Clube Escape Livre



Um segredo bem guardado


O Programa Escape Livre enterrou, nesta segunda-feira, a Cápsula do Tempo Guarda 2050. As cerimónias decorreram ao longo do dia e ficaram marcadas por diversos momentos, desde logo a criação de um fundo monetário a atribuir no próximo ano. A Cápsula ficou enterrada e devidamente assinalada na Encosta do Tempo, junto à Torre de Menagem da Guarda, e será desenterrada daqui a 37 anos.

Depois de uma primeira cerimónia de depósito da cápsula debaixo da terra, onde estiveram presentes os parceiros e o patrono do projeto, Francisco Pinto Balsemão, foi no almoço com as entidades e personalidades que guardaram o seu testemunho na cápsula, que Luís Celínio, fundador programa Escape Livre, anunciou que, em 2014, a Citroën Portugal vai atribuir um cheque no valor de mil euros a uma Instituição Particular de Solidariedade Social da Guarda. Esta iniciativa da marca automóvel oficial da Cápsula do Tempo reforça a importância que a solidariedade social tem tido ao longo dos anos pelo Escape Livre e acrescenta valor ao projeto, sobretudo para quem mais precisa.

Neste almoço, Luís Celínio lançou ainda um apelo: “Enterrámos ideias, mas acreditamos que outras sementes se difundem com este projeto, nomeadamente o debate, a intervenção, a cidadania. O meu apelo é, por isso, que sejamos todos mais cooperantes nesta tarefa de pensar a cidade e a região. Aproveitemos a ocasião porque aqui precisamos de desenvolvimento e precisamos, principalmente, de que todos façam bem o seu trabalho”.

Constantino Rei, presidente do Instituto Politécnico da Guarda, parceiro no projeto, referiu: “Encontrámos uma parceria que será para continuar, será para desenvolver e gostaria de dizer que será para multiplicar, para dar o exemplo de que somos poucos, mas todos juntos, mesmo poucos, conseguimos fazer alguma coisa pela região e pela cidade”.

Em representação da Rádio Altitude, também parceira no projeto, o seu diretor Rui Isidro salientou “a capacidade demonstrada de juntar instituições, pessoas, cada uma na sua área, mas que em algo simbólico como a Cápsula do Tempo Guarda 2050 conseguiram juntar-se, ultrapassar divergências, unir esforços, fazer sinergia, juntar o melhor que cada uma podia dar para esta ideia. O desafio que fica aqui lançado é se foi possível para o que está enterrado, porque não há-de ser possível para o que fica à superfície e que o façamos todos os dias, sem ser no dia 1 de julho de todos os anos?”
Na conferência “Presente e Futuro dos Media” que se seguiu, as alterações ao jornalismo tradicional, nomeadamente a sua interação com as novas tecnologias, internet e redes sociais, foi fortemente abordada pelos três oradores presentes: Agustín Remesal, Carlos Correia e Francisco Pinto Balsemão concordantes na importância das tecnologias e do nascimento de novas formas de jornalismo, ainda que mantendo o código deontológico do jornalismo tradicional e as regras da informação jornalística.

O programa de encerramento da Cápsula do Tempo terminou com dois outros momentos: no ato do descerramento da placa estiveram presentes, para registar o momento, quatro elementos das gerações mais jovens, dos 19 meses aos 19 anos, que em seguida plantaram a primeira das árvores que se seguirão ao longo dos próximos 37 anos, um ato simbólico de crescimento e florescimento de ideias, soluções e evolução positiva para a Guarda e para a região.

Na ocasião, Francisco Pinto Balsemão afirmou: “Espero que este acervo que aqui está faça a ponte entre as duas gerações e enriqueça a memória deste momento. Sem memórias não há referências e sem referências caminha-se no vazio”.


A Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi anunciada por ocasião dos 40 anos do Programa Escape Livre, em fevereiro deste ano. Para a sua concretização foram convidadas a dar o seu testemunho, fotos e algum objeto 40 personalidades de todas as áreas profissionais e faixas etárias ligadas, de alguma forma, à Guarda. A cápsula visa pensar a Guarda no presente e no futuro, mais concretamente até 2050, altura que será desenterrada. Até lá, estão agendadas diversas iniciativas.








NUNO DINIS
Photos: Clube Escape Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário