24H TT




Já há "lista de espera"...






Carlos Sousa regressa em Fronteira, numa prova em que também vão alinhar Pedro Lamy e a alemã Ellen Lohr



Nova e elucidativa prova de vitalidade daquela que é a grande festa do TT nacional: a uma semana do fecho das inscrições, mais de 80 equipas fizeram chegar ao Automóvel Club de Portugal (ACP) a sua intenção de participar nas 24 Horas Vodafone-Vila de Fronteira, o que obrigou a criar uma verdadeira "lista de espera", já que são mais os interessados do que a capacidade da pista onde se realiza o evento de 26 a 28 de Novembro!
Por outras palavras, bem se pode dizer que a prova alentejana esgotou a sua “lotação”, pois a organização não dispõe de capacidade logística, em termos de boxes, para poder aceitar todos os concorrentes interessados, pelo que a adesão de participantes acabou por deixar particularmente satisfeito Orlando Romana, director de prova: «As 24 Horas Vodafone-Vila de Fronteira confirmaram uma vez mais ser uma prova de excepção, para a qual os pilotos olham com um carinho muito especial, preparando especificamente viaturas com as quais desafiam a dureza de uma competição tão longa. Face ao interesse registado, vamos agora fazer todos os esforços para criar condições para que nenhuma equipa fique de fora, sobretudo em termos de boxes, tentando corresponder a esta enorme adesão."
Mas, para além da quantidade, também a qualidade dos inscritos deixa antever mais uma prova muito disputada e será bom recordar que, das últimas edições, apenas a do ano passado foi algo mais desequilibrada, com as anteriores a serem apenas decididas nas últimas horas de corrida, deixando a emoção pairar até quase final sobre o Terródromo de Fronteira.
Entre as principais referências, destaque para os vencedores do ano passado, Mário e Alexandre Andrade, que voltam com o Moncé Clio V6, e para Nicolas Gibon, vencedor em 2008 e segundo em 2009.
Mas outros nomes se salientam na presente edição das 24 Horas TT: o primeiro destaque vai para o regresso de Carlos Sousa às provas de todo o terreno, desta feita aos comandos de um Toyota inscrito por Francisco Pita, numa situação em tudo idêntica ao ano passado.
Também Pedro Lamy estará uma vez mais presente em Fronteira, agora aos comandos de um BMC-BMW inscrito por um das formações da Vodafone, numa equipa onde estará também José Pedro Fontes. Aliás, a Vodafone tem ainda um segundo carro inscrito, um Schmit Peugeot 207 TT, que terá Miguel Barbosa como um dos pilotos.
Outras das atracções da prova será o rápido Oscar da equipa letã Dambis/Saukans/Skoks, que espera este ano ser bem mais feliz do que em 2009, edição que em partiu o motor do carro concluídas apenas três voltas dos treinos!
Saliência ainda para a presença da alemã Ellen Lohr, uma das grandes novidades em Fronteira, inscrita pela equipa Mazda Açores TT Team. A piloto alemã tem uma multifacetada carreira no desporto automóvel que incluiu uma vitória no DTM em 1992, mas também participações no campeonato de turismo alemão, campeonato alemão de ralis, corridas de camiões e mais recentemente competições de todo o terreno, com duas participações no Dakar.
Esta será a última competição válida para o Desafio ELF/Mazda 2010, iniciativa que ficou decidida em Portalegre, com João Pedro Pais a revalidar o seu sucesso. O piloto de Viseu ainda não tem a participação garantida em Fronteira mas, se o fizer, não será ao volante da sua habitual Mazda BT 50.

A 13.ª edição da prova de Fronteira inicia-se na sexta-feira, dia 26 de Novembro, com a realização dos treinos entre as 14 e as 18.30 horas. No sábado de manhã, dia 27, entre as 8 e as 9h00, terá lugar o warm-up. Pelas 12.00 horas será dada a partida oficial para a corrida.












NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário