edição de 2011 do Vodafone Rally de Portugal, a realizar entre 24 e 27 de Março, terá Lisboa como cenário privilegiado da sua fase inicial, com a partida da prova e o arranque da fase competitiva a decorrerem na monumental Praça do Império, permitindo assim a todos os adeptos da capital um convívio com o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), de que há muitos anos estavam afastados.
Recorde-se que Lisboa esteve ligada às primeiras edições do Rally TAP, sendo um dos locais de partida dos diversos percursos de concentração que marcaram esses anos da prova, com o Parque Eduardo VII a servir de palco a momentos que atraíam largas centenas de pessoas.
O último ano em que o rali teve partida de Lisboa foi em 1974, precisamente em plena "crise energética", em que o combustível especialmente importado da Venezuela permitiu a realização do evento ganho pelo italiano Rafaelle Pinto.
A partir desse ano, Lisboa perdeu toda e qualquer ligação à parte desportiva da prova, situação que agora é recuperada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), numa altura em que o WRC inicia um novo ciclo na sua história, com uma nova regulamentação técnica e novos carros.
Na verdade, com a actual tendência implementada pelo promotor do campeonato - a North One Sport (NOS) - e apoiada pelos construtores que nele participam, os organizadores são estimulados a realizar acções que proporcionem a cada evento uma maior divulgação e um contacto mais directo com o público, sobretudo em grande zonas populacionais. Daí o ACP ter lançado este projecto de levar o WRC a uma grande capital europeia, como é Lisboa, situação que gerou grande entusiasmo por parte das entidades envolvidas.
Esta é, também, uma forma de diversificar a imagem que se projecta de Portugal, sobretudo em termos internacionais, aliando o tradicional cenário do Algarve ao histórico ambiente do Mosteiro dos Jerónimos e do Centro Cultural de Belém, permitindo também a Lisboa um evidente aumento de notoriedade, contribuindo de uma forma muito positiva para a divulgação deste importante destino turístico.
Como já foi referido, 2011 marcará o primeiro ano de uma nova etapa no historial do Campeonato do Mundo de Ralis, com a introdução de uma nova geração de veículos, como o Citroën DS3 WRC, o Ford Fiesta RS WRC e o futuro Mini WRC, que não estará homologado a tempo de poder participar na nossa prova. Os novos modelos serão, certamente, mais um factor de interesse para a próxima edição do Vodafone Rally de Portugal, terceira prova do calendário do WRC do próximo ano.


RECONHECIMENTOS ECOLÓGICOS

Depois dos reconhecimentos das classificativas algarvias e da realização, no dia 23 de Março, do "shakedown", a caravana rumará até Lisboa para um primeiro dia de prova bem diferente do habitual.
Tudo começará pelas 10h00 do dia 24 de Março, com o reconhecimento da super especial, efectuado em carros eléctricos, o que permitirá uma importante redução de emissão de CO2, contribuindo, deste modo, para um rali mais "verde".
Terá depois lugar uma sessão de autógrafos, um momento sempre importante no convívio entre os grandes nomes do WRC e os fans, desejosos de estar o mais perto possível dos seus ídolos e de recolherem uma recordação desse momento.
Da parte da tarde, os primeiros carros a entrar em pista serão os "clássicos desportivos", numa tradição que se mantém pelo terceiro ano consecutivo, carros intimamente ligados à história do Rally de Portugal e que proporcionam sempre um espectáculo muito interessante.
Uma vez terminada a exibição desses modelos de outros tempos, terá lugar a "Driver´s Parade", com a apresentação dos mais populares pilotos, num espectáculo sempre com bastante "glamour".


MAIS DE 3 KM DE ESPECTÁCULO

Após a apresentação das equipas terá lugar a primeira prova de classificação da edição de 2011 do Vodafone Rally de Portugal, uma super especial com uma distância superior a 3 quilómetros, num percurso que promete bastante espectáculo.
Os concorrentes alinharão em séries de, no mínimo, três equipas, num sistema de perseguição linear - e não em percursos opostos, como sucedeu no passado - mas com partidas individuais. A super especial utilizará os arruamentos fronteiros ao Mosteiro dos Jerónimos, Centro Cultural de Belém e Museu da Marinha e será disputada em três voltas, com rotundas, chicanes e saltos a proporcionar certamente um grande espectáculo para todos os presentes e para os que estiverem em casa a seguir a transmissão da RTP.
De referir que, uma vez concluída esta super especial, toda a caravana rumará ao Estádio Algarve, local onde a prova retomará o seu figurino tradicional.
Uma palavra especial para o apoio que a Câmara Municipal de Lisboa, Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico e Mosteiro dos Jerónimos deram a este projecto desde a primeira hora, essencial para concretizar esta renovada fase de arranque da prova.
O Vodafone Rally de Portugal tem organização do Automóvel Club de Portugal, conta com os apoios da Vodafone Portugal, Turismo de Portugal, BP Ultimate, Hertz, Sagres Zero, Brisa, Fonte Viva, Vila Sol Algarve, Instituto Geográfico do Exército e das Câmaras Municipais de Almodôvar, Faro, Loulé, Ourique e Silves. O jornal A Bola é o "media partner".
A prova conta com 3 etapas (7 secções) e um percurso total de 1360 km, integrando 17 provas de classificação que perfazem 385 km, o que representa quase 30% do itinerário do rali.

Todas as informações em http://www.rallydeportugal.pt/


MAPA SUPER ESPECIAL LISBOA
 


NUNO DINIS
COMUNICADO ACP MOTORSPORT

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