IRC - RALLYE DE MONTECARLO



BRYAN BOUFFIER DÁ GLÓRIA À PEUGEOT

EM EDIÇÃO CENTENÁRIA



A dupla de pilotos Bryan Bouffier e Xavier Pansei, da Peugeot França, alcançou ontem o feito notável de vencer a edição centenária do ‘Monte Carlo’. A equipa repetiu a glória de Ari Vatanen, em 1985, e de Sebastien Ogier, em 2009. A Peugeot queria ganhar a edição centenária do Monte Carlo. Missão cumprida… e com quatro 207 no top five.


TRIUNFO DE UMA ESTRATÉGIA

Monte Carlo tem uma magia única. Os pilotos querem ser os melhores, a equipa a melhor organizada, certas escolhas técnicas, como de pneus que podem fazer a diferença, podem, num instante, colocar tudo em questão.
No final da 1.ª etapa, na quarta-feira passada, os 207 S2000 não tinham sido batidos pela sua qualidade, mas sim por uma escolha errada de pneus (demasiado macios). Vinte e quatro horas mais tarde, no final da segunda etapa e com a chegada da neve, a situação tinha-se invertido, com quatro Peugeot nos cinco primeiros lugares e com Bryan Bouffier a passar, em apenas uma classificativa, de sétimo para primeiro.

OS 207 S2000 MANTIVEREM AS POSIÇÕES ATÉ FINAL

A terceira e última etapa do rali, realizada ontem, dividia-se em duas partes distintas. De manhã, apenas uma especial, seguida de um longo caminho para o Mónaco, depois a preparação para a «Noite do Turini», composta por uma dupla passagem por duas especiais nocturnas. Às 6h30 da manhã, quando as equipas da Peugeot arrancaram para a estrada, os seus objectivos eram distintos. Bryan Bouffier (Peugeot França) queria conservar a liderança. François Delecour (Peugeot privado) queria defender-se dos ataques de Freddy Loix, em terceiro. Guy Wilks (Peugeot Reino-Unido) em quarto, tinha por prioridade marcar pontos para o Campeonato de IRC 2011, Stéphane Sarrazin (Peugeot França), em quinto lugar, tinha, obrigatoriamente, de terminar no pódio e Petter Solberg de melhorar os seus tempos!
Com oito melhores tempos em 13 especiais, o 207 S2000 foi, de longe, o carro com melhor desempenho no 79.º Rali de Monte Carlo. Logo de manhã, Sarrazin deu o exemplo ao ser o mais rápido na nona especial. À noite, ganhou quatro posições, mas a caixa de velocidades ficou bloqueada em quarta e travou a recuperação. O 207 S2000 de Bouffier/Panseri mostrou-se de uma fiabilidade exemplar e o piloto da Peugeot França geriu, de forma magnífica, a vantagem de que dispunha para assegurar a vitória.
“Não fui o mais rápido na fase inicial e isso nem sempre foi fácil de gerir. É a mais bela vitória da minha carreira. Pergunto-me se um dia voltarei a ter outra assim como esta. Ganhar Monte Carlo é mágico!”, afirmou o vencedor no final.


BOM RESULTADO DE CONJUNTO DA PEUGEOT

Piloto com o melhor desempenho no rali em termos de vitórias em especiais – 4 -, Stéphane Sarrazin tinha um lugar no pódio, mas penalizou no último controlo para oferecer essa posição ao piloto da Peugeot Reino-Unido, Guy Wilks, que participará no campeonato esta temporada. A equipa Wilks/Pugh que fez uma boa prova, sem cometer qualquer erro, começa, assim, da melhor maneira a temporada 2011 do IRC. Com quatro carros nos cinco primeiros lugares, a Peugeot conseguiu um magnifico resultado de conjunto.
“Esta é a prova da qualidade do nosso 207 S2000, do talento das nossas equipas e da qualidade da nossa organização”, afirmou Olivier Quesnel, director da Peugeot Sport. “É preciso ser humilde em Monte Carlo, mesmo depois de uma vitória, porque ela foi necessariamente construída por várias circunstâncias ao longo da prova. Quando nevou, os nossos adversários cometeram erros estratégicos e nós aproveitámos para ascender ao comando. Não escondemos a nossa satisfação: esta terceira vitória em Monte Carlo, no centenário da prova, tem para a Peugeot um perfume excepcional.”
Resta destacar, o desempenho do norueguês Petter Solberg que não conhecia o carro, foi um dos grandes animadores do Rali de Monte Carlo e a chave do que se passou na segunda etapa. Ele levou o seu Peugeot 207 S2000 até ao fim da última especial, mas desistiria na ligação com um problema de alternador.



Comandantes sucessivos – Stéphane Sarrazin, na 1.ª PEC; Juho Hanninen, da 2.ª à 6.ª PEC; Bryan Bouffier, da 7.ª à 13.ª PEC

Vencedores – Bryan Bouffier/Xavier Panseri (Peugeot 207 S2000)


Classificação final

1.º, Bryan Bouffier/Xavier Panseri Peugeot 207 S2000 3.32.55,6
2.º, Freddy Loix/Frederic Miclotee Skoda Fabia S2000 a 32,5 s.
3.º, Guy Wilks/Phil Pugh Peugeot 207 S2000 a 1.19,7
4.º, Stéphane Sarrazin/Jacques-Julien Renucci Peugeot 207 S2000 a 1.21,9
5.º, François Delecour/Dominique Savignoni Peugeot 207 S2000 a 1.22,4
6.º, Juho Hanninen/Mikko Markkula Skoda Fabia S2000 a 1.29,3
7.º, Nicolas Vouilloz/Benjamin Veillas Skoda Fabia S2000 a 4.47,8
8.º, Jan KopeckyPetr Stary Skoda Fabia S2000 a 7.45,9
9.º, Giandomenico Basso/Mitia Dotta Peugeot 207 S2000 a 8.46,0
10.º, Toni Gardemeister/Tomi Tuominen Peugeot 207 S2000 a 9.09,0



Classificações do IRC, depois do Rali de Monte Carlo

PILOTOS

ABSOLUTO – 1.º, Bryan Bouffier, 25 pontos; 2.º, Freddy Loix, 18; 3.º, Guy Wilks, 15; 4.º, Stéphane Sarrazin, 12; 5.º, François Delecour, 10; 6.º, Juho Hanninen, 8; 7.º, Nicolas Vouilloz, 6; 8.º, Jan Kopecky, 4; 9.º, Giandomenico Basso, 2; 10,ºm Toni Gardemeister, 1


MARCAS

ABSOLUTO – 1.º, Peugeot, 40; 2.º, Skoda, 26



Próxima prova – Rali das Canárias, de 14 a 16 de Abril






NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário