24H TT




Sucesso garantido






Assegurada uma das edições mais participadas de sempre da grande festa do TT nacional, com 350 pilotos inscritos


Ao contrário do que se poderia pensar, a 13ª edição das 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira não foi aziaga para as expectativas do Automóvel Club de Portugal (ACP), entidade organizadora da prova: bem pelo contrário, esta promete ser uma das edições mais concorridas de sempre, com nada menos do que 94 equipas inscritas, o que não deixa de ser absolutamente fantástico no final de uma temporada de todo o terreno marcada exactamente pela escassez de participantes. De salientar que estas 94 equipas se traduzem em 350 pilotos inscritos, o que representa um número assinalável e que dá uma ideia bem precisa da dimensão e da importância que a grande festa do TT nacional representa, tornando-a cada vez mais numa "clássica" indispensável no calendário nacional.
Mas para além da saliência desportiva, há ainda a componente económica, com as 24 Horas TT Vodafone a levarem a Fronteira milhares e milhares de pessoas, de tal forma que a hotelaria da zona está neste momento praticamente esgotada, com um importante retorno financeiro para aquela povoação alentejana e arredores.
Aliás, este interesse pela prova alentejana trouxe mesmo inesperadas dificuldades à organização, uma vez que o espaço disponível para boxes não comporta tantos concorrentes, valendo o salutar desportivismo que se regista no TT para que fosse possível nalguns casos albergar duas equipas no mesmo espaço, criando assim condições para que todos os interessados pudessem estar presentes em Fronteira.
Se a prova tem o sucesso garantido pela quantidade de participantes, o mesmo se pode dizer no tocante à qualidade dos mesmos, com a presença de nomes bem consagrados quer no TT quer noutras vertentes do desporto automóvel, a que se juntam os grandes especialistas neste estilo de provas de resistência, onde uma boa preparação do carro e um doseamento de andamento são por vezes mais importantes do que a capacidade de andamento de cada um.
Assim, estarão presentes em Fronteira nomes como Mário e Alexandre Andrade, vencedores do ano passado, Nicolas Gibon, vencedor em 2008 e segundo em 2009, Carlos Sousa, que regressa uma vez mais em Fronteira, Pedro Lamy, Miguel Barbosa, o Oscar da equipa letã Dambis/Saukans/Skoks e a alemã Ellen Lohr, entre muitos outros, garantia de que valerá a pena acorrer ao Terródromo de Fronteira para um fim-de-semana bem passado.
Refira-se que um dos grandes pólos de interesse da edição deste ano é verificar se as equipas portuguesas conseguirão colocar um ponto final no domínio das formações estrangeiras que vem já de há seis edições a esta parte, pois o último sucesso de pilotos portugueses data de 2003!
Esta será a última competição válida para o Desafio ELF/Mazda 2010, iniciativa que ficou decidida em Portalegre, com João Pedro Pais a revalidar o seu sucesso.

A 13.ª edição da prova de Fronteira inicia-se na sexta-feira, dia 26 de Novembro, com a realização dos treinos entre as 14h00 e as 18h30. No sábado de manhã, dia 27, entre as 8h00 e as 9h00, terá lugar o warm-up. Pelas 12h00 horas será dada a partida oficial para a corrida que terminará, logicamente, às 12h00 de domingo, dia 28.


http://www.24horastt.com/




NUNO DINIS

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