Clube Escape Livre




Vencedor do Prémio Inovação Valorpneu 2012 já é conhecido



Foram divulgados, na última semana, em Vila Nova de Gaia, os Prémios Inovação Valorpneu 2012. A quarta edição desta iniciativa, que tem ganho cada vez mais prestígio a nível nacional e internacional, premiou, com 7.500 Euros e um estágio profissional, Diogo André Pedro com o projeto “Desempenho de argamassas com materiais finos provenientes da trituração de pneus”.

O projeto consiste em encontrar soluções que, além de aproveitarem a resistência mecânica conferida pelos materiais cimentícios, consigam também incrementar nas argamassas características de ductilidade. Este novo reboco pretende ser uma alternativa a revestimento de paredes.

Além do primeiro prémio foram atribuídas duas menções honrosas com o valor de 2.500 euros a Pedro Mendonça, da Universidade de Évora, com um projeto na área da arquitetura “fachadas de pneu reciclado” e Pedro Gonçalves, do Instituto Politécnico da Guarda, pelo projeto “Safe Concept Rail” na área do ecodesign.

Os galardões foram atribuídos por um júri constituído por elementos da Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto Superior Técnico e programa MIT Portugal, Empresa Portuguesa de Borrachas Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Valorpneu e Associação Automóvel de Portugal.

O Prémio Inovação Valorpneu, com enfoque nas áreas de Engenharia, Design e Arquitetura,  tem como objetivo premiar soluções inovadoras para a gestão e destino sustentável dos pneus usados e Incentivar e dar visibilidade ao trabalho de investigação realizado em estabelecimentos de ensino superior e em outras entidades do sistema científico dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).




NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário