TT-Baja Alcoutim



Domínio de Miguel Barbosa na Baja Terras de Alcoutim


Apesar das altas temperaturas, a jornada algarvia dos nacionais de TT foi fértil em lutas pelos lugares cimeiros em todas as categorias. Miguel Barbosa, António Maio, André Mendes e João Lopes foram os vencedores.

Na competição reservada aos automóveis, a equipa Miguel Barbosa e Miguel Ramalho, confirmou o favoritismo na Baja Terras de Alcoutim. A vitória no prólogo permitiu ao piloto do Mitsubishi Racing Lancer arrancar na frente para o setor seletivo de 288,59 kms. Imprimindo um ritmo forte construiu uma liderança sólida, e nem mesmo um furo colocou em causa a quarta vitória na prova algarvia. Miguel Barbosa deu um passo importante rumo ao 6º título.
O sol abrasador e as elevadas temperaturas que se fizeram sentir na região colocaram inúmeras dificuldades às equipas. Depois de um furo nos quilómetros iniciais, Hélder Oliveira e Filipe Palmeiro levaram o BMW Serie 1 Proto à segunda posição a mais de seis minutos. Com o Proto BMW X1 Pedro Grancha e Inês Primaz tiveram uma fase final problemática, mas conseguiram chegar a Alcoutim ao 3º posto. Nuno Matos imprimiu um andamento muito forte, chegando a rondar no 2º lugar no SS, em CP1, mas um perdeu a protecção do pára-brisas depois de um toque num árvore e fez 150 kms com o habitáculo a descoberto. A persistência da dupla (Filipe Serra foi o navegador) foi premiada com o quarto lugar. Edgar Condenso e Nuno Silva, em Isuzu D-Max venceram a categoria T2, após uma animada luta com Alexandre Franco, condicionado por alguns furos. César Sequeira e Sérgio Gonçalves venceram a classe T8, na frente de Bruno Pinhão. Apontamento para a prestação de Carlos Barbosa “Tucha” que chegou a rodar com o UMM na quinta posição da geral, a meio da prova. Na lista de desistências aparecem nomes como André Amaral, José Mendes ou Henrique Silva.
Na Promoção, a dupla Ricardo Nascimento/Paula Fortunato em Nissan Terrano II foi a melhor, na frente de Bruno Barbosa/Nelson Silva em UMM.

António Maio inalcançável nas motos

A vontade de ganhar de António Maio traduziu-se numa excelente prestação nas motos. Abrindo a pista, o piloto da Yamaha imprimiu um ritmo forte construindo uma vantagem considerável para os adversários, permitindo uma gestão eficaz na fase final.
A mais de dois minutos, Mário Patrão e Luís Ferreira estiveram numa interessante batalha pela segunda posição. O motard da Suzuki, entrou mais rápido e ascendeu ao segundo lugar nos primeiros quilómetros, mas Luís Ferreira não se deu por vencido e respondeu na última secção, ficando a apenas 9 segundos do 2º lugar. No entanto, o piloto da KTM SX-F venceu a classe TT3. Na quarta posição surge o algarvio Ruben Faria a mais de 11 minutos, que efetuou uma prova isolada de gestão. Tripulando uma Kawasaki 250, Domingos Santos “Zerinho” venceu a classe TT1 na frente de David Megre. Na Promoção, Filipe Goucha superiorizou-se à demais concorrência acabando na 7ª posição. Pedro Vargas foi o melhor dos Veteranos. De registar o abandono de Luís Teixeira, após a primeira passagem em CP1, quando ocupava a quarta posição.

André Mendes no sítio certo

Nas quads, André Mendes aproveitou da melhor os problemas de “Beto” Borrego para alcançar a primeira vitória da temporada. Contando com a Suzuki 450, o piloto foi muito consistente e superiorizou-se a Carlos Rocha “Miguelito”, que ficou no segundo lugar a 1:23,0. Depois de um interessante luta com Rafael Acúrcio, que se cifrou numa diferença de 15,4 segundos, Luís Engeitado ficou no último lugar do pódio e venceu a classe Stock. António Moreira foi o melhor Veterano. O vencedor do prólogo, “Beto” Borrego teve problemas na sua Yamaha e esteve parado muito tempo, acabando apenas no 8º lugar.

Vitória reservada para João Lopes

O pelotão dos buggys foi o último a partir para a pista. Depois de um segundo lugar na dupla passagem pelo prólogo, João Lopes e Bruno Santos saltaram para o comando para não mais o largar. Rápidos e consistentes encheram o olho de quem assistiu à Baja Terras de Alcoutim.
Nuno Tavares finalizou no segundo lugar, a mais de 12 minutos do vencedor. Luís Caseiro foi terceiro, na frente da equipa espanhola Roberto Vinaras / Cristobal Hernandez, todos em Polaris  RZR. As elevadas temperaturas, que transformaram a baja numa prova de resistência, foram determinantes para o elevado número de abandonos nesta categoria.

Organizado pelo Clube Automóvel do Algarve, a Baja Terras de Alcoutim contou com o patrocínio de Solverde-Casinos do Algarve e Xesesquipa,  e o apoio da Câmara Municipal de Alcoutim.


ALBANO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário