CLUBE ESCAPE LIVRE



Projecto “Labirinto de Pneus” premiado




O Prémio Inovação Valorpneu 2010, que no ano passado foi atribuído a Carlos Laginhas, investigador de 29 anos natural da Guarda, foi este ano para as mãos de duas alunas de Arte e Design do Instituto Politécnico de Bragança.
Ana Arribas e Cátia Fernandes, alunas do 2.º ano de Arte e Design do Instituto Politécnico de Bragança, venceram o prémio com o projecto “Labirinto de Pneus”, uma estrutura física, em forma de labirinto, a utilizar num espaço público, e que reutiliza cerca de 650 pneus em fim de vida.
As alunas inspiraram-se na artista plástica portuguesa de renome internacional, Joana Vasconcelos. No planeamento do projecto foram tidos em conta aspectos como a sua exequibilidade, os custos associados e a sua contribuição para a sustentabilidade económica e ambiental do sistema integrado de gestão de pneus usados (SGPU) gerido pela Valorpneu.
Os materiais utilizados são pneus usados pintados de branco (em vez das tradicionais sebes), tubos de aço e acrílicos de cor para os jogos de luz. As vencedoras referem que “optámos por um projecto de entretenimento para pais e filhos, para que possam interagir de forma divertida”.
O concurso visa o desenvolvimento de novas soluções para o destino sustentável dos pneus usados em Portugal, garantindo o incentivo e dando visibilidade ao trabalho de investigação realizado em estabelecimentos de ensino superior nas áreas de Engenharia, Arquitectura ou Design. O Prémio Inovação Valorpneu 2010 tem o valor monetário de 7.500 euros e contempla a atribuição de um estágio profissional na Valorpneu para o seu vencedor.
A avaliar os vários projectos recebidos esteve um júri composto por Luísa Pinheiro, subdirectora geral da Associação Portuguesa do Ambiente, Paulo Ferrão, professor catedrático do Instituto Superior Técnico e director do programa MIT- Portugal, Simões de Sousa, professor do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, gerente da Empobor e da Valorpneu e por Hélder Pedro, secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal e também gerente da Valorpneu.

 



NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário