Clube Escape Livre


                           Património Mundial da Humanidade… mesmo aqui ao lado!



Estiveram em alta as emoções de cerca de 90 aventureiros, que em 30 viaturas Mercedes-Benz com tecnologia 4MATIC, percorreram trilhos que levaram ao Património Mundial da Humanidade, no Mercedes-Benz 4MATIC Experience, organizado pelo Clube Escape Livre. O Alto Douro Vinhateiro, as Gravuras Rupestres do Vale do Côa e o Fado mereceram lugar de destaque num passeio todo terreno onde também encantaram as paisagens, os percursos TT, as visitas e todo o ambiente de amizade e boa disposição entre os proprietários da marca alemã.
Depois de vários dias de chuva, o sol e o frio deram as boas vindas ao fim de semana e permitiram usufruir das paisagens em pleno. A exclusividade deste passeio não se cingiu ao tipo de viaturas. Na sexta-feira, 19, primeiro dia do evento, os participantes tiveram oportunidade, depois de uma visita guiada pelo centro histórico de Trancoso, de conhecer o novo Centro de Interpretação da Cultura Judaica que seria inaugurado apenas no dia seguinte. À noite, uma pequena mas interessante etapa noturna levaria a caravana até Moreira de Rei, pequena localidade onde D. Sancho II foi acolhido, mesmo antes do seu exílio para Toledo.
No sábado, a grande e mais diversificada etapa do fim-de-semana começou com a subida à capela de São Gabriel para uma panorâmica extraordinária sobre o vale do Côa, seguida da descida às margens deste rio, para visitar as gravuras rupestres da estação da Penascosa. As dificuldades na passagem a vau do rio Côa adivinhavam-se fáceis para a tecnologia 4MATIC dos Mercedes-Benz, mas o reduzido caudal facilitou ainda mais a entrada na paradisíaca Quinta da Ervamoira, onde seria visitado o Museu e apreciado um vinho generoso. O percurso pela Muxagata para o Museu do Côa terminou com a visita a este espaço e com o almoço com direito a vista panorâmica sobre a confluência do Côa com o Douro. De tarde, fez-se a travessia pela Quinta da Leda a caminho de Barca d’Alva, seguindo-se vários quilómetros ao longo da margem esquerda do Douro até entrar em Espanha, pelo cais do Águeda, partindo a caminho do sobranceiro castelo de San Felices, onde foi possível subir às muralhas e ver a paisagem de planície. Antes da chegada a Ciudad Rodrigo, uma breve paragem no Centro de Interpretação de Siega Verde permitiu esticar as pernas e assistir à exibição de um filme e explicação sobre as gravuras. A partir do Parador de Ciudad Rodrigo, iniciou-se a visita pelo centro histórico e uma ida ao Centro de Interpretação da Rota das Fortificações de Fronteira. O jantar teve lugar no Parador Enrique II de Trastâmara, um antigo castelo do séc. XIV que encantou os participantes por toda a estrutura e decoração.
No domingo, a ligação a Salamanca incluía um troço de 20 kms em terra pela estrada Cañada Real da Extremadura e que com as chuvas dos dias anteriores se apresentava com zonas de lama onde, uma vez mais, a tecnologia 4MATIC foi posta à prova permitindo atravessar com toda a facilidade algumas das “fincas” locais. Com a Plaza Mayor de Salamanca a servir de local de concentração, os participantes foram recebidos no Ayuntamiento e seguiram para uma visita pelo centro histórico que terminou no Colégio Arcebispo Fonseca, onde foi servido o almoço de encerramento com entrega de prémios, ao som do Grupo de Fados da Guarda. Os mais interessados ainda fizeram uma última visita ao Museo de História de la Automocion de Salamanca, excelente espaço de visita com vasto repositório de veículos desde os primórdios da mobilidade automóvel, e de onde se destaca, inclusive, uma réplica do primeiro carro a combustão conduzido por Berta Benz, a partir do qual viria a nascer a marca Mercedes-Benz.
Balanço muito positivo para o Clube Escape Livre, enquanto a Mercedes-Benz Portugal salienta, através das palavras de Jorge Aguiar, Diretor de Marketing e Comunicação, que no seguimento do já merecido reconhecimento que o Clube Escape Livre alcançou na organização deste tipo de passeios culturais e de lazer, o Mercedes-Benz 4MATIC Experience 2012 foi para a Mercedes-Benz Portugal mais um grande sucesso do Clube, ao organizar e congregar neste evento a possibilidade dos nossos atuais clientes de modelos com tecnologia 4MATIC (GLK, GL, ML, G) poderem usar as suas próprias viaturas e colocarem em prática as capacidades ''fora de estrada'' que estes modelos possuem. O evento permitiu alcançar lugares históricos do nosso património, com um claro convívio entre participantes que à partida não se conhecem, mas que no final do evento acabam por criar novas amizades, colocando a Mercedes-Benz como a marca que permitiu esta nova experiência dos seus produtos e que volta em anos seguintes para mais um desafio em busca do nosso património com os seus Mercedes-Benz”.





NUNO DINIS
PHOTO: Clube Escape Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário