KARTODROMO DE BALTAR

´



O BALTAR KART CUP 2012



A primeira prova do Baltar Kart Cup 2012 teve o seu início no passado fim de semana em Braga, marcando assim, o regresso da competição na sua décima nona edição consecutiva. Depois de todos os problemas vividos com a situação da venda e do fecho temporário do Kartódromo de Baltar, o Movimento Sport Clube meteu mãos à obra, adicionando à responsabilidade organizativa desportiva, a montagem deste troféu. A prova em si, decorreu dentro da normalidade, principalmente se atendermos ao facto de o Clube, estar a funcionar fora de casa, cumprindo os horários previamente estabelecidos pista em pista, mantendo-se atento ao que ia acontecendo na pista, sendo o saldo francamente positivo.
Na verdade e para quem esteve presente, pode testemunhar que assistiu a corridas extremamente disputadas e emocionantes, pena foi que o número de participantes tenha ficada abaixo do esperado mesmo considerando que a primeira prova do CPK se disputa nesta pista, o que não dá para entender muito bem. Efectivamente estamos convictos que o facto de tardiamente se ter assumido esta prova, por factores que tinham a ver com as garantias necessárias para o seu arranque, o ser um feriado e não um fim de semana, algumas férias de Páscoa à mistura, levaram a que muitos optassem por não participar, crendo no seu regresso a curto prazo. Teremos que lembrar  que esta competição se disputa com o material que está a ser usado no CPK e que custa menos que uma tarde de treinos individuais pelo menos para alguns.

Iniciação

A Iniciação contou em pista com quatro participantes dos sete previstos e logo nos treinos livres demonstraram que iríamos ter uma corrida bem disputada, pois o equilíbrio era a nota dominante. Assim, David Simões vence na primeira e na segunda corrida, sendo sempre o piloto mais rápido em pista, numa disputa permanente com o piloto da casa Afonso Ferreira que viria a vencer na final. David Figueiredo foi um normal terceiro classificado na frente do pequeno estreante José Godinho de somente cinco anos brilhante quarto classificado.

Cadetes

Uma categoria também bastante equilibrada com domínio nos treinos de Ruben Silva ao efectuar o melhor tempo dos treinos cronometrados e ao vencer na final, sempre muito consistente mas beneficiando do azar de Frederico Peter's, o dominador das duas primeiras que ao efectuar um pião logo no início da final, teve que fazer uma recuperação espectacular até à terceira posição. Gabriel Caçoilo em muito boa forma é segundo classificado, na frente do sempre combativo Duarte Santos, Tomás Pereira, Rodrigo Correia, Sérgio Silva recuperado do toque da primeira corrida, Mariana Machado a presença feminina e finalmente o outro José Godinho em estreia.

Juvenis

Tomás Apolónia estreou-se no troféu a vencer, depois de ter sido o mais rápido nos treinos, vencendo a primeira corrida e a final, perdendo na segunda corrida na sequência de um toque com um adversário. O segundo na final foi Mariano Pires, ainda em fase de adaptação ao seu material, relegando para a terceira posição João Maria Jorge vítima de um toque na final e Gonçalo Coutinho que foi quarto, depois de ter vencido a corrida dois.

Júnior

Esta foi a categoria em que houve maior disputa de lugares e se Diogo Pinto surpreendeu nos cronometrados, João C. Ferreira ganha na corrida 1, Yohan Sousa lidera na segunda corrida, para na final o espanhol Roberto Sampayo vencer. Isto traduz bem o equilíbrio existente e que veio a escalonar um pódio com Sampayo, Ferreira e Diogo Pinto. O quarto lugar ficou para o Yohan, seguido de Ruben Rua, o outro piloto espanhol Daniel Stefanuto Jr., o estreante Luís Mendes e finalmente o outro João Ferreira.

X 30

A prova começa com Luís Cidade a efectuar o melhor tempo nos cronometrados, na frente de Paulo Mendes o segundo e Rui Silva o terceiro. Paulo Mendes vence na corrida 1 ao se adaptar melhor às primeiras pingas de chuva do dia, batendo Cidade o segundo e Miguel Matos em terceiro, seguido do espanhol Benito Teixeira e Rui Silva que só completa quatro voltas. Na corrida 2, Cidade vence de novo, na frente de Silva, Matos é de novo terceiro, assim como Benito e Mendes não completa uma volta sequer. Chegados à final, Cidade vence com autoridade seguido de Mendes, Matos Silva e Benito. O outro participante espanhol Francisco Gonzalo ficou-se pelos cronometrados com uma avaria irreparável.
Próxima prova em Vila Real no dia 13 de Maio.




NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário